Porto Velho (RO) domingo, 15 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Banzeiros 03/08/07


CAMPANHA

Em ritmo de campanha presidencial, o ministro Nelson Jobim, da Defesa, deve visitar Manaus neste final de semana, para participar do encerramento de uma manobra militar realizada sob coordenação do Comando da Amazônia. O colunista Cláudio Humberto prevê que Jobim envergará uma farda camuflada. É, amigos, político em tempo de campanha "até carrega no colo menino de fundo ca..., digo, sujo".

++++
CENTENÁRIO

A professora Yêdda Borzacov lança oficialmente, nos próximos dias, o livro "Porto Velho – 100 anos de História – 1907 – 2007". O livro traz a descrição do patrimônio material, destacando o significado histórico e a sua importância para a cidade, como as Caixas D'Água, o marco divisório Mato Grosso - Amazonas e a própria Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. A professora não fará uma noite de autógrafos, mas várias palestras, ampliando a divulgação do trabalho.

++++
CENTENÁRIO – 2
 
Quem também completa cem anos de atividades é o Movimento Escoteiro Mundial. Em 1907 o oficial do exército britânico Lorde Robert Stephan Smith Baden-Power fundava o Escotismo. As comemorações estão sendo realizadas na Ilha de Brownsea, onde foi realizado o primeiro acampamento há 100 anos. Fui escoteiro dos 11 aos 20 anos e muitos conceitos de patriotismo e de ambientalismo que trago comigo, aprendi lá.

++++
PEDÁGIO

Dezenas de jovens, com os rostos pintados e, alguns, com cortes de cabelos radicais, se jogavam sobre os carros que trafegavam na tarde de ontem nas Ruas Carlos Gomes com Brasília e com João Goulart. Pediam dinheiro, numa espécie bizarra de pedágio, se dizendo "calouros do curso de Medicina". Não sei qual será o destino do dinheiro arrecadado. Será que é para a compra do jaleco branco e do estetoscópio, para o primeiro dia de aula?

++++
NOVELA

Não é que o capítulo de ontem da novela "O shopping dos canadenses", deu mais Ibope que queda de avião?

++++
TRÉGUA

Após os jogos Pan-americanos o crime organizado voltou a atuar no Rio com força total. O cessar-fogo acabou na madrugada de segunda-feira.

++++
FILME

Estréia neste final de semana, o filme "O Dono do Mar", direção de Odorico Mendes e baseado em um livro do presidente José Sarney. Escrevi uma resenha sobre o livro, que o Selmo Vasconcellos e o saudoso Bahia fizeram a gentileza de publicar no Momento Lítero-Cultural, no Alto Madeira. É uma incursão do Sarney no chamado realismo fantástico, gênero que fez sucesso na América Latina na década de 1970.

++++
QUEM ENTENDE?

Como resultado da reunião do Conselho Nacional de Políticas Energéticas, realizado na quarta-feira, ficou uma salada de declarações, resumidas na seguinte manchete do jornal "Valor Econômico", de São Paulo: "Governo descarta apagão, mas admite déficit em 2011". Entenderam? Eu também não.

++++
MOTO ROMEU E JULIETA

Eu já tinha visto e comentado com outra pessoa. Todo início de noite um homem, pilotando uma moto, subia a Avenida Campos Sales em direção aos bairros da zona sul, puxando uma ou duas carrocinhas repletas de papelão usado. Eu achava aquilo um perigo, já que não tinha sinalização traseira e a iluminação pública aqui não existe. No início desta semana uma patrulha de Trânsito apreendeu a moto bi-trem na Rua Joaquim Nabuco.

++++
FRASE

- E onde estamos?
- É um pouco quente para ser no céu.
Diálogo entre dois personagens da série norte-americana "Lost", que está na terceira temporada, mas que, honestamente, não entendi bulhufas do filme.

++++
BANDEIRA

Um sem-teto, que vive pelas ruas de Porto Velho todo envolto em pedaços de plástico, comia restos de comida da lixeira do meu prédio. Lembrei-me do poema de Manuel Bandeira "O Bicho".

++++
PESQUISA

Contratei um destes "Institutos de Pesquisa", que já estão atuando, antecipando a eleição municipal de 2008, para pesquisar entre os leitores desta e-coluna, se os encontrar, se concordam com a mudança de nome. Deixar de se chamar "Banzeiros" e passar a ser denominada "Coluna do Zé".

++++
AQUECIMENTO GLOBAL

Deu na Ambiente Brasil, hoje: "Sol engolirá a Terra em um bilhão de anos, dizem astrônomos". Isso é que é aquecimento global, o resto é conversa!

++++
E VAMOS AO QUE INTERESSA: AO TRABALHO!

sajunior@rondoniagora.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre José Carlos Sá

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho