Quinta-feira, 30 de agosto de 2007 - 07h20
Onde se comenta o que foi e o que não foi notícia
DO PACÍFICO
A Construtora Norberto Odebrecht entregou às autoridades peruanas, no último final de semana, parte da primeira etapa da pavimentação de 40 km de via e construção de 42 pontes, entre outros serviços, nos distritos de Ccatca e Ocongate, em Cusco. Entregou também a primeira etapa do trecho 3, no trajeto Ponte Inambari-Iñapari, que compreendeu a pavimentação de 60 km de estrada, 162 m de pontes e muros de contenção, entre outras obras. Os dois trechos e as pontes fazem parte da chamada "Saída para o Pacífico", estrada que liga o Brasil à costa peruana, que será totalmente asfaltada.
++++
ESPANHA
Agendada mais uma viagem internacional do presidente Lula, desta vez para a Espanha, onde desembarca dia 17 de setembro. O Itamaraty ainda não divulgou a agenda da missão, mas pelo visto nas últimas viagens internacionais o assunto foi recorrente: o biocombustível.
++++
INACABADA
E as obras inacabadas e mal sinalizadas na Rua Natanael Aguir, entre as ruas José Vieira Caúla e Amazonas, no bairro Jardim das Mangueiras? A obra é da Prefeitura, com execução pelo 5º BEC. A população reclama.
++++
TROCA AЭOЯT
Passa pela indicação a um cargo federal em Rondônia a explicação pelo único voto "não" que Miguel de Souza recebeu na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura do Senado.
++++
MINISTRO
Eu indagava ontem o motivo da visita inesperada do ministro das Minas e Energia a Porto Velho. O Lucio achou a resposta: serviu para ver a foto do governador sem chapéu.
++++
FRASE
"Eu digo a Jaques (Wagner) que não pode ficar igual ao presidente, demorando de fazer as mudanças necessárias". Fátima Mendonça, primeira-dama da Bahia, sem papas na língua em entrevista à revista "Metrópole", de Salvador. Apud Blog do Noblat.
++++
TRANSPOSIÇÃO
Terminou ontem, 29, o prazo para que os deputados federais apresentassem emendas à PEC 483/2005, a chamada "PEC da Transposição", de autoria da senadora Fátima Cleide. Apenas uma emenda foi apresentada. O deputado Mauro Nazif propõe que a transposição seja opcional aos servidores do ex-Território nos quadros do Estado e àqueles servidores contratados sob autorização da Lei Complementar nº 41, de 22 de dezembro de 1981 "e aperfeiçoa a redação do dispositivo para afastar interpretações capciosas". Caso o relator acate a emenda e o plenário aprove, a matéria terá que retornar ao Senado e começar tudo de novo.
++++
TRANSPOSIÇÃO 2
Enquanto não se chega a um acordo sobre a transposição das águas do Rio São Francisco, no Oriente Médio cientistas estudam a transposição de águas do Mar Mediterrâneo para o Mar Morto. Antes alimentado pelas caudalosas águas do Rio Jordão, o Mar Morto está secando cada vez mais rápido. A indústria do turismo instalada na região já sofre com a fuga das águas e dos turistas. A propósito, as águas do Rio Jordão são desviadas para abastecer três países e para irrigação.
++++
DESMATAMENTO
O INPE Instituto de Pesquisas Espaciais lançou um site especial para você acompanhar o desmatamento de seu município, via satélite. Clique no endereço http://www.dpi.inpe.br/prodesdigital/prodes.html Chique, não?
++++
SINJOR
Infelizmente, por conflito de agendas, não pude participar do lançamento do 4º Prêmio Sinjor de Jornalismo. Desejo ao presidente Marcos Grutzmarcher e à comissão organizadora sucesso; aos coleguinhas que participarem sorte.
++++
PRÊMIO
Tomei trauma de participar, profissionalmente, desse tipo de concurso. Qualquer dia conto o porquê.
++++
À CAÇA DOS NÍQUEIS
Mais uma CPI no horizonte? Quebra de decoro parlamentar ou foi tudo engano?
++++
ANA CAROL
Só ontem tive oportunidade de ouvir o CD duplo "Dois Quartos" de Ana Carolina. Não achei das melhores coisas que ela já fez. Algumas músicas repetidas de outros álbuns, etc. Destaque para a faixa "Aqui", que começa assim: "Eu nunca disse / que iria ser a melhor pessoa para você / Mas sou quem te adora / (...)" Tudo.
++++
PERDIDOS
A morte do bebê de sete meses, vítima de uma bala perdida em uma briga entre gangues, demonstra a guerra civil que ocorre na periferia de Porto Velho, nos bolsões de miséria, pobreza e desemprego e não há Bolsa Família que dê jeito. A ação lá deve ser outra: oferta de empregos, de educação de qualidade, de oportunidade das pessoas terem uma vida digna e não precisarem furtar, roubar ou se drogar ou ficarem reféns de bandidos.
++++
ERA O QUE TINHA A DECLARAR.
sajunior@rondoniagora.com
Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe
Um partido envelhecido precocemente
Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB