Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Banzeiros 20/10/07


E'X'PERTOS

Não passa de tentativa de chantagem a "denúncia", somente agora, que os reservatórios das usinas de Santo Antônio e Jirau atingirão terras indígenas.  Todos sabem que não atingirão nenhuma T. I. A mais próxima, a reserva dos Caritiana está a cerca de dez quilômetros do reservatório de Santo Antônio. Por trás da denúncia existe uma tentativa de extorsão.

 

++++

MÍDIA

Está sendo esperada na próxima semana uma repórter da BBC Brasil. Vem conhecer a expectativa das pessoas e autoridades sobre as Usinas do Madeira. Parece que não tem outro assunto. Ô raça!

 

++++

ESSA É BOA

Deu na Agência Brasil: " Fogaça diz que não trocou de partido, apenas voltou à legenda de origem". José Fogaça é prefeito de Porto Alegre e se diz favorável à fidelidade partidária, mudou recentemente do PPS para o pmdb, partido do qual foi um dos fundadores no Rio Grande.

 

++++

SEMINÁRIO

Tudo pronto para o seminário "Porto Velho – Um Século de História", promovido pela Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural Iaripuna. O evento está previsto começar às 8hs30. Na abertura, uma novidade: o coral "Madeira-Mamoré", dos Correios, sob a regência do professor Remis Michel, entoará o pouco ouvido – em eventos – Hino de Porto Velho, com letra e música de Cláudio Feitosa, que também participará do encontro, como moderador.

 

++++

SEMINÁRIO – 2

No dia 25, quinta feira, será redigido um documento final sobre o seminário. Há quem acredite que as divergências sobre as origens da cidade, a origem do nome e se o Velho Pimentel existiu ou não, sejam dirimidas. Quem sabe?

 

++++

SEMINÁRIO – 3

Uma outra novidade é que antes de cada palestra haverá uma apresentação musical e o tema "Porto Velho" será recorrente. Estão escalados: Bado, Ernesto Melo, Waldson Pinheiro e Mávilo Melo, Augusto Silveira, Baaribu Nonato, Sílvio Santos, Zezinho Maranhão e Binho. Uma seleção.

 

++++

HISTÓRIA

No dia 26 de novembro de 1980 foi aberto solenemente o seminário responsável pela reativação parcial da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Se aquelas pessoas não tivessem se mobilizado e tido a ajuda do então governador Jorge Teixeira, provavelmente quem chegou a Porto Velho depois daquela data teria apenas informações orais sobre a ferrovia, já que o Governo Federal estava vendendo o acervo da estrada de ferro como sucata. Quem conta é o escritor Manuel Rodrigues Ferreira, no insuperável livro "Ferrovia do Diabo".

 

++++

FALANDO NISSO

Passo praticamente todos os dias pelo local, mas só ontem botei arreparo. Na fachada da agência central dos Correios voltada para a Avenida Sete de Setembro, pintaram a reprodução de um selo onde há uma locomotiva "maria-fumaça". Parabéns para quem teve a idéia.

 

++++

RETALIAÇÃO

"O pau que bate em José, bate em Zé. Ou o contrário". Réplica do Chico Lemos a esta e-coluna. Sacanagem...

 

++++

NEBULOSO

Li, reli e não entendi (a rima foi involuntária) a notícia divulgada em alguns sites que um travesti obrigou um homem de 64 anos a manter relações sexuais, havendo recusa, tomou dele R$ 150,00. A matéria diz que o travesti tem porte "avantajado", assim, entre aspas. O que será que isso quer dizer? O travesti ameaçou o cara com o Bráulio?

 

++++

AGIOTAGEM

Enfim, o Governo Federal proibiu os tais descontos consignados em folha de pagamento. Estavam lesando os aposentados.   Quando você vê, surgindo do nada, dezenas de empresas que oferecem dinheiro, sem exigir nada de garantia, apenas a autorização de desconto em folha, dá para desconfiar. Aqui em Porto Velho tem uma destas empresas em que a incauta vítima é caçada no passeio, usando a mesma tática dos vendedores do "Carnê do Baú".

 

++++

SHOPPINGS

Atentai bem. O que antes parecia uma guerra de xenofobia, agora se resolveu. Todos são alienígenas. Os novos shoppings centers serão conhecidos doravante como o "shopping dos canadenses" e o "shopping dos paulistas".

 

++++

SUICÍDIO

Há poucos minutos vi uma mulher grávida, pilotando um "potente" motoneta, descendo a Rua Paulo Leal na contramão, depois ela entrou na Campos Sales, também na contramão, indo no sentido Sete de Setembro. Depois quando morre uma criatura destas, o motorista é que foi culpado pelo acidente.

 

++++

QUE É ISSO, COMPANHEIRO? HOJE É SÁBADO

[email protected]

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)