Porto Velho (RO) domingo, 5 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Francisco Matias

Requien para Lúcia Tereza


Requien para Lúcia Tereza  - Gente de Opinião

Morta por um aneurisma cerebral no dia 23.12.2016 aos 70 anos, fazia parte do pioneirismo de Rondônia do início da década de 1970.

Mas ela não veio para o Território Federal de Rondônia na chamada colonização oficial, apesar de ter feito parte da imigração sulista.

O contingente migracional do qual fez parte foi trazido por uma empresa particular, pertencente aos irmãos melhorança que se instalou na área destinada à Reserva indígena Roosevelt, por volta de 1974.
Depois de enfrentar a Polícia Federal e a Guarda Territorial, ser torturada em plena ditadura militar, Lúcia Tereza tornou-se professora e fundadora do município de Espigão do Oeste, do qual foi o primeiro prefeito eleita, em 1982, pelo PDS, com o apoio do governador Jorge Teixeira de Oliveira nas primeiras eleições no estado de Rondônia, em 1982. 

Foi três vezes prefeita de Espigão e quatro vezes deputada estadual. Sua morte, em Cacoal, deixa uma lacuna e um legado dos mais respeitáveis, como mulher, educadora e politica.
Descanse em paz, minha querida amiga.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Francisco Matias

 O JANTAR DO CONDOR. O ALMOÇO DA ABRIL.  O HOSPITAL DO AMOR - Por Francisco Matias

O JANTAR DO CONDOR. O ALMOÇO DA ABRIL. O HOSPITAL DO AMOR - Por Francisco Matias

 Governador Confúcio Aires Moura, do estado de Rondônia   1.Novembro passou e dezembro entrou. O ano caminha para o seu final. Mas existe o risco de n

PORTO VELHO 103 ANOS - Por Francisco Matias

PORTO VELHO 103 ANOS - Por Francisco Matias

1.Hoje, dia 2 de outubro de 2017 completam-se 103 anos da criação do município de Porto Velho. Na manhã daquele 2 de outubro de 1914, no Palácio Rio N

O JORNAL ALTO MADEIRA E A HISTÓRIA - PARTE II

  1. Continuando com a série o Alto Madeira e a história, relatando a saga deste centenário em fase de adormecimento, este escriba lança novas matéria

O JORNAL ALTO MADEIRA E A HISTÓRIA- PARTE I

O JORNAL ALTO MADEIRA E A HISTÓRIA- PARTE I

    1. A propósito do anúncio publicado nas redes sociais dando conta de que o jornal ALTO MADEIRA vai encerrar suas atividades no final deste mês de