Porto Velho (RO) domingo, 18 de novembro de 2018
×
Gente de Opinião

Domingues Junior

O fantástico mundo acima do subsolo - Por Domingues Jr.


O fantástico mundo acima do subsolo - Por Domingues Jr. - Gente de Opinião

Estou num elevador, a porta se abre, alguém que nunca vi em toda a minha vida diz um amistoso bom dia! Quer dizer, nem sempre é amistoso e nem sempre é bom dia; às vezes um  boa tarde magro ou um boa noite com vontade de amanhã também aparecem. Mas a questão não é essa: a curiosidade é saber qual a explicação para que a mesma pessoa que passa por você na calçada ou nos corredores da empresa, não te enxerga ali e no elevador se transforma num educado ser humano capaz de cumprimentar. Dependendo do tempo de voo até um como vai, ou como estão as coisas, pode pintar na conversa que sobe-e-desce.

Não estou dizendo que não gosto, nem que não o faça. Também sou adepto do bom dia entre 8 pessoas apertadas. Só que também reflito sobre uma causa maior: a das calçadas, das ruas, dos corredores, dos locais onde  gente se cruza e o outro também existe.  Estamos num mundo onde somos capazes de sorrir e dizer que precisamos tomar um café hora dessas olhando pra telinha do celular, sem notar que aquela pessoa pode estar passando ao lado.

Definitivamente o elevador e sua capacidade de unir as pessoas tem  me despertado essas interrogações. Inclusive para questionar como anda meu estoque de bons dias. Será que estou usando bem meus cumprimentos em todo lugar, ou virei também um elevadoriano, e só dou oi entre quatro paredes de metal?

Educação e gentileza estão com o estoque baixo. Infelizmente parece que somente quando forçados é que temos emprestado um tostão da nossa voz. Tendo um smartphone por perto, tudo fica mais fácil, bastando sacar rapidamente a arma e iniciar uma prosa no mundo paralelo. Inclusive segundos após o bom dia no elevador, quando o veículo insiste em parar em todos os andares e começa a causar aquele incômodo de não termos para onde olhar ou o que fazer.

De repente. ufa, chegou o andar tão esperado... só nos resta um grunhido parecido com um até logo, ou passar bem. Dizer tenha um excelente dia com um sorriso é algo demorado e dolorido demais. A porta pode fechar a nossa cara.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Domingues Junior

Dose pra elefante - Por Domingues Jr.

Dose pra elefante - Por Domingues Jr.

 Tenho encontrado mais alento, verdade, beleza e até humanidade nos programas que vejo no Animal Planet, do que  na maior parte do que a TV exibe hoje

A Tailândia é logo ali - Por Domingues Jr.

A Tailândia é logo ali - Por Domingues Jr.

Temos sim, uma capacidade, um dom, um talento, que pode ser útil para o mundo. Mesmo que, aparentemente, não seja o nosso mundo, nossa cultura, nosso

Errado, eu? Por Domingues Jr.

Errado, eu? Por Domingues Jr.

O whatsapp, com tantas ferramentas incríveis e uma capacidade inigualável de facilitar a vida de tanta gente, também surge como uma besta-sem-freios

Postura olímpica - Por Domingues Jr.

Postura olímpica - Por Domingues Jr.

  Estávamos numa sessão do Amana Coaching Insights quando Oscar Motomura fez algo que sabe construir com maestria: provocou a audiência com suas pergu