Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Banzeiros 27/08/07


Onde se comenta o que foi e o que não foi notícia 

IPHAN
Quem tem projeto para documentação de expressões, festas, rituais, celebrações e espaços que abrigam práticas culturais coletivas vinculados às tradições de comunidades afro-brasileiras, indígenas, ciganas, de descendentes de migrantes, pode se candidatar a um financiamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, cujas inscrições estão abertas desde o dia 15 de agosto. Maiores detalhes procurar o meu amigo Beto Bertagna na sede regional do IPHAN em Porto Velho, na Av. Sete de Setembro 237 – Prédio do Relógio.

++++
SHOPPING
Um leitor pede para que eu comente a questão do pedido de abertura de uma CPI para apurar possíveis crimes ambientais cometidos pela empresa que quer construir um shopping na Avenida Rio Madeira com Calama. Meu caro, a questão é tão ridícula que, você me desculpe, eu não vou perder o tempo de vocês tratando do assunto aqui. É só quem não tem o fazer que cuida disso.

++++
A FÊMEA
Cochilava no sábado, depois do almoço, nu e descoberto, devido ao calor que fazia. Ela chegou silenciosamente e começou a me sugar. Acordei quando terminava o serviço. Dei um peteleco em sua cabeça, e ela, com o susto, caiu no chão. Antes de pisar em seu corpo, verifiquei que não era uma fêmea da espécie Falciparum. Menos mal.

++++
MAU
Assisti ao filme "Inferno no Céu". O ator principal, Robert Patrick, é o "artista que sofre", como diz o matuto do Jessier Querino. Ele fez o andróide mau em "Exterminador do Futuro – 2". Resumindo, o personagem de Patrick teve que abater o jato de seu parceiro que ia derrubar um avião civil lotado de passageiros, na Guerra do Golfo. Seis anos depois esse cara que foi abatido reaparece e perturba a vida do outro, cuja mulher estava grávida. Entre as maldades que fez - aquela que afetou mais a mim- foi quando colocou uma ratazana, daquelas parrudas, no berço vazio do bebê.

++++
ALINHAMENTO
Segundo o Normando Lira, hoje a noite poderemos ver o planeta Marte em toda sua plenitude. Ele estará alinhado com a Terra e aparecerá como uma lua cheia. Isso se a fumaça permitir.

++++
FALANDO NISSO
No sábado, infelizmente, não foi possível escrever a coluna ao som da "Conexão Cordel". Havia um problema de interferência nos transmissores da Rádio Cultura e a voz do Normando não era audível.

++++
INACREDITÁVEL
Pelo site ambiental Amazônia ponto Org fico sabendo que "fiscais do IBAMA e do CHIBIO (Instituto Chico Mendes) multaram Getúlio Freitas e seu filho, indígenas miquelém, por pescar na área da Reserva Biológica de Guaporé, em Rondônia". Minerar diamante na reserva pode, mas pescar e caçar para comer, não. Esse nosso Brasil é inqualificável.

++++
AINDA NA FRONTEIRA
Depois de temer a submersão de Riberalta, os bolivianos agora temem um surto de malária, com a construção das usinas do Madeira. O interessante é que agora as autoridades de La Paz se preocupam com a população da região amazônica boliviana. O desamparo é tanto que seis, das nove províncias da Bolívia, querem se separar do restante do país, entre elas Santa Cruz, Pando e Beni. As duas últimas próximas a Rondônia e Acre.

++++
E MAIS NÃO DIZ.
[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)