Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Banzeiros 31/10/07


 Onde se comenta o que foi e o que não foi notícia

FRASE
"Porto Velho não tem porto". Desabafo do Zekatraka (jornalista Sílvio Santos), na coluna "Lenha na Fogueira", no Diário da Amazônia de hoje. Tem mais desabafos além deste.

++++
VENEZUELA
Os militares brasileiros acenderam a luz amarela a respeito da Venezuela, que vem comprando inexplicavelmente (???) muitos armamentos e aviões. Do lado de cá da fronteira nossas forças armadas estão literalmente sucateadas.

++++
JOBIM
E por falar nisso, o general-de-Exércuto Nelson Jobim, também ministro da Defesa, vai falar sobre a remuneração dos militares e aparelhamento das Forças Armadas na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, hoje a partir das 10 horas, horário de Brasília. A iniciativa é do deputado Jair Bolsonaro, militar da reserva e deputado federal pelo Rio de Janeiro.

++++
ONGS
Como não poderia deixar de ser, foi noticiado com letras garrafais que a ONG pertencente à Ruth Cardoso, esposa do ex-presidente FHC, recebeu R$ 336 milhões do governo federal. Em corpo menor, a noticia informa que a CPI das Ongs não vai investigar a organização pertencente à filha do presidente Lula, "Rede 13", nem a "Alfabetização Solidária", de Ruth Cardoso. Aí eu pergunto qual o interesse em divulgar o assunto da forma que foi feito?

++++
VETO
Uma boa notícia vindo do Rio de Janeiro. O TRE carioca orientou os juízes eleitorais do estado que não aceitem registros de candidaturas de políticos com fichas criminais nas eleições municipais do ano que vem. Ah se essa moda pega...

++++
BATISMO
Com essa estória do leite batizado, lembrei de um causo que minha avó contava. Um fazendeiro lá de Teófilo Otoni, antes de ordenhar as vacas de manhã bem cedo, ia ao córrego e colocava 1/3 de água no balde, e colhia o leite por cima. Mais tarde, chegava o menino que levaria o leite à cidade. Antes de chegar à fazenda, o menino parava no córrego e colocava água nos recipiente que receberiam o leite. O dono do armazém, que vendia o leite, recebia o produto e o coava, com um pano sobre um latão, para reter a nata e fazer manteiga. Um dia, ao coar o leite, um pequeno lambari caiu sobre o pano...

++++
A CULPA É DA VACABanzeiros 31/10/07 - Gente de Opinião
E a leitora escreve: "Caro José Carlos. Vai aí um copo de leite? Com soda cáustica e água oxigenada? É para tomar com aquele pãozinho da semana passada ["dôrreal de pão"], há, tem mais, um queijinho vencido e podre com nova embalagem é uma delícia. Mas a culpa é da vaca que está falsificada, foi adulterada e ninguém viu. Vamos abrir uma CPI lá no Congresso para descobrir quem adulterou a vaca, vai dar muita pizza de mussarela, você já está convidado". Passo.

++++
Banzeiros 31/10/07 - Gente de OpiniãoABNAEL
O Léo Ladeia me concedeu o privilégio de participar com ele do programa "Sala Vip" na Rádio Vitória Régia, onde o entrevistado foi o professor Abnael Machado de Lima. O assunto, o DNA de Porto Velho. Antes de irmos para o ar, conversei com o professor na outra sala, a de espera. Soube da história do pai dele, Abnatal Bentes de Lima, que foi 'contratante' (empreiteiro) que prestava serviços ao Governo e à ferrovia. O senhor Abnatal, quando servia à Marinha de Guerra, participou de uma das muitas revoluções da Velha República e foi preso. Conhecia Aluísio Ferreira desta época. Abnatal Bentes de Lima é homenageado em Porto Velho, tendo uma rua do bairro Agenor de Carvalho recebido o seu nome.

++++
EMBLEMÁTICO
No dia das bruxas, o presidente da Ana(r)c, o teimoso e cujo desconfiômetro não funciona, Milton Zuanazzi, vai deixar o cargo. O perigo é ele passar perto de uma vassoura e sair voando.

++++
GARIMPO
Pelo que entendi na entrevista do superintendente da Polícia Federal, a ordem judicial para a "Operação Iara" (desta vez não tiveram inspiração) foi exarada no Amazonas, situação semelhante àquela que a superintendência do Ibama do Acre atuou na "Ponta do Abunã" e levou para Rio Branco a madeira apreendida em Rondônia.

++++
ABORTO
Sobre o meu comentário de que o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), defende que o aborto em famílias pobres reduz a criminalidade. O leitor escreveu: "Zé, meu ponto de vista: - O Sérgio Cabral foi corajoso e jogou luz a uma discussão importante. Errou na forma de se expressar, e não no conteúdo".

++++
ABORTO – 2
A questão do aborto, como diz o ministro Temporão, é questão de saúde pública. A existência de violência e o tráfico nas favelas do Rio devemos agradecer ao seu Brizola. Fez concessão aos bicheiros, que se estendeu aos traficantes e perderam o controle totalmente. O Estado é refém do crime.

++++
CINE BRASIL
Com texto da Ana Aranda, fotos do J. Gomes e edição de Marcela Ximenes, o Diário da Amazônia de ontem despediu-se do velho cine Brasil, com matéria de página inteira. O Marcos Souza, que sempre comenta sobre cinema, também fez o registro no site Rondoniaovivo.

++++
FESTIVAL
Estou participando do 2° Festival de Contos, Crônicas e Poesias, editado por Luiz Albuquerque, através do jornalzinho "Leitura no Ônibus". Olha que o negócio funciona e já recebi comentários sobre a crônica "A Viagem do Porco", publicada na edição de número 50. Remeti hoje o conto, baseado em fatos reais como o anterior, "Ela virá a tempo?".

++++
HEIN?
O Chico Lemos fez a gentileza de enviar-me uma matéria sobre a proibição na China da fabricação e exportação de pesticidas – alguns importados pelo Brasil. Já foi observado que homens expostos ao produto sofrem redução de espermatozóides e a ingestão pode causar morte. É por isso que quando entrevistam agricultores eles geralmente falam, em outras palavras, claro, "Eu não tenho *orra nenhuma!" (Perdão, mas não resisti).

++++
COPABanzeiros 31/10/07 - Gente de Opinião
E essa palhaçada da "escolha" do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014? Queima de dinheiro público. E campanha eleitoral no rastro.



++++
TURISMO
A Prefeitura Municipal anuncia a realização da 1ª Conferência Municipal de Turismo, com o tema "Planejamento e Política Estratégica para o Desenvolvimento do Turismo em Porto Velho". Será dias 7 e 8 de novembro no auditório do SENAC. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 no departamento de Turismo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico, na Rua José do Patrocínio, 852, centro. Atentai bem, o horário de funcionamento é das 8 às 14hs.

++++
PASSO OUTRA HORA.
[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)