Porto Velho (RO) sábado, 24 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Banzeiros 08/08/07


Onde se comenta o que foi e o que não foi notícia



ENERGIA

Já  em tramitação no Ibama nacional as informações complementares sobre a UHE Tabajara, projetada para ser construída no Rio Machado ou Ji-Paraná, na cachoeira do mesmo nome. O empreendimento está sendo estudado pelo grupo formado por Furnas, Eletronorte e Construtora Queiroz Galvão. A conclusão dos estudos ambientais está prevista para o dia 31 de dezembro de 2008.

++++
CARACTERÍSTICAS

A UHE de Tabajara terá capacidade para gerar até 350MW, com uma barragem de 31 metros de altura e três turbinas tipo "Kaplan". A usina hidrelétrica será construída no município de Machadinho do Oeste. Outras informações no site do Ibama: www.ibama.gov.br/licenciamento/consulta/empreendimento/ro

++++
IBAMA

Os empreendimentos "pendurados" no Ibama, de interesse regional, são: UHEs de Jirau, Santo Antônio e Tabajara; linhas de transmissão entre Porto Velho e Rio Branco e entre Vilhena e Jauru (MT); gasoduto Urucu-Porto Velho; BR-319, entre Porto Velho e Manaus; pontes sobre o rio Madeira; e extração de cassiterita em Jamari.

++++
FURNAS

O Globo publica edital de convocação da Assembléia Geral Extraordinária, prevista para ocorrer dia 15 de agosto. Na pauta a eleição dos membros do Conselho de Administração, a despedida de José Pedro Rodrigues de Oliveira e a ascensão à presidência da estatal de Luiz Paulo Conde, que não é eletricista.

++++
TOMA LÁ, DÁ CÁ

Além da distribuição de cargos nos segundo e terceiros escalões da máquina federal, o presidente Lula autorizou a liberação de emendas parlamentares. Parece que não confia no taco do PMDB, no caso da prorrogação da CPMF.

++++
MAIS BARATO

Consumidores de energia elétrica de Santa Catarina, Espírito Santo e Pará, tiveram as suas taxas de consumo reduzidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

++++
VISITA

As guarnições do Exército, em Porto Velho, recebem na próxima semana a visita do Diretor Geral do Pessoal e do comandante da Amazônia. A visita é de rotina.

++++
NO PRELO

O museólogo Antônio Ocampo prepara mais um livro. Foi para revisão o trabalho sobre a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, da década de 1970 até os dias de hoje, passando pela mini-série "Mad Maria". Ocampo promete desmistificar algumas estórias mal-contadas.

++++
DO DIABO

A revista "Aventuras na História" (Ed. Abril), que está nas bancas, traz reportagem nada simpática sobre o centenário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. O texto também está no site da revista: http://historia.abril.com.br/2006/edicoes/noticias/mt_243048.shtml

++++
FAÍSCA ATRASADA

Com um pouco de atraso, parlamentares federais e Imprensa agora se manifestam contra a prisão dos cubanos e a presteza em extraditá-los e entregá-los a Fidel Castro. Agora a Inês é morta. Espero que só no sentido figurado.

++++
FRASE

"Enternecendo sem perder a dureza." Lema do blog da Tia Cris.

++++
HEIN?

O deputado federal Moreira Mendes (PPS/RO) apresentou na Câmara dos Deputados, projeto de lei que proíbe a industrialização e a comercialização de cerveja em garrafa de vidro não-retornável, conhecida como "long neck". Se a idéia for aprovada, a proibição entra em vigor em 1° de janeiro de 2010. A justificativa é evitar acidentes.

++++
BARULHO DESNECESSÁRIO

Luiz Antônio Pagot teve seu nome homologado pela Comissão de Serviços de Infra-estrutura do Senado Federal para a diretoria-geral do Dnit nacional. O resultado da votação foi 17 a 6. Pagot, para quem não conhece, é o mentor da utilização do rio Madeira para a exportação de soja produzida no norte de Mato Grosso e sul de Rondônia, mudando a geopolítica da região.

++++
BARULHO DESNECESÁRIO – 2

A sabatina ao indicado ao cargo e sua aprovação demorou mais de 100 dias. Pagot deve ser o candidato à sucessão de Blairo Maggi no Governo do Mato Grosso, por isso atraiu a ira da oposição.

++++
BARULHO DESNECESSÁRIO – 3

E o Senado também aprovou a criação do 'Chibio' – Instituto Chico Mendes de Biodiversidade e Conservação. Um dos lados do Ibama rachado.

++++
DO PASSADO

Dois fatos do presente trazem à memória estórias ocorridas. Uma, a greve de fome do professor da Unir. No passado também houve uma manifestação semelhante, em que se comentava o contrabando de sanduíches, na calada da noite, para o candidato a anoréxico. A outra, "o foca" que foi cobrir uma suposta distribuição de casas populares e acabou preso. Em Belo Horizonte, o apresentador de um destes programas policiais, via rádio, foi entrevistar um sujeito que bateu na própria mãe para tomar o dinheiro dela. Não me recordo agora o nome do radialista. Soube que ao "elemento" perguntou: "Então, você bateu na sua mãe, para tomar o dinheirinho dela, né?" "Né, não, doutor..." O repórter desligou o gravador – aqueles grandes, Phillips, com teclas parecendo dentes –, e baixou a porrada no tal suspeito. Depois religou o gravador e repetiu a pergunta. Não sei qual foi a resposta.

++++
E É O DIA

Depois de contar este causo, também lembro que hoje, 8 de agosto, é o Dia do Radialista (calma) em Pindamonhangaba – SP. Certo? Banzeiros também é cultura.....................inútil!

++++
VAI POR MIM.

sajunior@rondoniagora.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre José Carlos Sá

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho