Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Banzeiros 29/08/07


Onde se comenta o que foi e o que não foi notícia 

E a visita surpresa do ministro das Minas e Energia? Serviu para quê?

O RATO QUE RUGE
A Imprensa nacional informa que o presidente boliviano Evo Morales está ameaçando os Estados Unidos, com retaliações aos diplomatas norte-americanos no país. Evo acredita que os gringos estão financiando a oposição, que estaria preparando "uma conspiração contra seu governo". A culpa é dele mesmo que preparou a minuta de uma nova Constituição e tentou que a Assembléia Constituinte a aprovasse, provocando a revolta da oposição.

++++
O RATO QUE RUGE – 2
O jornal "Los Tiempos", de La Paz, informa que membros da Comissão de Política Internacional da Câmara dos Deputados, iniciaram segunda feira reuniões nos municípios de Riberalta e Guayaramerín (Departamento do Beni) e nas localidades de Cachuela Esperanza, Villa Bella. Os deputados Michaki Nagatani e David Rada querem saber os possíveis impactos para a região pela futura construção das duas usinas no Rio Madeira.  

++++
PAU OCO
Presos em São Paulo um brasileiro e um nigeriano que mandavam cocaína para a Inglaterra dentro de objetos de porcelana, os chamados bibelôs. A idéia é muito antiga, mas ainda funciona. Os dois já estavam há muito tempo neste negócio.

++++
PAU OCO – 2
Na Minas Gerais colonial o método para contrabandear ouro e diamantes também era esse: Usavam imagens de santos em madeira que eram ocas. O produto era colocado dentro e o buraco fechado com cera.

++++
DNIT

Banzeiros 29/08/07 - Gente de Opinião

Aprovado ontem, pela Comissão de Serviços de Infra-Estrutura do Senado, o nome do engenheiro Miguel de Souza para a diretoria de Planejamento do DNIT. O parecer deverá ser referendado pelo plenário na próxima semana.

++++
PIADA
Colocaram duas placas na rotatória da Avenida Lauro Sodré com Migrantes (BR-319). Uma dizendo que a cidade é arborizada e outra pedindo para não pisar na grama. A cidade pode ser arborizada nos canteiros centrais de algumas avenidas; pisar na grama na rotatória é força de expressão, quem fizer isso pode ser atropelado e além do mais, a grama que existiu um dia ali o sol queimou. Não chove há cerca de 30 dias e a Prefeitura não rega o local.

++++
PESAR
Lamento o falecimento do advogado Antonio Morimoto. Envio sinceros sentimentos à Ruth e demais familiares.

++++
CURIOSO
Leitor curioso pergunta como Furnas conseguiu tirar 200 mil toneladas de pedras de Porto Velho. Caro Rodrigo, fizemos as contas e concluímos que foram usadas oito mil carretas lotadas até o talo de pedras, quantidade suficiente para asfaltar uma rodovia de 160 quilômetros.

++++
COMPLEXO
Já estava demorando. Começam a surgir denúncias de que as obras iniciadas pela Prefeitura Municipal de revitalização e recuperação do complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré estão descaracterizando aquele acervo arquitetônico e dilapidando o que ainda restava do acervo documental. Sendo verdadeiras estas denúncias, não restará outra solução senão o embargo das obras e as penalidades aos piratas. Sem esquecer a abertura de uma CPI para averiguar o ilícito penal, como diria o "Cabo Véio" Robson Oliveira.

++++
PRÊMIO
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Rondônia lança na noite de hoje a 4ª edição do "Prêmio SINJOR de Jornalismo". A partir das 20 horas, na Casa de Cultura "Ivan Marrocos".

++++
POLÊMICA
Esses americanos gostam de polemizar. Agora, os advogados dos pilotos do Legacy, envolvidos no acidente aéreo que matou mais de 150 pessoas, reclamam do juiz federal que cuida do caso e quer a presença física de seus clientes em Sinop, Mato Grosso. O Fernandinho Beira-Mar viaja o país todo em jatinho da PF e ninguém reclama... Ora, bolas!

++++
FUNAI
E a Funai retira a representação da fundação de Porto Velho e a transfere para Ji-Paraná. Alegam que no centro-oeste do Estado há maior número de etnias indígenas. Porto Velho abriga apenas os Karitiana e os Karipuna, além dos "índios isolados", que perambulam pelos locais onde se pretendem construir as usinas do rio Madeira e o gasoduto Urucu-Porto Velho. Os índios estão protestando contra a mudança, mas sabem que na prática não vai mudar nada. Continuarão desamparados como sempre estiveram.

++++
VETO
Os leitores desta humilde e-coluna já sabem desde o dia 17 de agosto que o governador Ivo Cassol vetou o projeto de lei do deputado Valter Araújo, que "dispunha sobre empreendimentos em áreas de bacias, olhos d'água e mananciais", o projeto foi alcunhado de "lei anti-shopping".  

++++
CPI
Ainda resta a CPI do Shopping.

++++
PAPO DE BAR
Sobre este assunto, conversavam na mesa ao lado da minha na MD Distribuidora: "Não vão deixar fazer o shopping, isso é uma sacanagem", disse um. "Dê a eles o que eles querem e estamos conversados", respondeu o outro. Nada mais disseram e se disseram eu não quis ouvir.

++++
MINISTRO
Não entendi esta visita não anunciada do ministro interino das Minas e Energia, Nelson Hubner, a Porto Velho. Não acrescentou absolutamente nada e ainda colocou uma pá de cla sobre o nosso tão sonhado gasoduto.

++++
SÃO HORAS.
[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)