Quarta-feira, 5 de setembro de 2007 - 07h07
Onde se comenta o que foi e o que não foi notícia
A construção da ponte e o asfaltamento da BR-319 dependem da sucessão à Prefeitura de Manaus.
SUCESSÃO
Nos 21 anos em que estou em Rondônia, é a primeira vez que acompanho um processo sucessório à vaga de Conselheiro do TCE que é deflagrado desta forma. Das outras vezes, tudo foi pacientemente negociado. Talvez a vaga aberta por falecimento tenha açodado os ânimos e as ambições. Mas que deviam ter esperado a missa de sétimo dia para iniciar o processo, deviam.
(Terceira versão desta nota.)
++++
CONSTITUIÇÃO ESTADUAL
Teoricamente, estes são os pré-requisitos para se ocupar o cargo de Conselheiro no TCE-RO: "Art. 48 (...) § 1° - Os Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado serão nomeados dentre brasileiros que satisfaçam os seguintes requisitos: I - mais de 35anos e menos de 65 anos de idade; II - idoneidade moral e reputação ilibada; III - notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública; IV - mais de dez anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados no inciso anterior."
++++
PESAR
Ultimamente tenho repetido quase toda semana este título. Lamento o falecimento do senhor João Valério da Silva, ocorrido ontem em Ji-Paraná. Nos diversos cargos que ocupou nunca deixou a sua simplicidade, atendendo a todos, sem exceção, com a mesma atenção e paciência.
++++
BENCHMARKETING*
A primeira ação do diretor indicado da Agência Brasileira de Inteligência, Abin, delegado Paulo Lacerda, será pedir ao Congresso Nacional a aprovação de lei que permita aos arapongas fazer escutas telefônicas em casos excepcionais, como suspeita de terrorismo e sabotagem. É o know-how da PF sendo ampliado.
(*Benchmarking: ferramenta de identificação e comparação de processos e resultados de práticas de desempenho.)
++++
PONTE
Ouvi o comentário e não dei o devido crédito na hora, mas com o deputado federal Moreira Mendes botando a boca no trombone, tenho que reavaliar a informação: Passa pela eleição municipal de Manaus a construção (ou não) da ponte na BR-319 sobre o Rio Madeira, bem como da pavimentação total da mesma rodovia, entre Porto Velho e Manaus, e não apenas entre Porto Velho e Humaitá e um outro trecho, no extremo oposto. O TCU voltou a atacar, suspendendo as recém iniciadas obras, alega suspeita de superfaturamento e pede estudos de impactos ambientais, que já haviam sido dispensados.
++++
RÁDIO
O grupo Uniron arrendou a Rádio Cultura FM, em Porto Velho. Toda grade de programação está sendo revista.
++++
INÚTIL
Não será o bastante a suspensão das autorizações dadas pela SEDAM para queima de vegetação. A Justiça, a pedido do MP, determinou à secretaria que fiscalize e puna os responsáveis pelas queimadas ilegais. Não seria mais prático apreender caixas de fósforos e isqueiros? Pensando bem, qualquer uma das alternativas não terá resultados práticos.
++++
LETAL
Recebo e-mail da assessoria da Seapen esclarecendo que os agentes penitenciários utilizam, em seu serviço, munições letais e não letais, dependendo da ocasião. Está feito o registro.
++++
DIA D
Dia decisivo para o Senado Federal. O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar coloca em pauta a votação dos relatórios sobre os processos onde Renan Calheiros, presidente da Casa, é acusado de várias lambanças. O caso, que se arrasta há vários meses, deve ir a plenário na próxima quarta-feira, quando os senadores decidem, secretamente, o destino do colega. Os fornos começam a ser aquecidos e a massa está quase pronta.
++++
BANCOS
Leio notícia que o Banco do Brasil pretende comprar o banco de Brasília e vem à lembrança quando o BB absorveu os correntistas do Beron, por outros motivos, claro. Eu era feliz e não sabia.
++++
LENDA
No Maranhão, ao contrário do que ocorre nesta região, são os pescadores que comem os botos.
++++
IGBE
Carlos Sperança prevê que haverá choro e ranger de dentes quando o IBGE divulgar os resultados do Censo 2007, realizado à meia boca. Soube, pelo próprio protagonista, que em um Censo ocorrido no final do século passado, os números apontaram uma redução de mais ou menos 40% na população de importante cidade de Rondônia. O então prefeito pediu a recontagem e quando os funcionários encarregados da missão chegaram à cidade foram recebidos com tapete vermelho. Foi destinada uma sala a eles, com todas as mordomias possíveis e onde, também, recebiam as informações que deveriam buscar nas ruas. Assunto resolvido.
++++
WORD
Hoje é o programa de texto Word quem está intratável. E se tenho alguma virtude, não é a Paciência.
++++
FICO POR AQUI.
sajunior@rondoniagora.com
Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe
Um partido envelhecido precocemente
Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB