Porto Velho (RO) sábado, 24 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Banzeiros 13/08/07


Onde se comenta o que foi e o que não foi notícia


NATIVIDAD

Esta modesta e-coluna registra o aniversário do comandante Fidel Castro, presidente perpétuo de Cuba. Em 13 de agosto também, começaram a construir o muro de Berlim, em 1961. Este mês de agosto... É mal de origem.

++++
FRASE

"Um beijo em seu coração". Costume da terra, herdado da Transilvânia. Credo!

++++
FRASE – 2

"No governo JK éramos felizes e sabíamos". Jornalista e escritor Cláudio Bojunga, no programa "O Mundo da Literatura", na TV Sesc, emissora que estou gostando mais a cada dia.

++++
AGRICULTURA

Reeleito para mais um mandato à frente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia – FAPERON, o senhor Francisco Ferreira Cabral, o "Chico Padre". Ele se define como um "agricultor de mãos calejadas e pés rachados". Os parabéns desta e-coluna e os desejos da continuidade de uma administração séria.

++++
HEIN?

Li no site Ambiente Brasil que as queimadas na Amazônia serão monitoradas por satélites europeus e norte-americanos. Só as queimadas, cara-pálida?

++++
ERRAMOS

Sou assim: quando erro, dou o braço a torcer. Assumo. Quero pedir desculpas ao Governo Brasileiro, à Polícia Federal, ao Ministério da Justiça (não necessariamente nesta ordem), pelo comentário sobre a deportação expressa dos cubanos, que fugiram durante os jogos do Pan, foram recapturados e extraditados para Cuba, numa velocidade nunca antes vistas nestas terras tropicais. O ministro Tarso Genro declarou sábado, que foram os boxeadores que "pediram para voltar para casa". Tá vendo, o que dá o açodamento da Imprensa fascista?

++++
VOLTANDO A ASSUNTO FRIO

(Demorei a reagir. Às vezes penso, não anoto, esqueço e passa o "timing".) O deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) reagiu à mudança de direção do Incra-RO, dizendo que se "trocava seis por meia dúzia" e que o "Incra, nas mãos do PT, era inoperante". Ia comentar, mas outros assuntos distraíram-me. Com a devida vênia, discordo do nobre deputado. Todas as invasões, digo ocupações, de terras em Rondônia, nestes quatro anos e meio, obedeceram a uma lógica precisa, matemática. Exemplo? A invasão, digo ocupação, de uma fazenda em Ouro Preto do Oeste, foi feita EXATAMENTE na área que estava sendo legalizada, um projeto de reflorestamento, nem um centímetro a mais ou a menos. Com GPS e tudo. Isso não é coisa de um serviço organizado, sem bagunça?

++++
LEILÃO

Marcado para o dia 30 de outubro, como já estava previsto, o leilão para escolha de quem construirá e terá a concessão para vender energia produzida na futura hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira. O documento nada fala sobre a proibição de Furnas participar do tal leilão. Se não fala...pode.

(P.S. O leilão pode ser adiado para novembro, outra novela sem fim)

++++
SEM DONO

O meu vizinho sem teto sumiu há uma semana. Corre o boato de que algumas pessoas bateram nele e o levaram. Uma menina, que mora no apartamento cujas janelas dão para a rua, disse que "se o levaram, foi de carro, pois o cachorro que o acompanhava tá'i". Ela tem razão. O cachorro teria acompanhado seu dono. Agora o bicho dorme nos mesmos lugares em que o dono desaparecido dormia, nas mesmas calçadas, obedecendo a um estranho rodízio de uma noite aqui, outra acolá.

++++
ICMS

Ainda não entendi. Mas é coisa de paulista, do José Serra. A Agência Estado noticia que a ALE-SP aprovou o projeto de lei do executivo que devolve ao consumidor o que ele pagar de ICMS, desde que apresente a nota fiscal do produto comprado. É meio kafkaniano, não? Se o cara exige a nota fiscal, o Estado devolve o ICMS; se não exige e o comerciante sonega, fica na mesma. Estou errado?

++++
NÃO ERRAMOS

Na coluna do dia 10, sexta-feira, comentei que o presidente Lula não apareceu no programa eleitoral do PT. Recebi e-mails dizendo que o prgrama foi do PSDC, por isso o Lula não foi convidado. É que assisti ao programa do PT exibido na tv a cabo, nas TVs SESC, Record e outra que não me lembro. Como o programa não estava em rede, cada emissora exibiu na hora que quis. Na tarde de sexta-feira a Folha On Line publicou comentário semelhante ao que fiz. Lamento, mas depois vocês assistirão ao programa a que me referi.

++++
ERROS

Na pressa de acompanhar uma mente doentia, meus dedos não obedecem ao que o cérebro pensa estar determinando. Então, de vez enquanto (para não dizer sempre), faltam ou sobram letras. O corretor ortográfico desta *erda ainda quer que escreva "a presidente Lula".

++++
O REVERSO ESTÁ PINADO. FUI.

sajunior@rondoniagora.com
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre José Carlos Sá

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho