Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Banzeiros 16/08/07


  Onde se comenta o que foi e o que não foi notícia

PESAR
Morreu ontem o jornalista e escritor Joel Silveira. Tive a oportunidade de ler muitas das suas crônicas em livros e na antiga revista "O Cruzeiro", onde também li as matérias que escreveu como correspondente durante a Segunda Guerra Mundial. Além de narrar bem o que via, Joel escrevia como humanista. Ele foi um dos maiores repórteres que o Brasil já teve. Aliás, repórter é uma raça em extinção.

++++
JOEL
Uma das reportagens que ficou marcada em minha mente foi da morte do sargento do Exército Max Wolf Júnior, assistida por Joel, a partir da trincheira de retaguarda. Poucos minutos antes de sair em missão, o sargento pediu ao jornalista que mandasse junto aos despachos (matérias) uma carta à filha dele, que morava em Curitiba. Metros além, Wolf recebeu uma rajada de metralhadora, morrendo na hora.

++++
FRASE
"Paciência, persistência, insistência". Fórmula que Joel Silveira ensinava para quem queira ser um bom repórter. Viram que ele não sugeriu pressa?

++++
TRISTE IRONIA
Bem próximo de onde estava sendo velado o corpo do cantor Rubens Parada, na Câmara dos Vereadores ontem, um cartaz convidava para a "II Noche Cultural Hispano-americana", no dia 18, próximo sábado. Rubito faria o encerramento da festa. Não vai dar mais.

++++
FUMAÇA
Não são só nossas 'vias aéreas' que estão sendo prejudicadas pela fumaça das queimadas. A navegação nos rios também está perigosa, pela falta de visão pelos barqueiros e pilotos.

++++
PAU SECO & FILÓ
Conta seu Rui, filho mais ilustre de Ananindeua (PA), que havia na cidade certo jogador de futebol, conhecido como "Pau Seco", que tinha um verdadeiro canhão nos pés. O chute dele era indefensável. Numa destas partidas, o juiz marcou um pênalti e Pau Seco foi escalado para cobrar.

++++
PAU SECO & FILÓ - 2
Os colegas aconselharam o goleiro do time adversário a deixar a bola passar. Era a melhor opção. "Filó", o goleiro, disse que pegaria a bola e se colocou em posição. Silêncio geral. Pau Seco tomou distância e encheu o pé. Os torcedores olharam para o fundo do gol, mas a bola não estava lá. Filó havia defendido o pênalti, encaixando a bola entre os braços. Mas ao se virar, todos viram que o número "um", que estava costurado nas costas de sua camisa, tinha voado longe...

++++
ANEEL
Quem quiser acompanhar o processo das usinas no rio Madeira, inclusive dados técnicos, pode conseguir tudo em primeira mão, no site da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL ( http://www.aneel.gov.br/). Na página principal há uma janela, chamada 'hotsite' "Complexo Hidrelétrico do rio Madeira". Está tudo lá.

++++
PROPOSTAS
Nesta sexta-feira, 17, comunidades que serão atingidas – direta e indiretamente – pelas futuras usinas do Madeira, entregam propostas para ações mitigatórias e de compensação ao Consórcio Furnas – Odebrecht, à Prefeitura, ao Governo do Estado e à União. Foram realizadas 64 reuniões participativas e as próprias comunidades listaram as reivindicações que buscam melhorar a qualidade de vida delas.

++++
E'X'PERTO
Já apareceu "presidente" de associação de moradores querendo saber "que dia o dinheiro 'cairá' na conta".

++++
ESTUPRO
O jornal Correio da Manhã, de Portugal, noticiou que a justiça norueguesa condenou uma mulher, em Bergen, por estupro. Ela teria feito sexo oral em um amigo, sem o consentimento deste, enquanto ele dormia. O "belo adormecido" foi quem a denunciou. A mulher foi condenada a nove meses de prisão e a uma multa de quase cinco mil euros. A notícia é velha, mas voltou a circular na internet nesta semana.

++++
TRÊS
O ex-blog do César Maia diz que o novo anúncio do Banco do Brasil é uma mensagem subliminar para o terceiro mandato do presidente Lula. É mesmo? Confiram: http://farm2.static.flickr.com/1298/1122994460_7bfc000b0c_o.jpg    Sei não.

Banzeiros 16/08/07 - Gente de Opinião

++++
SILÊNCIO
Não consigo acostumar com o silêncio que reina nesta cabeceira da pista do aeroporto, onde trabalho. É 'tom bom'! Falando nisso, dizem que a crise aérea acabou e que os controladores de vôo foram devidamente enquadrados. Atrasos de vôos, agora, só por questões climáticas.

++++
POR HOJE É SÓ.
sajunior@rondoniagora.com 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre José Carlos Sá

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho