Porto Velho (RO) sexta-feira, 30 de julho de 2021
×
Gente de Opinião

Francisco Matias

Rondônia completou 35 de criação



No dia 22 de dezembro de 2016, o estado de Rondônia completou 35 de criação. Nessa data, em 1981, o diário oficial da União publicava a lei complementar número 041/1981, aprovada no congresso nacional e sancionada pelo presidente da República João Figueiredo. Naquele dia, o Território Federal de Rondônia seria elevado à 23a. Unidade Federada Brasileira. 

Surgia uma nova estrela no azul da União. Era o estado de Rondônia que teria como primeiro governador o coronel do exército JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA, nomeado em 1979 para governar o Território e nomeado em 1981 para governar o Estado. 

Nesse dia, lembremos o coronel Jorge Teixeira, que veio para o Território Federal de Rondônia com a missão de dotá-lo de condições políticas, demográficas, econômicas e infraestruturais para virar estado. 

Ao coronel Jorge Teixeira nossos preitos de eterna gratidão. Ao presidente João Figueiredo, também.

Mas não podemos esquecer os políticos que deram sua contribuição no processo de elevação do Território à categoria de estado: senador José Kairala, do estado do Acre, que apresentou o primeiro projeto para a criação do estado de Rondônia no senado; deputado federal Aluízio Ferreira, do Território Federal do Guaporé,  autor do primeiro projeto a tramitar na câmara dos deputados e o deputado federal Jerônimo Santana, autor de dois projetos na câmara dis deputados. 

Mas, o estado somente sairia do papel por necessidade política do regime militar, na caneta do presidente João Figueiredo.

Salve, Rondônia, de todos nós que aqui nascemos, viemos de todas as partes do Brasil e do mundo, vivemos e morremos como destemidos pioneiros.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Francisco Matias

 O JANTAR DO CONDOR. O ALMOÇO DA ABRIL.  O HOSPITAL DO AMOR - Por Francisco Matias

O JANTAR DO CONDOR. O ALMOÇO DA ABRIL. O HOSPITAL DO AMOR - Por Francisco Matias

 Governador Confúcio Aires Moura, do estado de Rondônia   1.Novembro passou e dezembro entrou. O ano caminha para o seu final. Mas existe o risco de n

PORTO VELHO 103 ANOS - Por Francisco Matias

PORTO VELHO 103 ANOS - Por Francisco Matias

1.Hoje, dia 2 de outubro de 2017 completam-se 103 anos da criação do município de Porto Velho. Na manhã daquele 2 de outubro de 1914, no Palácio Rio N

O JORNAL ALTO MADEIRA E A HISTÓRIA - PARTE II

  1. Continuando com a série o Alto Madeira e a história, relatando a saga deste centenário em fase de adormecimento, este escriba lança novas matéria

O JORNAL ALTO MADEIRA E A HISTÓRIA- PARTE I

O JORNAL ALTO MADEIRA E A HISTÓRIA- PARTE I

    1. A propósito do anúncio publicado nas redes sociais dando conta de que o jornal ALTO MADEIRA vai encerrar suas atividades no final deste mês de