Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Banzeiros 29/10/07


Onde se comenta o que foi e o que não foi notícia

FRASE

"Um país em que mais que ¼ da população vive abaixo da linha da miséria, em que ¼ da população vive do [Programa] Bolsa-Família, não tem boas leis." Oliveiros Ferreira, cientista político, falando sobre a diferença de um país ter "boas leis ou boas armas", em um programa da TV Cultura.

 

++++

DARCI

Neste domingo quase não sai de casa, a tevê estava demais: Ligo o aparelho e começo a zappear, logo ali no canal 11, na TV Senado, um documentário sobre um dos meus ídolos, Darcy Ribeiro. Emocionante. Sou fã do Darcy professor, escritor e político. Esta ordem de ocupações é proposital, mas em nenhuma ele deixou a desejar. Taí um cara que devia ser canonizado!

 

++++

BRUXAS

Dia 31 de outubro, em algumas escolas de idiomas, comemoram o "Halloween", festa importada da metrópole. Mas o 31 de outubro é o "dia do Saci". Criatura nossa, que é fruto da tradição oral que foi repassado pelas babás, que contavam estórias para as crianças dormirem, misturando as culturas portuguesa e árabe com a africana, feito o "boi da cara preta", a "cuca", o "homem do saco", a "moura torta", entre outras (na verdade dormíamos ou desmaiávamos de medo...).

 

++++

LOBATO

Monteiro Lobato é outro ídolo. O primeiro livro que ele escreveu e publicou em 1918 foi "Saci – Um Inquérito", fruto de uma pesquisa que ele fez para uma reportagem publicada no jornal "Estado de S. Paulo". Foi a semente para a série "Sítio do Pica-Pau Amarelo". Donde adquiri o prazer da leitura, vício que deixarei só quando morrer.

 

++++

SÁBADO '10'

Sábado, 27 de outubro. Um dia de coisas boas. Durante o dia o "I Simpósio Amazônia e Desenvolvimento Nacional", promovido pela Comissão da Amazônia, da Câmara de Deputados e realizado pela bancada federal de Rondônia. Encontrei um monte de pessoas das quais eu gosto de conversar. Volto ao assunto abaixo. Depois, um especial sobre samba de breque, na TV Senado. Na rádio Vitória Régia, um programa feito 'sob encomenda', pois só tocou rock in'roll de primeira, o "Lendas do Rock", do Léo Ladeia. Ainda assisti, aos pedaços, pois o telefone não deixou que eu me concentrasse, um documentário sobre 'Riachão', um compositor e cantor baiano, que é espetacular e folclórico.

 

++++

SIMPÓSIO

No simpósio, participei do painel da energia, coordenado pelo senador Valdir Raupp. Em Rondônia temos 56 empresas que geram 896.131kw, com a previsão de crescimento na oferta de mais 250.080kw, sem as usinas do Rio Madeira. A demanda está em torno dos 700Kw.

 

++++

SIMPÓSIO – 2

A ausência de representantes da Ceron foi sentida. Havia técnicos da Eletronorte e de Furnas. Um participante maldoso disse que funcionário público não trabalha sábado. Outro, mais maldoso ainda, completou: "hoje é dia do funcionário público...".

 

++++

SIMPÓSIO – 3

A este e-colunista o senador Valdir Raupp disse que não é candidato ao cargo de presidente do Senado e que o pmdb vai indicar o sucessor de Renan Calheiros.

 

++++

PÁRA-RAIO

A ex-prefeita de Itapoã do Oeste, Helena Bezerra, quis saber por que o sistema "pára-raios" não é mais utilizado. O técnico da Eletronorte explicou que o chamado "pára-raios", ou PRE, é o aproveitamento da energia que, nas linhas de transmissão, é destinado à segurança do sistema, e pode ser aproveitado para abastecer de energia a localidades pequenas, mas se esta demanda aumenta, a solução se torna inviável. No final dos anos 90, a alternativa foi usada para resolver os problemas de energia de Itapoã do Oeste e de Jaru.

 

++++

PÁRA-RAIO 2

O técnico da Eletronorte disse que a mesma tecnologia não poderia ser utilizada em Jacy-Paraná, por exemplo, onde hoje há um problema de déficit de oferta de energia, pela expansão das indústrias madeireiras do distrito, mas que há uma expectativa de crescimento por conta da UHE de Jirau. Ou seja, Itapoã e Jaru ficaram estagnados.

 

++++

DOIDIM

Assisti a uma entrevista com o cineasta mineiro Helvécio Ratton, além de falar da própria vida, ele falou de um dos filmes que mais me impressionou e que assisti enquanto fazia a faculdade de Comunicação, em Belzonte: "Em Nome da Razão" (1979), filmado em um hospício de Barbacena, cidade que era conhecida como a "cidade dos loucos" ou "cidade dos doidos". Horrível, não o filme, mas o tratamento a que eram submetidos às pessoas. Lembra o livro "O Alienista", de Machado de Assis.

 

+++++

DOIDIM – 2

O filme mostra aquela gente rastejando pelo chão, nuas, pelos cantos, cantando o hino da Independência. Havia crianças internadas no mesmo ambiente, é deprimente. Em Minas, a hipocrisia fez com que mulheres consideradas adúlteras, meninas que "se perderam", parentes inconvenientes fossem internados em hospícios. Eu tenho medo de acabar minha vida assim. Ainda esse pavor me ronda. O filme, um documentário, provocou um reboliço em Minas e foi responsável pela revisão do sistema psiquiátrico local.

 

++++

ALÔ, SEU ROBERTO

A Rua Prudente Morais está salpicada de buracos no trecho entre a BR-364 e a Rua Alexandre Guimarães. Especialmente neste local, bem na esquina.

 

++++

NA HORA

No simpósio que mencionei acima, o prefeito de Machadinho, Flávio Luiz, entregou ao senador Raupp um requerimento solicitando a federalização da estrada estadual que liga Ariquemes àquela cidade, como extensão da BR-421 que é projetada para ligar Ariquemes a Nova Mamoré, como foi feito em Porto Velho com as BRs 364 (Avenida Jorge Teixeira) e 319 (Migrantes).

 

++++

ABATE

O "Estadão de Rondônia", na edição de sábado noticia que um avião jogou 35 kg de cocaína na região de São Francisco do Guaporé e cobrou à FAB a aplicação da "lei do abate". Ora, se o Sivam, que foi montado para detectar invasões aéreas não passa as informações, como é que os aviões que ficam treinando sobre Porto Velho saberão das invasões?

 

++++

E BASTA POR HOJE.

[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)