Quarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Banzeiros 06/09/07


Onde se comenta o que foi e o que não foi notícia  


A lei de Gérson precisa ser revogada, certo?

FRASE
"Quien piensa que la realidad es sólo lo que se toca no entiende nada" Do historiador argentino Carlo Ginzburg, em entrevista ao jornal "Clarin", de Buenos Aires.

++++
SACRIFÍCIO
É absolutamente falsa a informação que Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC enviou um funcionário ao Nepal, onde os funcionários da agência estatal homóloga mataram um bode e ofereceram a uma divindade nepalesa, conseguindo resolver o problema técnico de uma aeronave, que em seguida levantou vôo. No ano passado, na Turquia, um camelo foi sacrificado em comemoração quando os técnicos conseguiram, finalmente, consertar onze aviões que sempre apresentavam panes. Aqui no Brasil não sei o que ou quem deveria ser sacrificado.

++++
NÃO VAI
Em protesto contra os critérios usados para definição dos participantes na próxima Conferência Nacional de Meio Ambiente, que estaria privilegiando entidades ambientalistas (ONGs), a CNI resolveu que não participará do evento. Destaco na carta assinada pelo presidente Armando Monteiro a seguinte frase: "Em vez de se discutir 'como fazer', continua-se discutindo o 'não vou fazer'".

++++
COINCIDÊNCIA?
No mesmo dia em que o jornal paraguaio "ABC Color", em editorial, acusa o Brasil de preparar uma invasão àquele país, para garantir o acordo bilateral de Itaipu, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou projeto do Executivo que "autoriza o presidente da República a adotar atividades de mobilização em caso de guerra ou ameaça à soberania nacional". Como eu sou reservista, e por via das dúvidas, pedi a minha mãe que procure no sótão da casa dela os meus apetrechos militares e envie para cá. Sei que a túnica não poderá ser abotoada, mas o capacete ainda deve servir.

++++
PRECEDENTES
A escolha de um deputado para ocupar vaga no Tribunal de Contas, por indicação da Assembléia, já teve precedentes com a escolha de Natanael Silva. Na ocasião, o governador Ivo Cassol se recusou a assinar a nomeação, o que foi feito na ausência dele pela governadora em exercício dona Odaísa Fernandes. Sempre entendi que a vaga "da Assembléia", não precisaria, necessariamente, ser ocupada por um deputado, que foi eleito para legislar, mas por um técnico que reúna os quatro requisitos previstos na Constituição.

++++
NADA DISSO
Nem desprestígio, nem "chá de cadeira". O estremecimento nas relações entre o Legislativo e o Executivo atende por um nome conhecido de todos: "Fisiologismo". Projetos foram votados sem discussão, cargos foram prometidos, mas as nomeações não foram feitas, daí...

++++
NADA DISSO – 2
Não estou inventando nada. Deputados deram entrevistas dizendo não saber o que votaram. Enquanto não se revogar a "Lei de Gérson", a situação no Brasil continuará essa. No entanto é mais fácil ser revogada a "Lei da Gravidade" que a de "Gerson", pois todos querem levar vantagem em tudo, ceeerrrto?

++++
CONTAS
Pura maldade do Roberto Gutierrez. Segundo ele, com Chico Paraíba no TCE as contas do prefeito Charles Moro, de Presidente Médici, não serão aprovadas nunca.

++++
HEIN?
A proibição de queimadas em Rondônia lembrou o episódio do prefeito de Aparecida (SP), Zé Louquinho, que proibiu as enchentes do Rio Paraíba do Sul... por decreto. Tal e qual.

++++
GÁS
Encontrei aqui por casa uma (possível) matéria paga sobre a atuação da Petrobrás na Amazônia, com o título "O desafio de produzir petróleo em plena floresta amazônica". Entre um auto-elogio e outro, a informação de que "a produção média de petróleo em Urucu (AM) é de 55 mil barris por dia, enquanto a de gás natural é de 10 milhões de metros cúbicos por dia".  Como a revista, onde o texto está inserido, é de abril ou maio de 2006, e as pesquisas da região não pararam, estes números devem ser hoje muito maiores. A história de que o gás não dá para abastecer Manaus e Porto Velho é conversa fiada. Se dissessem que têm outras prioridades, seria mais honesto da parte deles.

++++
GÁS – 2
O senador Valdir Raupp voltou a ocupar a tribuna do Senado para reclamar a não construção do gasoduto Urucu-Porto Velho. Raupp foi aparteado e recebeu a solidariedade dos outros dois senadores de Rondônia, Fátima e Junior. Mas falavam para um plenário vazio e para desatentos telespectadores da TV Senado.

++++
FREDDIE
As comemorações do aniversário de Freddie Mercury, que ontem faria 61 anos, para mim, começaram com o programa "Expresso 104", apresentado pela Silvia Cahil, na rádio Vitória Régia. A noite não um, mas três especiais sobre o vocalista do "Queen" foram apresentados no History Channel. Sem dúvida o melhor especial foi sobre o álbum "The Night at Opera".

++++
TEIMOSIA
Voltei a este assunto mesmo a e-coluna de quinta-feira passada, falando do mesmo tema, tendo sido considerada a pior que eu já escrevi. Paciência.

++++
OUTRO
Comemorando aniversário hoje o programa "Debate Rondônia", na rádio Transamazônica, apresentada por Francisco Matias. Um mês de debates políticos sempre a partir de 6hs30 da manhã.

++++
"ENGANOS"
Terminei de ler ontem o livro "Enganos da Nossa História", de Antônio Cândido da Silva. Talvez o maior pecado dele e, por isso a polêmica que tomou conta das páginas dos jornais, dos sites e das mesas de bar, foi apontar nominalmente aqueles escritores que, na opinião de Cândido, interpretaram erroneamente dados e fatos históricos, passando a divulgar versões.

++++
HOJE EU NÃO VOU.

[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)