Porto Velho (RO) domingo, 16 de dezembro de 2018
×
Gente de Opinião

Domingues Junior

Dose pra elefante - Por Domingues Jr.


 Tenho encontrado mais alento, verdade, beleza e até humanidade nos programas que vejo no Animal Planet, do que  na maior parte do que a TV exibe hoje. Os programas jornalísticos, que eram os preferidos, tem se transformado num carrossel de ilusões. Entretenimento barato, fofoca, denúncias vazias, escorregadas editoriais em busca de favor futuro, são alguns dos ingredientes a embrulhar o estômago.

A resenha esportiva, que também já foi deliciosamente técnica e profissional, está abarrotada de comentaristas de boteco e torcedores com direito a microfone de lapela. Um lugar-comum aqui, um chavão ali e pouco ou quase nada de bom,  me obrigam cada vez mais a não deixar o controle remoto longe dos dedos.

Sem contar que em meio a uma programação empobrecida, estamos vendo e ouvindo um festival de promessas, troca de farpas, acusações e messianismos num horário que deveria servir para a propaganda eleitoral. Além de não estar servindo para ajudar o eleitor a buscar seu melhor caminho, esse espaço tem colaborado para acirrar ainda mais o ódio, a incompreensão e a violência.

Entendo e reconheço que devo respeitar aqueles que se identificam com o modo como tem sido conduzida essa curta e pobre (sob o ponto de vista cultural) campanha eleitoral. Uma arena foi montada e milhões tem prazer em estar nela. Outros tantos se deliciam com o pão e circo na arquibancada.

Mas é pra aceitar assim,  afundado na poltrona sem perguntar se é isso mesmo que queremos?

Não podemos perguntar a nós mesmos se o que a mídia escolheu pautar e o que candidatos decidiram dizer tem a ver com o que precisamos de fato?

Enquanto a resposta não vem, apelo novamente para o mundo animal. Belas paisagens e narrativas com fatos da natureza, compravam que o planeta ainda é o mesmo lugar de sempre. E aqui, no pedaço de Terra que chamamos de Brasil, os vulcões que nunca existiram entraram em erupção e os terremotos outrora distantes já fazem tremer nossos pés. Pior que isso: páginas da história que pareciam apagadas, insistem em ser reescritas e pregadas como salvadoras.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Domingues Junior

O fantástico mundo acima do subsolo - Por Domingues Jr.

O fantástico mundo acima do subsolo - Por Domingues Jr.

Estou num elevador, a porta se abre, alguém que nunca vi em toda a minha vida diz um amistoso bom dia! Quer dizer, nem sempre é amistoso e nem sempre

A Tailândia é logo ali - Por Domingues Jr.

A Tailândia é logo ali - Por Domingues Jr.

Temos sim, uma capacidade, um dom, um talento, que pode ser útil para o mundo. Mesmo que, aparentemente, não seja o nosso mundo, nossa cultura, nosso

Errado, eu? Por Domingues Jr.

Errado, eu? Por Domingues Jr.

O whatsapp, com tantas ferramentas incríveis e uma capacidade inigualável de facilitar a vida de tanta gente, também surge como uma besta-sem-freios

Postura olímpica - Por Domingues Jr.

Postura olímpica - Por Domingues Jr.

  Estávamos numa sessão do Amana Coaching Insights quando Oscar Motomura fez algo que sabe construir com maestria: provocou a audiência com suas pergu