Quarta-feira, 21 de novembro de 2007 - 06h47
Onde se comenta o que foi e o que não foi notícia
POESIA
"- Eu não sumo, não fujo, não sentencio / tô no silêncio com a minha poesia". Eunice Bueno.
++++
TUDO A VER
Bem própria a comparação que o site ambientalista 'O Eco' fez do setor madeireiro de Rondônia, que faturou 6 mil por cento a mais em um ano. Chamaram de "espetáculo do crescimento". A última vez que ouvi esta expressão, há quase cinco anos, não aconteceu nada. O presidente Lula prometeu o "espetáculo" para ter início em julho de 2003 e ... faiô. Com o anúncio de crescimento de 6.000% no comércio de madeira e de 600% no desmatamento, o crescimento, que será um espetáculo, será a atuação do Ibama nas madeireiras.
++++
ALLTV
Hoje, logo mais a noite, será o lançamento da ALLTV Amazônia, TV 24 horas na Internet. Uma parceria entre a ALLTV e o jornal eletrônico Rondoniagora.
++++
PORTO
Se depender do Governo Federal, o Cai N'Água continua a ser um embarcadouro escorregadio. De Porto, só continuaremos tendo o nome. E olhe lá, pois há divergências.
++++
IMEDIATICE
Foi só o senador Expedito Jr. acenar com ameaças de denúncias e a Ceron já está prestando conta dos serviços realizados. Gente expedita são os marqueteiros!
++++
JIPA
Ji-Paraná comemora 30 anos de emancipação. Um abraço às amigas e amigos que tenho na cidade.
++++
BIANCO
Falando nisso, soube que o prefeito de Ji-Paraná - e ex-governador -, José Bianco, mudou o estilo de governar o município. Nos últimos seis meses Bianco vai onde o povo está. Um observador da cena política de lá, me disse: "Ele dá sinais bem claros de que quer continuar. Você sabe que é verdade, ele nunca aparecia em nada como prefeito, ou seja, sempre o vice o representava. De uns tempos pra cá – digo seis meses, mais ou menos – ele tá fazendo e acontecendo(...)."
++++
BIANCO - 2
"(...) Ele só começou a administrar 'Jipa' este ano. Até em final de peladão ele tem ido (o homem não freqüentava nenhuma agenda). E ainda tem o esforço dele em administrar, nos últimos meses, principalmente as obras de infra-estrutura urbana, ele dá sinais (para mim, bem claros) que quer continuar". Acredito, pois a fonte é fidedigna.
++++
FALSIDADE IDEOLÓGICA
Apareceu um povo aqui, em Porto Velho se dizendo relatores da ONU – Organização das Nações Unidas, que não foi informada disso. Peralá. No currículo ou coisa que o valha, consta que as criaturas são relatoras da tal Plataforma de Diretos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais, uma ONG à serviço da monarquia dos Países Baixos, também conhecidos como Holanda. Ameaçados de desaparecer, por conta do aquecimento global e a elevação dos oceanos, os holandeses procurarm outra área para se instalar e por que não aqui? (Reconheço que nesta nota viajei na maionese, mas as duas "relatoras da ONU" e coleguinhas da Imprensa caripuna também estão viajando...)
++++
DESINFORMAÇÃO
Eu gosto de matar a cobra esconder o corpo, para não ter problemas com o Ibama. No site da tal PDhESCA, as usinas do Madeira serão construídas no estado do Tocantins. Duvidam, então vejam: http://www.dhescbrasil.org.br/_plataforma/pagina.php?id=1617
É má fé, 'meiiismo'.
++++
HEIN?
O leitor comentou, fui conferir e constatei. O Tribunal de Contas inova com um estacionamento "ecológico". Os carros são estacionados sobre o jardim que orna (?) o prédio. Isto, sim, é mau exemplo.
++++
DEDUÇÂO
Fui leitor dos livros do inglês Conan Doyle, que se destacou com as (60) histórias do detetive Sherlock Holmes. Digo fui, por que li toda a obra publicada. Holmes solucionava os crimes por dedução. A posição do corpo, um fio de cabelo que não combinava com a cena do crime, um odor no ambiente, etc. Era assim que ele solucionava os crimes que a Scotland Yard não sabia por onde começar.
++++
DEDUÇÃO – 2
Lembrei-me do Holmes ontem, com o triste assassinato do advogado que trabalhava na Assembléia. Quando li, vi e ouvi os coleguinhas trazendo a público os detalhes do assunto: O corpo foi encontrado com as mãos amarradas atrás das costas, amordaçado, vendado, com um saco plástico enfiado na cabeça e as marcas de três tiros. Conclusão da polícia: "A vítima foi executada!" Nem o Sherlock Holmes chegaria a esta conclusão tão rápido! "Elementar, meu caro Watson!".
++++
XAU.
sajunior@rondoniagora.com
Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe
Um partido envelhecido precocemente
Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB