Porto Velho (RO) domingo, 19 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Francisco Matias

FLORES PARA ROLIM DE MOURA


1. O estado de Rondônia com 24 anos de instalação política e funcionamento administrativo já realizou sete eleições gerais, a partir de 1982 quando foram eleitos os três primeiros senadores, oito deputados federais e 24 estaduais. De lá até as eleições deste ano foram eleitos seis governadores, 11 senadores, 56 deputados federais e 168 deputados estaduais, procedentes de quase todos os municípios. Mas um desses municípios chama a atenção por conta de suas peculiaridades políticas: Rolim de Moura, cuja designação política homenageia o segundo governador da Capitania de Mato Grosso, o capitão-general português D. Antonio José Rolim de Moura Tavares. 

2. Rolim de Moura é um dos dois primeiros municípios criados no âmbito do estado de Rondônia, o outro é Cerejeiras, criado no mesmo dia, mês e ano, 5 de agosto de 1983. Fruto de uma decisão política temerária e necessária ao então governador Jorge Teixeira, a criação dessa unidade administrativa rachou ao meio a liderança do governador e foi um dos principais fatores para seu enfraquecimento político na medida em que acirrou mais ainda a crise política que havia no Estado, tendo de um lado o coronel Jorge Teixeira, único governador  não eleito, e a classe política eleita em 1982, ávida para conquistar seu espaço, invariavelmente negado pelo velho coronel, criador do Estado de Rondônia e grande eleitor no processo de 1982.

3. As primeiras eleições para prefeito de Rolim de Moura ocorreram em 9 de dezembro de 1984, em caráter extraordinário, tendo sido eleito prefeito  Valdir Raupp de Matos,  que, em 1982 havia sido o vereador mais votado do interior do Estado. De 1984 a 2006 passaram-se 22 anos e onze eleições foram realizadas, considerando-se os pleitos municipais e estaduais, e o município de Rolim de Moura, com menos de quatro por cento do eleitorado estadual,  tornou-se o mais importante laboratório político de Rondônia. Senão vejamos: Neste ano, o governador, o vice-governador, o senador e o mais votado deputado federal da história rondoniense são de Rolim de Moura. Mais ainda: o primeiro governador reeleito do Estado é de Rolim de Moura, e o primeiro a vencer as eleições no primeiro turno.

4. No cenário político de Rondônia, Rolim de Moura aparece como o mais importante município na medida em que tem dois senadores,  Raupp (que já foi governador) e Expedito Junior (duas vezes deputado federal). Além disso, a deputada federal Marinha Raupp foi super eleita para o 4º mandato consecutivo,  o governador - Ivo Cassol, foi reeleito em 1º turno, e tem  o vice-governador, o inesperado João Cahula. Desta vez não elegeu nenhum deputado estadual, mas já teve Reditário Cassol (que já foi deputado federal) e Mileni Mota (hoje prefeita)

5. Afinal, o que há de tão misterioso em Rolim de Moura, cuja área  de influência estende-se a outros seis municípios e, em apenas 22 anos ficou mais importante politicamente que o seu município-mãe, Cacoal? Antes conhecido como a capital mundial da madeira, Rolim de Moura tem sua sede inscrita no guiness book como a cidade de avenidas mais largas do mundo e gera uma classe política interiorana que se projeta com  vigor e controla o poder no Estado à frente de municípios com maior porte como Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e, principalmente Porto Velho. Portanto, mandem flores para Rolim de Moura, que passou de um simples projeto de assentamento do Incra, no início da década de 1980, à condição de produtor de importantes lideranças políticas. Não há nenhum assunto de poder em Rondônia que não seja tratado entre os rios Bambu e Anta Atirada. O resto é  resto.

Fonte: Francisco Matias  (Historiador e analista político)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Francisco Matias

 O JANTAR DO CONDOR. O ALMOÇO DA ABRIL.  O HOSPITAL DO AMOR - Por Francisco Matias

O JANTAR DO CONDOR. O ALMOÇO DA ABRIL. O HOSPITAL DO AMOR - Por Francisco Matias

 Governador Confúcio Aires Moura, do estado de Rondônia   1.Novembro passou e dezembro entrou. O ano caminha para o seu final. Mas existe o risco de n

PORTO VELHO 103 ANOS - Por Francisco Matias

PORTO VELHO 103 ANOS - Por Francisco Matias

1.Hoje, dia 2 de outubro de 2017 completam-se 103 anos da criação do município de Porto Velho. Na manhã daquele 2 de outubro de 1914, no Palácio Rio N

O JORNAL ALTO MADEIRA E A HISTÓRIA - PARTE II

  1. Continuando com a série o Alto Madeira e a história, relatando a saga deste centenário em fase de adormecimento, este escriba lança novas matéria

O JORNAL ALTO MADEIRA E A HISTÓRIA- PARTE I

O JORNAL ALTO MADEIRA E A HISTÓRIA- PARTE I

    1. A propósito do anúncio publicado nas redes sociais dando conta de que o jornal ALTO MADEIRA vai encerrar suas atividades no final deste mês de