Quinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Banzeiros 26/11/07


Onde se comenta o que foi e o que não foi notícia

AN(N)A JULIA, Ô AN(N)A JULIA!
A governadora do Pará, Ana Julia Carepa, em entrevista exibida no Jornal da Band, disse que a prática de colocar mulheres em cadeias masculinas é "histórica" no Estado. Cadê as ONGs de "direitos humanos", que não denunciam esta tradição à ONU?

++++
POESIA
"Não tenho teto, / não tenho nome. / Durmo na rua, / abraçada com a lua. / Sou poeta!" Marlene Rolim, colunista e advogada, especial para estes Banzeiros. Obrigado, Marlene.

++++
NOVIDADE?
Os leitores desta e-coluna sabem, desde o dia 9 de novembro (data especialíssima para mim, além do aniversário da d. Nilta, minha mãe), que o projeto permitindo a permanência de parentes de autoridades em cargos públicos seria reapresentado e aprovado. E vem mais.

++++
BOM QUISSÓ
Em tarde e noite inspiradas, Léo Ladeia apresentou o especial de aniversário da "Sala Vip" e mais o "Lendas do Rock", no sábado. No primeiro programa contou como convidados Alisângela Lima e Domingues Junior, da Rádio Caiari (o segundo, também da Rede TV) e o Lito Casara "quase" sete cordas. Mais tarde, o neto João deu o tom do programa de rock.

++++
JU
"Dilícia, amor!!!! Bota mais um tiquinho, amor!!!! Um pedacinho!!!! Aí!!!! Agora deixa!!!!" A Ju, de Cuiabá, "incorporada" no Léo Ladeia, durante o "Lendas do Rock", que é transmitido todos os sábados, a partir das 19 horas, na rádio Vitória Régia FM.

++++
TOPONÍMIA
Em gestação, próximos do parto, estão dois trabalhos sobre a toponímia das ruas de Porto Velho. Um acadêmico e outro jornalístico. É esperar para ler.

++++
IMPROPRIEDADES
Neste trabalho foram detectadas desobediências à Lei que estabelece as normas para que o poder público dê nomes a logradouros públicos, como homenagem a pessoas, fatos ou datas históricos, que são solenemente desprezados em todos Municípios (inclusive no nosso). Temos ruas com nomes de pessoas que ainda estão vivas; ruas que mudaram de nomes várias vezes e os moradores não sabem a denominação atual; nomes que não "combinam" com o local, como é o caso da rua "Nova Iorque", no bairro Caladinho. Lembrei agora  de um comercial da Caixa Econômica Federal que mostra o município de "Nova Iorque", no Maranhão, de uma forma sarcástica.

++++
FALANDO NISSO
Você sabe o nome da "praça" existente em frente ao Complexo Ferroviário da (extinta) Estrada de Ferro "Madeira-Mamoré"? Uma "maria-mole" para quem souber.

++++
FRASE
"Quando, seu moço, nasceu meu rebento / Não era o momento dele rebentar (...)". "O Meu Guri", do Chico Buarque, e que tem uma letra incrível, com construções paradoxais, explorando contradições iguais a esta aí.

++++
ALIÁS
O CD "Chico Buarque - O Sambista" está para furar. Ela já sabe de tudo que gosto.

++++
DEU NO BLOG DO NOBLAT
"Bolívia aprova Constituição em meio a distúrbios violentos - Carta foi aprovada em quartel, sem representantes da oposição, a quem o governo de Evo Morales culpa pela violência. Um jovem morreu e mais de cem pessoas ficaram feridas." Não precisa falar nada. É o "Bolivarismo" latino-americano!

++++
ENROLAÇÃO
Amigos, os nossos jornais Impressos estão "batendo cabeça". O mesmo release da Ceron (Cerão?) sobre o 'apagão' programado é manchete por dois dias. Seria falta de atenção ou um evento deveras espetacular? Como diz o Douglas, meu neto: "quê qué isso, companheiro vô"? Não comprei o jornal pensando que era a edição do dia anterior.

++++
ATÉ A PRÓXIMA.
sajunior@rondoniagora.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)