Quinta-feira, 23 de agosto de 2007 - 09h59
Onde se comenta o que foi e o que não foi notícia
MALDADE
"O governo lança, lança, lança, mas o problema não é lançar, é concretizar, aterrissar". Frase atribuída ao presidente Fernando Henrique Cardoso, ao criticar o PAC da segurança de Lula, agora comparado ao Cabo Canaveral. Ainda bem que não comparou com a Base de Alcântara...
++++
XADREZ
Interessante a análise feita pelo comentarista Francisco Matias no programa "Sala Vip" de ontem e no seu próprio programa, "Debate Rondônia", de hoje: A reeleição da mesa da Assembléia Legislativa é o prenúncio da renúncia do governador e do vice-governador e a assunção do presidente da ALE ao cargo de governador e do vice presidente ao cargo de presidente (da ALE) e vice-governador, constitucionalmente falando. Cassol e Cahula sairiam candidatos ao senado e à Câmara dos Deputados, respectivamente.
++++
BR-429
O Dnit anuncia a conclusão do projeto ambiental para obras de pavimentação da BR-429 (BR-364 altura de Presidente Médici a Costa Marques). O passo seguinte será a realização de audiências públicas nos municípios cortados pela rodovia. Será que os ambientalistas irão deixar que a 429 seja asfaltada, facilitando o acesso ao Vale do Guaporé?
++++
BR-429 2
O governador Jerônimo Santana tentou realizar esta pavimentação junto com a abertura de uma estrada entre Machadinho e Tabajara e não conseguiu. Na época se iniciavam as negociações do Planafloro e um recado vindo de cima, de Washington - DC, fez com que o governador abandonasse ambas as obras.
++++
BURACOS
Três buracos existentes na Rua Padre Chiquinho entre Avenida Lauro Sodré e Rua Jamari, estão dando prejuízos à própria prefeitura. É que os buracos estão estragando os pneus das ambulâncias que chegam e saem do Posto de Saúde "Ana Adelaide". Falando nisso, um buraco já conhecido, na Lauro Sodré quase com Ariquemes, já está voltando ao tamanho habitual, a cada dia cresce mais. Parece que é uma nascente, pois sempre está cheio d'água. Se for o caso, a pista deve ser desviada, como preceitua a Lei.
++++
AUDIÊNCIA
A Câmara Municipal de Porto Velho realiza na próxima sexta-feira, 24, audiência pública para estudar os impactos que Porto Velho receberá com a construção das hidrelétricas do Rio Madeira. A proposta é do vereador Kruger Darwich, que justifica a convocação dizendo que os vereadores deverão discutir, em breve, o Plano Diretor da capital, por isso a necessidade de se conhecer detalhes do Projeto Madeira.
++++
'PRACA'
Escrito no vidro traseiro de um Fiat, modelo Palio: "Vendo-se". Vai ser dificil concretizar o negócio.
++++
CRISE
A Bolívia está passando por uma crise institucional e política difícil. O presidente Evo Morales, como outros ex-sindicalistas, quer dirigir o país como ele imagina que pode. Ontem, o Tribunal Constitucional a Assembléia Constituinte deles viveu uma tarde tumultuada, com troca de insultos e tabefes. Uma tevê boliviana e o jornal "El País", noticiaram o fato com a manchete: "A patadas y punetes". E ainda querem ditar normas aos vizinhos... (Veja a foto: http://farm2.static.flickr.com/1127/1212723596_2e1811ea93_o.jpg)
++++
FOG
Porto Velho amanheceu hoje e permanece neste momento envolta em neblina e fumaça.
++++
MADEIRA
Como os seis leitores desta e-coluna já sabiam há muito tempo, o Consórcio Furnas-Odebrecht não precisa se desfazer para participar do leilão da hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira. Ontem o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann e o próprio ministro interino da pasta, Nelson Hubner, anunciaram a "novidade".
++++
BRAKE
"Quer saber primeiro? Leia os Banzeiros".
++++
MORDOMIA
A Imprensa carioca marcando de perto o novo presidente de Furnas, Paulo Luiz Conde. Agora informam que ele levou para a estatal oito motoristas, seguranças particulares e o assessor de Imprensa. Quem vai pagar os salários? A viúva, claro.
++++
CONTA OUTRA
O ministro e criador de frases de efeito, Guido Mantega, disse que a CPMF pode cair em quatro anos. Me engana que eu gosto.
++++
PASSAR BEM.
sajunior@rondoniagora.com
Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe
Um partido envelhecido precocemente
Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB