Porto Velho (RO) sábado, 24 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Banzeiros 10/08/07


Onde se comenta o que foi e o que não foi notícia

CÂNDIDO
É hoje o lançamento do livro do escritor Antônio Candido de Oliveira, "Enganos da Nossa História", com trilha sonora do Bado. Na Casa de Cultura "Ivan Marrocos", a partir das 20hs. Prestigiemos.

++++
CUIDADO

A Fiero anuncia a construção do "Centro de Tecnologias" em Ji-Paraná, com um investimento de R$ 5,8 milhões. É bom os projetistas terem cuidado, pois numa área tão grande, mais de três hectares, deve ter muita nascente e olho grande, digo, olho d' água.

++++
ESNOBE

O comandante Daniel Ortega, presidente da Nicaragua, esnobou o companheiro Lula e não quis conversa sobre biocombustíveis à base de etanol, tecnologia que o Brasil quer exportar, tendo como garoto-propaganda o presidente da República. O comandante Ortega, que não bobo, aceitou, sim, que o Brasil construa hidrelétricas para eles. Seria bom que, junto com as usinas, o Brasil também exporte o MAB para lá.

++++
HORTA

Até pouco tempo eu alimentava esta e-coluna com abobrinhas colhidas no site do jornal russo Pravda. Troquei de fornecedor, pois a BBC está imbatível. Vejam algumas das matérias publicadas lá: "Mulheres preferem homens 'com feições femininas'"; " O tempo e a previsão do tempo - uma obsessão "; "Zôo de Taiwan hipnotiza crocodilos", "Russa divide casa com 130 gatos", dentre tantas outras. Arre!

++++
HORTA

Para não perder o costume, esta é do Pravda: "Polícia portuguesa prepara armadilha para Kate McCann". Kate é a mãe daquela menina inglesa que desapareceu do quarto de hotel, há quase 100 dias, em Portugal. É por isso que não estranho quando comandantes de polícias militares brasileiras convocam a Imprensa para anunciar operações contra bandidos, informando dia, hora e local. Agora sei com quem aprenderam.

++++
ALOPRADOS

A Imprensa argentina disse que os dólares encontrados com um venezuelano, na véspera da chegada do presidente Hugo Cháves a Buenos Aires, seria entregue a "movimentos sociais simpatizantes de Chávez". Autoridades argentinas e venezuelanas não se manifestaram. Onde há fumaça, há fogo.

(P.S. Já caiu um alto funcionário argentino por conta desta presepada.)

++++
QUE VENHA

Numa das versões publicadas sobre declarações do presidente da empresa CPFL Energia, sobre as usinas do Madeira, Wilson Ferreira Junior teria dito que o bagaço de cana seria a alternativa ideal para abastecer usinas termelétricas, ao invés das hidrelétricas. Disse que o bagaço é menos poluente que o carvão e o diesel e mais barato que o gás natural. Tudo bem. Para produzir bagaço é preciso plantar cana-de-açúcar; para plantar é preciso desmatar. Temos muitas terras por aqui; o solo é pobre, mas pode ser corrigido. Que venham as usinas de álcool. O governador do Amazonas, Eduardo Braga, endossa minhas palavras. Não se preocupem o excedente da produção "nóis bébe",

++++
QUEM É?

A CPFL Energia é a holding que atua nas áreas de geração, distribuição e comercialização de energia e registrou um lucro líquido recorde de R$ 842,3 milhões no primeiro semestre do ano. Apesar deste aparente desprezo pelas hidrelétricas no rio Madeira, ela está procurando parceiros para participar do leilão, desde que "a governaça do empreendimento seja predominantemente privado", disse Wilson à Gazeta Mercantil.

++++
AINDA?

Chega hoje às lojas o último disco da dupla Sandy & Junior, que ainda fará uma turnê e depois se desfaz. É só procurar que se acha uma boa notícia...

++++
EDITORIA

Em qual Editoria - Social ou Polícia - serão publicadas as notícias sobre estes dois fatos: " Belo e Gracyanne Barbosa se casam sábado" e " Fernandinho Beira-Mar vai se casar no presídio"?

++++
MARKETING

Se alguém duvida da  eficácia do Marketing, veja este "case". A revista Playboy, tendo na capa a "bandeirinha" Ana Paula Oliveira, vendeu horrores. A macharada acorreu às bancas com sede, menos os torcedores do Botafogo - nenhuma insinuação sexual neste comentário. Ficaram algumas revistas encalhadas, aí correu o boato que Ana Paula é lésbica. Pronto, agora a mulherada é que quer ver as fotos. Pode?

++++
PERGUNTA IMPERTINENTE

Gilberto Gil é um artista-ministro ou um ministro-artista? O cantor e compositor iniciou uma turnê no início de julho, já esteve em 17 cidades em três países - Marrocos, Suíça e Itália e ainda restam quatro shows em São Paulo. E o Ministério da Cultura? Ele nem sabe se a greve já acabou...

++++
'ASSIM' DE PAI

Li, em dias diferentes, que a deputada Marinha Raupp e o deputado Lindomar Garçon era(m) o(s) presidente(s) da Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição nº 483-A, de 2005 (Pec da Transposição), do Senado Federal, de autoria da senadora Fátima Cleide (PT-RO). Fiquei em dúvida e fui consultar a página da Comissão, no portal da Câmara. Lá consta como presidente o deputado Mauro Nazif e relator Eduardo Valverde. Aí é não entendi mais nada. Mas como Rondônia já teve dois vice-governadores simultaneamente, nada a duvidar.

++++
FALANDO NISSO

Às vésperas de mais uma efeméride comercial, o dia dos pais, uma loja de roupas de Porto Velho anuncia ofertas para deixar o pai "um gato". O locutor tenta falar tudo em 30 segundos e tome calça, e tome camisa, e tome bermuda, e tome tomara-que-caia, etc. Epa! Volta o vídeo... "Tomara-que-caia"? É ta lá. Ainda bem que criei meus filhos sem o sentimento de culpa de não me presentearem neste dia. Já pensou, eu abrindo o pacote e um tomara-que-caia cor-de-laranja? Ia ter muita porrada. O domingo seria encerrado no Urso Branco.

++++
ESTRANHO

As celebrações das quintas-feiras, na Catedral de Porto Velho, são as chamadas "missas das intenções", onde se reza por quem está doente, por quem aniversaria, por quem nasce e, geralmente, missas de sétimo dia de falecimentos. Ontem a igreja estava lotada de parentes e amigos de alguém que morreu recentemente. Muita gente deixava transparecer que era a primeira vez que entrava em uma igreja católica e que não via a hora da celebração acabar, estavam visivelmente deslocados.

++++
ESTRANHO – 2

No programa do Partido dos Trabalhadores, exibido ontem, no Horário Eleitoral "Gratuito", o presidente Lula não apareceu.

++++
SINE

O sistema Nacional de Empregos – SINE, em Porto Velho, será a porta para contratação de empregados para a construção das usinas do Madeira. Os cadastros já estão sendo feitos. Há cerca de oito anos, no governo Bianco, o órgão foi informatizado e recebeu servidores especialmente capacitados. Deixou de ser um fornecedor de "empregadas domésticas e pedreiros", para se tornar uma referência na prestação de serviços de colocação de mão-de-obra. Destaque para o trabalho, que não foi fácil, de Astréa Jordão e equipe, naquela época.

++++
PASSAR BEM.

sajunior@rondoniagora.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre José Carlos Sá

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho