Porto Velho (RO) domingo, 18 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Banzeiros 22/08/07 - Com saudades de JK e Raul Seixas


Onde se comenta o que foi e o que não foi notícia
 

31 ANOS
Dia 22 de agosto de 1976 morria Juscelino Kubitschek, em um estranho acidente de automóvel. É uma das datas que eu sei onde estava e o que senti na hora em que soube da notícia.
++++
30 ANOS

Excelente a programação preparada para comemorar os 30 anos do SESC em Porto Velho. Estão previstas apresentações de todas as formas de expressão artística. A festa começa dia 2 de setembro.
++++
CULTURA
Falando em cultura, hoje a noite tem mais uma edição de "Sempre um Papo".  O convidado do mês é o colunista e escritor Moacyr Scliar, que lança o livro "O Texto, ou a Vida" e bate um papo com a platéia, a partir das 19hs30, no Teatro Um, no Sesc Esplanada. O evento é promovido por Fred Perillo Comunicação com apoio da AB Comunicação, patrocínio da Brasil Telecom, Faculdade São Lucas, Grupo Ameron, Sesc, Livraria Exclusiva e On Line Clipping. Entrada gratuita.
P.S. Já tinha postado esta nota, quando o Perillo informou que Moacyr Scliar vai receber da Câmara Brasileira do Livro o prêmio "Jaboti", na categoria Juvenil, pelo livro "Ciumento de Carteirinha", editora Ática. Mais um motivo para ir ouví-lo.
++++
CENTENÁRIO
Também hoje, só que logo mais às 10 da manhã, mais uma reunião preparatória do seminário que a Fundação Yaripuna promove em setembro sobre a história de Porto Velho. Participam técnicos da Fundação, escritores, historiadores,  pesquisadores e jornalistas. A reunião será na sede da Yaripuna, na Rua Tabajara, sub esquina de Farquhar.
++++
BI-CENTENÁRIO
Amanhã, em minha cidade natal, os Correios iniciam as comemorações dos duzentos anos de nascimento de Teófilo Benedito Ottoni, com lançamento de um selo. Político independente, Teófilo Ottoni liderou a Revolução Liberal em Minas Gerais. Preso, cumpriu 18 meses de detenção. Ao ser libertado passou a cuidar de um sonho: o desenvolvimento da região nordeste de Minas.
++++
PROFISSIONAIS
O Ministério Público, em Uberlândia (MG), desencadeou há três meses uma campanha recolhendo cerca de 250 mendigos que viviam nas ruas da cidade. O tratamento que os recolhidos recebem é diferenciado. Aqueles doentes ou usuários de drogas são encaminhados para tratamento. Os que fingem ser mendigos, os chamados "mendigos profissionais", são processados por contravenção penal. Se a moda pega, em Porto Velho teríamos que abrir outro Urso Branco. Conheço uma mulher que pede esmola nas portas dos bancos. A tipóia que usa muda de braço, assim como um curativo, que a cada dia aparece em uma das faces do rosto.
++++
PROFISSIONAIS - 2
Mas temos outros e'x'pertos, como os guardadores de carros ou flanelinhas, que praticamente coagem você a deixar seu carro sob a guarda deles. Mas os piores são aqueles que alugam crianças e ficam pedindo esmolas sob este nosso sol. Não sei quem é mais FDP, se os pais que alugam os filhos ou os falsos mendigos que trazem as crianças para o centro da cidade.
++++
LESTE
Recebo do Silvio Persivo a informação de que a Caixa Econômica vai instalar uma agência na Zona Leste, atendendo uma reivindicação antiga da população daquele lado sofrido da cidade. Aproveito o gancho para sugerir que, pelo menos, uma casa lotérica seja autorizada a funcionar em Jacy-Paraná. Pelo movimento de dinheiro que circula naquele distrito, o investimento já se justifica.
++++
QUEM ENTENDE?
A revista semanal norte-americana "Science" publica em sua última edição os resultados de estudos de dois cientistas britânicos. Segundo eles, os biocombustíveis apresentam balanço medíocre. Reston Righelato, da Word Land Trust, uma ONG dedicada à conservação do Ecossistema e Dominick Spracklen, professor da Universidade de Leeds (Grã-Bretanha), afirmam que "se os dirigentes políticos quiserem mesmo privilegiar o balanço ecológico, devem buscar eficiência na queima dos combustíveis fósseis e na conservação de florestas". Ninguém fica satisfeito com nada. Ôrra!
++++
E O MEU?
Deu n'O  Globo: "Bolsa Família beneficia 1 em cada 4 brasileiros". Estou no grupo dos outros 3.
++++
RIOS
Segundo Ricardo Boechat, no jornal da Band, estão proibidas as navegações nos rios Madeira e Machado. Não vi nada na Imprensa local sobre isso. E disse mais: chuvas por aqui, só no final de novembro. Será que nóis güenta?
++++
BOLÍVIA
Uma boa e uma má. A boa: Policiais bolivianos derrubaram avião carregado de cocaína. A má: Às vésperas do encontro entre diplomatas brasileiros e bolivianos para explicações sobre as hidrelétricas do Madeira, ambientalistas daquele país espalham a noticia que o impacto causado dela usina de Jirau vai atingir Riberalta, cidade localizada a 80 quilômetros da fronteira com o Brasil e a mais de 200 quilômetros da futura hidrelétrica.
++++
RAUZITO
Comecei com morte e termino com morte. Ontem foi aniversário de morte de Raul Seixas, que faleceu em 1989. Vou pedir ao Léo Ladeia uma homenagem ao Rauzito no programa "Lendas do Rock" no próximo sábado. O cara merece.
++++
TÁ BOM
sajunior@rondoniagora.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre José Carlos Sá

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho