Segunda-feira, 3 de setembro de 2007 - 06h55
Onde se comenta o que foi e o que não foi notícia
Papa Bento XVI quer casamento não reciclável.
DESFILE DA PÁTRIA
Ao aproximar uma das ocasiões em que o brasileiro se lembra de sua nacionalidade as outras são nas copas de futebol e nas Olimpíadas -, mesmo com menos entusiasmo, fico sabendo que o tradicional desfile de Sete de Setembro será realizado na Avenida Migrantes, entre Jorge Teixeira e Rio Madeira, local em que o Sérgio Ramos defende seja construído o "Sambuquadródomo" palavra formada pela junção de samba, boi bumbá e quadrilha. Serjão, você terá que mudar o neologismo, acrescentando a "parada" nele.
++++
DESFILE DA PÁTRIA 2
Este ano o pessoal do "Grito dos Excluídos" não participará do desfile de Sete de Setembro, quando joga pães no palanque das autoridades. A manifestação deles está marcada para a manhã de sábado, 8, saindo do Parque Circuito em direção a Igreja do Bairro Nacional.
++++
ECOS
Um dos convidados a participar da abertura da Semana da Pátria, que aconteceu no último sábado, e que não está acostumado a este tipo de solenidade, notou que as autoridades que estavam no local de destaque, demonstravam não ter simpatias entre si. "Eram adversários políticos, colocados pelo Cerimonial lado a lado. Fingiam tolerar-se". Outra coisa que este convidado notou foi o local destinado aos espectadores, que assistiam a solenidade de muito longe. Ele perguntou-me: "Independência pra quê, se o povo não pode usufruir nem da festa?" E eu sei?
++++
ATAQUES
Comentei na sexta-feira as agressões e assaltos sofridos por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde no bairro Mariana, quando chegava para borrifar as casas contra o vetor da malária. A TV Rondônia foi atrás do oficial da PM, responsável pelo setor e a quem foi solicitado apoio policial para os fumigadores. A desculpa para o não envio dos policiais é que "faltou comunicação". Ora, se o ofício discriminava os dias e os bairros onde as equipes estariam bastaria enviar viaturas e o pessoal da abordagem, nas motos, que haveria maior segurança para os técnicos trabalharem. Faltou boa vontade. Foi sorte ninguém ter morrido.
++++
EXEMPLO
A comunidade de Jacy-Paraná, antecipando-se, se uniu e está criando um Conselho Comunitário para acompanhar, na construção da Usina de Jirau no Rio Madeira, a aplicação das medidas mitigatórias e compensatórias, previstas no EIA-RIMA. A primeira reunião ocorreu na noite de quinta-feira, 30 de agosto, com o comparecimento de representantes de todos os segmentos da sociedade, num total de 187 pessoas.
++++
EXEMPLO 2
Em Mutum-Paraná, distrito cuja área urbana ficará submersa, a comunidade já escolheu o local em que quer seja construída a "Nova Mutum", pelo empreendedor vencedor do leilão para construir a Usina do Jirau.
++++
OPOSTO
Enquanto isso na cachoeira de Teotônio, os moradores permanecem numa estranha inércia inspirada pelo MAB, já que o presidente da associação de moradores é simpático ao movimento.
++++
BOA SAFRA
Dois políticos de Rondônia impressionam-me pela quantidade de propostas que apresentam. Um é o prefeito Roberto Sobrinho, pela rapidez como consegue, desde a primeira semana à frente da Prefeitura de Porto Velho, trazer recursos para investimentos diversos no município. O outro é o senador Expedito Junior. Não há um só dia em que se leiam os jornais e sites e que não haja uma nova proposta ou pronunciamento sobre assuntos os mais diversos possíveis.
++++
PROMOÇÃO?
Uma loja do centro da cidade liquida seu estoque com o sugestivo reclame: "Abaixo as calças!" Se alguém levar a história ao pé da letra, pode ser presa por atentado ao pudor?
++++
MODINHA
"(...) No Brasil, quem espera nunca alcança. / E a única que morre é a esperança!". Juca Chaves, na modinha "O Rei está nu", que satiriza o presidente Lula.
++++
CABARET MINEIRO
Numa entrevista na TV Cultura, o cantor e compositor mineiro Tavinho Moura falou de uma coisa que eu já tinha esquecido: o ciclo de filmes produzidos e rodados em Minas Gerais nas décadas de 1970 e 1980, destacando-se "Perdida", "Vivos ou Mortos" e "Cabaret Mineiro", que depois deu nome a uma cervejaria da melhor qualidade e que funcionava de segunda a segunda, com atrações diferentes todas as noites. Êita tempo bão, sô!
++++
CABARET MINEIRO
O nome do filme é inspirado no poema homônimo de Carlos Drummond de Andrade, mas as semelhanças ficam apenas no título.
++++
CURSOS-RELÂMPAGO
Mais uma promoção da Perillo Comunicações: dia 4 de outubro a jornalista Solange Ramos irá ministrar três cursos expressos sobre "Assessoria de Imprensa", "Jornalismo Empresarial" e "Gerenciamento de Crise". Os cursos têm a chancela da Rio Press e são destinados a acadêmicos que ainda não têm os rudimentos da profissão e a todos os interessados. O investimento é de R$ 25 por curso ou R$ 60 para os três. Os participantes recebem material de apoio e certificados. Informações pelos telefones 3222-2707 e 8115-0545. Até lá.
++++
PROFISSIONALIZANTES
A Microlins inaugura em outubro sua filial na zona sul da capital, a vinte metros da Jatuarana. Depois informarei os cursos que serão oferecidos.
++++
EXECUÇÃO?
Não retiro uma palavra, vírgula ou acento do que comentei sábado sobre o incidente em Ariquemes e Buritis, onde um comerciante morreu depois de manter várias pessoas como reféns e atirar na polícia. Sábado eu analisava a cobertura da Imprensa, que 'mudou de lado' após o desfecho inevitável. ¿Hay gobierno? Soy contra!
++++
HEIN?
Falando aos jovens, numa cerimônia ecologicamente correta, o papa Bento XVI pregou, mais uma vez o casamento estável, e não o "reciclável". Taí, gostei da comparação.
++++
A GENTE SE VÊ POR AÍ
sajunior@rondoniagora.com
Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe
Um partido envelhecido precocemente
Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB