Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Banzeiros 19/10/07


 Onde se comenta o que foi e o que não foi notícia  


FRASE
"Pau que bate em Chico, bate em Francisco". Toda vez que ouço o Léo Ladeia usar esta frase penso que tem alguma coisa a ver com o nosso amigo comum Chico Lemos.

 

++++

LUZ NO FIM DO DUTO

O representante da Eletronorte/Brasília, João Neves Teixeira Filho, disse na audiência pública que o gasoduto é, sim, viável e que há gás suficiente em Urucu para abastecer Manaus e Porto Velho. Repito aqui, o entrave é só o ajuste de custos. A teoria da conspiração propaga que o Amazonas não quer ceder o gás para nós, isso é bobagem, eles ganhariam os royalties e o abastecimento das cidades ao longo do gasoduto. O problema é outro: $$$.

 

++++

ALÔ, SEU TEIXEIRA

Anacronicamente os Correios não aceitam o pagamento dos serviços que eles prestam por cartões de crédito/débito. Ou é dinheiro vivo ou em cheque. Com tanto avanço tecnológico que os Correios disponibilizam – rastreamento da correspondência, pela Internet, por exemplo –, por que não mais este?

 

++++

SAX

Semana boa. Ganho mais um cd, "Revivendo", desta vez do amigo Samuel Castiel. É uma homenagem a um amigo e colega de faculdade dele, Walden Carneiro. O Samuel, no sax tenor, acompanhado pelo Genésio, na guitarra e no cavaquinho e José Alkebal no teclado, interpreta 24 músicas de todos os estilos e épocas. Na faixa-bônus, Adna Soriano recita o poema "Eu sei que vou te amar", de Vinícius de Moraes.

 

++++

FALANDO NISSO

O Bloco "Trem das Onze" promove na próxima sexta-feira, 26, o show do sambista Délcio Luiz, autor de pagodes conhecidos, como "Hoje eu vou pagodear". Será no Mirante 2 ½, a partir das 22 horas. No pré-show, a volta do grupo Kizomba, que marcou época na cidade. As mesas estão sendo vendidas a R$ 50,00. Maiores informações, escrevam para o meu e-mail que está no roda-pé da coluna.

 

++++

HEIN?

O jornal argentino "La Nación" elogia a iniciativa do governo brasileiro de conceder à iniciativa provada a exploração de reservas florestais na Amazônia. A reportagem afirma, ao comentar o arrendamento de 220 mil hectares em Rondônia, que "o grande problema da Amazônia é a fiscalização, por isso 70% do arrecadado com a licitação se destinará aos órgãos de fiscalização da selva". A fonte da matéria é o Greenpeace!

 

++++

USINAS

Pessoas que ainda pescam na cachoeira de Santo Antônio estão pensando que a construção da hidrelétrica já começou. Uma turma de sondagem está com dezenas de máquinas prospectando o solo em Santo Antônio e no Jirau. Mas são trabalhadores de duas empresas que prestam serviços de sondagem para a construtora Camargo Correa, que colhem subsídios para o leilão que deve ocorrer, se Deus quiser, dia 29 de novembro.

 

++++

VALOR

Repercutindo na Imprensa caripuna as matérias publicadas pelo jornal "Valor Econômico", que pertence ao Globo e a Folha, de autoria do repórter Mauro Zanatta. Também está nas terras de Rondon, acompanhado por um fotógrafo, o repórter Gustavo Poloni, da revista Exame. A pauta é a mesma: as hidrelétricas e seus reflexos. Ontem eles queriam entrevistar o padre que celebra missas na capela de Santo Antônio da Cachoeira.

 

++++

EMBLEMÁTICO

Será testada em Rondônia a urna eletrônica a prova de fraudes. Sem comentários.

 

++++

TÍMIDA

Foi tímida a cobertura da Imprensa caripuna à visita do general de exército, digo, ministro da Defesa, Nelson Jobim a Porto Velho. A mídia nacional ganhou em conteúdo. Também, com tanta coisa acontecendo na cidade ao mesmo tempo...

 

++++

JOBIM

Um dos pontos destacados pela Agência Brasil foi a declaração do ministro de que o desenvolvimento pode deter a destruição ambiental: "Não se deve imaginar que é possível resolver questões ambientais da região sem assegurar alternativas aos povos aqui residentes".

 

++++

NA MÃO

A situação das Forças Armadas é preocupante. Vejam estes números da Força Aérea Brasileira, a gloriosa FAB: "das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando. Outras 220 estão nos parques de manutenção e 232 no chão nas unidades militares por falta de recursos para compra de peças". A informação é do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara de Deputados. Se um maluco destes que governam países limítrofes quiserem nos atacar, estamos no sal.

 

++++

AÍ EU ME CALO.

[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)