Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Jéssica Frocel

Relações Interpessoais: Conhecimento


 

            O namoro, bem como qualquer outra relação interpessoal, é propulsor de conhecimento, seja no âmbito cultural ou intelectual de fato. Por si só constitui uma quebra de barreiras emocionais, da língua própria de cada indivíduo. É o entender do Outro.

            “Conhece-te a ti mesmo e conhecerá o mundo e os homens”; esta célebre frase disposta na entrada do Oráculo de Delfos, Grécia, expressa apenas uma face dos ensinamentos adquiridos no decorrer de relacionamentos, sendo claramente o conhecimento de si e do Outro.

            Concordando ainda com Storke e Echevarría:

A pessoa, ao longo de todas as etapas de sua vida, necessita de outras para aprender a reconhecer-se a sí mesma, desenvolver sua vida com a normalidade e alcançar sua plenitude. A solidão no homem significa sua frustação radical. Não há eu sem o tu. E o tu é um rosto (Storke e Schevarría, 1998, pg. 138)

            Além disso, em muitas relações é possível encontrar diversos aspectos plurais, a exemplo da cor, etnia ou mesmo país de origem, levando à quebra de diversos tabus sociais e enfraquecimento de antigos valores, para que sejam criados novos: um aspecto positivo da evolução humana.

            Desta forma é possível inferir como as (boas) relações interpessoais fornecem maior consciência social e individual, permitem uma forma de progresso inerente à tolerância e, para tanto, os relacionamentos não apenas promovem conhecimento e aceitação, mas submetem os indivíduos a ele, vide aí o fato de a família ser a instituição sociológica primordial.

Bibliografia

STORE, Ricardo e ECHEVARRÍA, Javier, Fundamentos de Antropologia. Um Ideal de la Excelencia Humana, Ediciones, Universidad de Navarra. S. A., Pamplona, 1998 – Versão digitalizada para PDF.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A ética e influência intergeracional.

A ética e influência intergeracional.

A ética, como uma orientação moral teve papel importante em todas as grandes mudanças percebidas ao longo da história, tendo sido responsável pelas

Breves contribuições do pensamento Arendtiano para os tempos contemporâneo

Breves contribuições do pensamento Arendtiano para os tempos contemporâneo

Hannah Arendt foi autora de com grande importância para os mais diversos campos da ciência, tendo elaborado diversas obras de renome, podendo ser ob

Parabéns e Outras Felicitações

Parabéns e Outras Felicitações

Parabéns, meus amigos! Sobretudo, parabéns a todas as pessoas com baixa renda.

Breves considerações sobre a pena e sua aplicação

Breves considerações sobre a pena e sua aplicação

1. Etimologia e natureza da pena A palavra pena é repleta de controvérsias, sua origem exata é desconhecida, mas em de um aspecto geral entende-se q

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)