Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Banzeiros 11/10/07


Onde se comenta o que foi e o que não foi notícia  

FRASE
"Pode não ser a sua opinião, pode não ser a melhor opinião, mas esta é uma coluna de opinião". Lema da coluna da jornalista Hildegard Angel, no JB. Assino embaixo.

++++
LIVRO
Recebo e agradeço ao convite para participar da programação comemorativa ao 4° ano de instalação da Escola do Legislativo da Assembléia de Rondônia. Será dia 17, com o lançamento do livro "Porto Velho – 100 anos de História – 1907 – 2007", de autoria da professora Yedda Borzacov, já comentado nesta e-coluna. O historiador Francisco Matias fará a apresentação do livro.

++++
AFTOSA
A suspeita da existência de animais infectados com febre aftosa em uma fazenda em Theobroma chega em má hora, já que a União Européia quer barrar a importação de carne bovina do Brasil por não confiar na sanidade dos animais e na fiscalização do governo.

++++
AFTOSA – 2
Concordo com o Léo Ladeia: Também é emblemática a descoberta desse possível foco poucos dias depois de produtores da região de Jaru, onde Theobroma está localizada, terem publicado carta aberta contra a diretoria do FEFA - Fundo Emergencial da Febre Aftosa do Estado de Rondônia. O que pode, também, não significar nada.

++++
Аркадий
Este aí é o título do span que me enviam, oferecendo Viagra e Cialís.

++++
PESAR
Ontem lamentei a morte da professora Aidê Santini. Hoje lamento a impossibilidade dos colegas de 13 anos de trabalho dela não poderem comparecer ao enterro. Lamentável, lamentável.

++++
DEMOROU
A operação "Área Livre", desencadeada pela Polícia Federal para investigar o uso dos benefícios das Áreas de Livre Comércio para sonegar impostos, demorou muito a acontecer. Em qualquer boteco da cidade você ouvia os nomes de quem "carimba" nota fiscal em Guajará-Mirim.

++++
BANDEIRAS
Fiz uma consulta ao Ciro Pinheiro, pois estranhei passar em frente a uma concessionária de caminhões e ver a seguinte disposição de bandeiras, para quem olha da rua: primeiro grupo de mastros - bandeira da empresa, bandeira nacional (mastro mais alto) e da fábrica representada; no segundo grupo de mastros, a bandeira do Município e a bandeira do Estado.

++++
BANDEIRAS – 2
Com a habitual gentileza, o Ciro respondeu: "As bandeiras da empresa, como não são consideradas, oficialmente, bandeiras, são simples alegorias comerciais (não são regidas por nenhuma norma legal) não se juntam às bandeiras do país, do estado, ou do município e, essas, não poderão ficar em um segundo grupo como vc diz. O certo seria o primeiro grupo com as bandeiras, digamos, oficiais e, um segundo com as bandeiras comerciais, ou então, um grupo só, com as três [oficiais] no meio e as comerciais nas laterais". Obrigado.

++++
MUITO BOM
Após a TV Record ter lançado a Record News, em canal aberto, a TV Globo consulta o Ministério das Comunicações. Quer fazer o mesmo. Bom para todo mundo.

++++
INSPIRAÇÃO
Se os coleguinhas da Imprensa caripuna disseram que o deputado Moreira Mendes não tem o que fazer por querer proibir a venda de cerveja em garrafas long neck, imagino o que diriam ao saber sobre o projeto de lei de um deputado estadual catarinense proibindo as crianças de colocar apelidos em seus colegas de escola. Pense num projeto sem futuro.

++++
ESTRUPÍCIO
Às 23 horas deste sábado, 13, começa o horário de verão em Rondônia. Segunda feira os bancos abrem mais cedo e eu tenho que acordar mais cedo, também. Como já disse anteriormente aqui, trabalho pelo horário de Brasília.  Ó raios!

++++
VERDES
A Polícia Rodoviária Federal e o Ibama atuaram e acabaram com um projeto de reflorestamento diferente no Maranhão. Ao realizar uma operação de combate ao desmatamento ilegal na região da Reserva Biológica do Gurupi, foi encontrado um grande plantio de maconha, dividido em 15 roças, da semeadura à colheita. Essa região é mesma onde foram encontrados, arrancados e queimados (hummmm) 55 mil pés de maconha em maio deste ano, ação comentada nestes Banzeiros.

++++
(IN)FIDELIDADE PARTIDÁRIA
Opinião do leitor: "Zé, o mandato parlamentar pertence é ao eleitor e eu não consigo entender porque tanta celeuma em torno do assunto, que, aliás, já custou muito caro para ficar no meio termo da decisão do STF e ainda retornou para nova deliberação do TSE. Assim não dá! Ou é muito provincianismo ou então é pura ignorância de minha parte..."

++++
ALÔ, DONA ROSE
Funcionários da Caerd vão todos os dias visitar o buraco aberto em frente ao escritório da estatal Furnas, na Lauro Sodré, onde buscam a rede de água. Chegam, olham, avaliam, conversam e vão embora e o buraco fica do jeito que está: aberto.

++++
FALANDO NISSO
E falando em buraco, a Prefeitura está retificando a pista da Avenida Migrantes, ou BR-319, como queiram. O trânsito de carga pesada deforma o asfalto, formando ora buracos, ora lombadas. Aprendi, na época do prefeito José Guedes, que para estes casos, você tem que retirar o asfalto necrosado, recortar a parte estragada e fazer tudo de novo.

++++
ESTE MERECE
Fico sabendo, pelo Zé Katraca, que o artista plástico Geraldo Cruz expõe suas obras no salão nobre do Senado. Fico satisfeito, pois além de ser um excelente artista, Geraldo expressa muito bem a realidade 'beradeira', do baixo Rio Madeira, onde nasceu e cresceu.

++++
GARIMPO?
A prisão de um homem que "garimpava" manualmente acima da cachoeira de Teotônio, na última terça-feira, fez o finado Curicão dar cambalhotas em sua cova. Em sã consciência, responda: o que um garimpeiro manual trará de impacto em um Estado que é campeão de desmatamento, de queimadas, de exploração ilegal de madeira e minerais em reservas ambientais e indígenas? Isso sem falar de 'otras cositas más'. Vamos combinar....

++++
ASSANHAMENTO
Correm boatos que o pmdb está escolhendo um novo nome para ocupar a presidência de Furnas. Poucos dias após ter tomado posse, Paulo Conde adoeceu e seu estado é preocupante. Como ocorre nestes casos, as negociações são iniciadas antes do passamento.

++++
ASTRONAUTA
Em todos os telejornais de ontem foi destacada a missão espacial que é comandada por uma mulher e que tem um muçulmano que terá que rezar cinco vezes por dia, voltado para Meca. Falaram de tudo, menos o que os astronautas vão fazer no espaço sideral.

++++
E ASSIM VAI.
[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)