Porto Velho (RO) sábado, 14 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Banzeiros 09/08/07


 Onde se comenta o que foi e o que não foi notícia

FRASE
"Os nomes dos colaboradores anônimos sempre são esquecidos". Eu mesmo, num raro momento de profunda inspiração e de idiotice.

++++
DENTRO

Furnas, em consórcio com a Odebrecht, deve participar do leilão de energia a ser realizado em outubro. O assunto foi decidido em um encontro político em Niterói, no último final de semana. Outras estatais estão liberadas a participar dos demais consórcios interessados nas Usinas do Madeira. A informação circulou ontem na Imprensa em forma de especulação, mas já é uma decisão oficial.

++++
ALCAIDE

Corre na cidade o boato que por trás da polêmica sobre a "lei das nascentes" está em preparação uma campanha de prefeiturável. Mas vejo uma incoerência aí. Como todos sabem, as nascentes, olhos d'água, lençóis freáticos de Porto Velho estão contaminados ou prestes a sê-lo. Então uma administração ecologicamente correta teria que ser feita em outro município. Ocorre-me neste momento sugerir Guajará-Mirim, que tem 90% de seu território transformado em reservas; Pimenteiras, com muitas nascentes; ou a emancipação do Lago de Cuniã, onde não falta água. A "emancipação" do Cuniã pegaria carona nas outras que estão sendo preparadas, como Extrema e Nova Califórnia, por exemplo.

++++
ALCAIDE -2

Não é brincadeira, não. Estou falando sério. Dando eco à voz rouca das ruas.

++++
EXPORTAÇÃO

Ainda envolta em mistérios a apreensão de uma mala preta com US$ 800 mil, no aeroporto de Buenos Aires. O suspeito, um venezuelano, faria parte da comitiva de Hugo Chávez e teria chegado mais cedo em outro avião. O embaixador da Venezuela na Argentina nega a prisão e não explica os dólares. É o Brasil exportando tecnologia de aloprados.

++++
SEMPRE UM PAPO

Como antecipamos aqui, o escritor e colunista da Folha de S. Paulo, Moacyr Scliar é o convidado do mês do projeto "Sempre um Papo". A palestra e lançamento do livro "O Texto, ou A Vida", editado pela Bertrand Brasil serão realizados dia 22 de agosto, a partir das 19hs30, no Teatro Um, no Sesc Esplanada. O evento é promovido por Fred Perillo Comunicação com apoio da AB Comunicação, patrocínio da Brasil Telecon, Faculdade São Lucas, Grupo Ameron, Sesc, Livraria Exclusiva e On Line Clipping. Entrada gratuita, limitada à lotação do teatro.

++++
DIZ PERSIVO

O economista e escritor Silvio Persivo foi a Manaus sondar a edição de um novo livro, desta vez em área diferente daquelas que estamos acostumados a vê-lo dominar: Economia e Poesia. Vem novidade por aí.

++++
POR QUE NÃO?

Leio que a Ceron está realizando uma ação contra "gatos" em estabelecimentos comerciais no centro da cidade. A e-coluna pergunta: e os rabichos para as barracas de lanches, para os vendedores de CD e DVD, para as máquinas de sorvete e etc., etc., etc.?

++++
HEIN?

Considero-me uma pessoa razoavelmente informada. Passo a maior parte do dia diante de jornais impressos, revistas e sites de notícias na Internet. Ainda não entendi as marchas e contra marchas da crise na Educação no Estado. As notícias publicadas sempre têm como origem as assessorias do Governo, da Assembléia ou do Sindicato. Os órgãos de informação se tornaram um mero canal de divulgação, sem explicar o que está acontecendo de fato.

++++
INFÂMIA!

O jogador Ronaldo, ex-Fenômeno, manifestou ontem seu desejo de retornar à Seleção Brasileira (também conhecida como "Selecinha do Dunga"). Ele negou as declarações do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que esta semana revelou, em entrevista a um jornal italiano, que havia manguaça na concentração da Copa de 2006, além de Ronaldo Bola ter se apresentado acima do peso. Ronaldinho teria dito que o volume sob a camisa, na altura do abdômen, era apenas uma almofada, como a que uso habitualmente.

++++
DA HORA

Duas notícias devem se destacar hoje: As representações de Cassol contra o procurador da República em Porto Velho e do Procurador-Geral da República contra Cassol; a outra, a reabertura do caso do Lulinha, aquele que vendeu a participação em sua micro empresa de games, por R$ 5 milhões à Telemar.

++++
ATROPELADO

Quem gostou do anúncio da redistribuição do espaço vital nos aviões – espaço entre as poltronas – feito pelo ministro da Defesa Nelson Jobim, foi o empresário Miguel de Souza. Com mais de 1, 90 de altura, Miguel tem dificuldades de se acomodar nas poltronas dos aviões e tem seus joelhos habitualmente abalroados pelos carrinhos dos comissários de bordo.

++++
MALDADE

A ex-gestante Mônica Velloso, mãe da Maria do Calvário (obrigado, Léo) e responsável pelo purgatório do senador Renan Calheiros, tem duas semanas para estar em forma e aparecer na revista "Playboy". O que a academia não der jeito, o "photoshop", resolve.

++++
CANSEI.
sajunior@rondoniagora.com

EM TEMPO
Deu no Congresso em Foco de hoje: "Manchete a ser definida, Soraia!"  Coitada da Soraia, a esta hora está demitida.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre José Carlos Sá

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho