Porto Velho (RO) segunda-feira, 25 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Frei Betto

Frei Betto fala sobre o aborto e pede uma legislação em defesa da vida


Frei Betto fala sobre o aborto e pede uma legislação em defesa da vida  - Gente de Opinião

247 - O frade dominicano e escritor Frei Betto comenta a discussão que se trava em torno da descriminalização do aborto no Brasil, discussão que mobiliza neste momento sociedade civil e STF. Betto pondera: "é espantoso que, às portas do século XXI, haja questões tão sérias, como o aborto, que ainda são consideradas tabus indiscutíveis. O capitalismo erotiza a cultura, através da reificação das relações humanas subjugadas aos imperativos do consumo, e por isso mesmo mantém a censura em torno do tema da sexualidade".

"Para o sistema, que depende da exacerbação do imaginário coletivo, só é real o que não é racional. Seria inquietante se, por exemplo, os movimentos feministas começassem a questionar o uso da mulher na publicidade. Pelo mesmo motivo, impede-se que nas escolas se trate de questões de gênero e de educação sexual (quando muito, há aulas de higiene corporal para se evitar doenças sexualmente transmissíveis).

Devo acrescentar que lamento as dificuldades que a Igreja impõe à discussão em torno do aborto. Se a Teologia é o esforço de apreensão racional das verdades de fé, o teólogo tem, por dever de ofício, de se manter aberto a todos os temas que dizem respeito à condição humana, mormente quando encerram implicações morais. "Aquilo sobre o qual ninguém fala ou escreve não existe", diz um personagem de Érico Veríssimo em 'Incidente em Antares'."

Leia mais aqui.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Veja Mais

Mais Sobre Frei Betto

GOVERNO BOLSONARO E SÍNODO PAN-AMAZÔNICO

GOVERNO BOLSONARO E SÍNODO PAN-AMAZÔNICO

Os cardeais brasileiros estão sendo espionados pela Abin

PÓS-MODERNIDADE E COMUNICAÇÃO

PÓS-MODERNIDADE E COMUNICAÇÃO

Tudo isso molda-nos a identidade. Não há como configurá-la de outro modo

CADÊ A CULTURA POLÍTICA?

CADÊ A CULTURA POLÍTICA?

Não conseguimos criar no Brasil uma cultura política

A TERRA É PLANA!

A TERRA É PLANA!

Sempre desconfiei dessa ciência influenciada pelo marxismo