Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Dom Moacyr

Nosso nome é solidariedade


Nosso nome é solidariedade  - Gente de Opinião 

O novo ano já vem marcado com tragédias e muitas vidas ceifadas. Estamos sendo interpelados pelo sofrimento das vítimas das enchentes, que clamam por nossa solidariedade e pela força da natureza que pede respeito e cuidado.

“A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22) é o lema da Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema: “Fraternidade e a Vida no Planeta” nos convida a ser uma Igreja samaritana que não fica indiferente na presença de tantos irmãos e irmãs que esperam mãos generosas, que os ajude a sobreviver em sua caminhada para o Pai.

Na oração da Campanha da Fraternidade encontramos uma resposta aos acontecimentos destes dias: “Senhor Deus, nosso Pai e Criador, a beleza do universo revela a vossa grandeza, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas, e o eterno amor que tendes por todos nós. Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra, e o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça; a beleza está sendo mudada em devastação,e a morte mostra a sua presença no nosso planeta. Que neste tempo nos convertamos e vejamos que a criação geme em dores de parto, para que possa renascer segundo o vosso plano de amor, por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes. E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida, também nós, movidos pelos princípios do Evangelho, possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,o ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo”

Novamente iniciamos o ano enterrando nossos mortos pelas inundações, quedas de encostas e morros, devastação de casas e cidades; e nos abrimos ao mistério da vida, com o coração cheio de esperança, a solidariedade toma forma, pois este é o novo rosto do amor.

O compromisso social tem sua raiz na própria fé. O interesse autêntico e sincero pelos problemas da sociedade nasce da solidariedade para com as pessoas e do encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo. É sinal privilegiado do seguimento daquele que veio para servir e não para ser servido, devendo ser manifestado por toda a comunidade cristã e não apenas por algum grupo ou alguma pastoral social. Uma comunidade insensível às necessidades dos irmãos e à luta para vencer a injustiça é um contra-testemunho e celebra indignamente a própria liturgia. Esta não é

comunidade missionária, empenhada na promoção da vida em plenitude que Jesus veio trazer (Diretrizes Gerais).

A Campanha da Fraternidade de 2011 aborda o tema do aquecimento global e das mudanças climáticas. Considerando as intempéries climáticas que estão sistematicamente assolando as populações, de forma cada vez mais intensa e em quantidade sempre crescente, a temática é plenamente justificável.

A atual crise ecológica exige o resgate da responsabilidade ética que motive e faça convergir ações de cunho social até de alcance planetário, visando o cuidado deste imenso ser vivo chamado planeta Terra.

Felizmente, temos, na história, exemplos de momentos particularmente difíceis enfrentados com empenho criativo e solidário pela humanidade, avançando em direção a um futuro melhor.

A opção pela vida é o grande referencial. Assim tem sido e esta opção precisa ser reafirmada, recolocando no centro da pauta da humanidade o cuidado com o mundo vital(TB 93-95).

Nosso nome é solidariedade  - Gente de Opinião        75 anos

Ao completar 75 anos de existência (19/01), convido você, meu irmão, minha irmã, a agradecer a Deus pelo dom da vida, do sacerdócio, do chamado episcopal e a celebrar a misericórdia de Deus em toda minha caminhada de fé, pedindo ao Senhor Deus, forças para dar prosseguimento à missão reservada pela gratuidade divina.

A idade de 75 anos é a marca delimitada pela Igreja para que o presbítero e o bispo se tornem eméritos, por isso, nesta data estou apresentando ao Papa, meu pedido de renuncia conforme determina o Código de Direito Canônico.

Diante do chamado ao ministério episcopal e durante o ritual da consagração invoquei: “Deus de verdade, fazei do vosso servidor um Bispo vigoroso, um Bispo santo na sucessão dos santos Apóstolos”. E neste ano abençoado que completo 50 anos de sacerdote, 39 anos de bispo sou “chamado a prosseguir o caminho de perfeição com maior intensidade para chegar à estatura de Cristo, Homem perfeito”.

O documento “Pastores Gregis” define o caminho espiritual do Bispo como o verdadeiro ministro da comunhão e da esperança para o povo santo de Deus. Na realidade, não é possível estar ao serviço dos homens, sem primeiro ser “servo de Deus”. E o bispo não pode ser servo de Deus, se não for um “homem de Deus”.

O caminho espiritual do Bispo, como, aliás, o de todo o fiel cristão, tem sem dúvida a sua raiz na graça sacramental do Batismo e da Confirmação. Esta graça irmana-o com todos os fiéis, pois, como observa o Concílio Vaticano II, os cristãos de qualquer estado ou ordem são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade. Aqui se aplica de modo especial a afirmação bem conhecida de Santo Agostinho, cheia de realismo e sabedoria sobrenatural: “Atemoriza-me o que sou para vós; consola-me o que sou convosco. Pois para vós sou Bispo; convosco sou cristão. Aquilo é um dever; isto, uma graça. O primeiro é um perigo; o segundo, salvação”.

Doravante, as motivações e a comunhão com Deus destes 75 anos deverão me acompanhar. Sobretudo, a vivência do ministério pastoral, os desafios missionários da Amazônia, que não foram poucos, a colegialidade episcopal e presbiteral; o testemunho de fé de tantos homens e mulheres das Comunidades Eclesiais de Base.

Na ação pastoral de promover e defender a unidade da fé seguimos as diretrizes da CNBB e o plano de evangelização para toda a América Latina, de formar pessoas que sejam discípulos missionários através de uma sólida formação bíblica e catequética, vivência comunitária e compromisso social e transformador em vista de uma sociedade mais justa e solidária.

Na missão de ensinar e anunciar o Evangelho de Cristo a esta porção do povo de Deus presente na Amazônia podemos contar com colaboradores diligentes, dedicados e fiéis: o presbitério formado pelos sacerdotes diocesanos e religiosos, as missionárias religiosas, a Coordenação de Pastoral com quase dois mil catequistas na área urbana, rural e ribeirinha, além das lideranças: leigos, homens e mulheres comprometidos com a evangelização nas pastorais e diversos ministérios. Em nosso magistério episcopal, contamos com a Pastoral de Conjunto que mantém a unidade e vitalidade entre as paróquias, comunidades, pastorais, organismos, movimentos, serviços e ministérios em geral, trabalhando para a edificação do Corpo de Cristo.

Em todo o ministério episcopal jamais faltou a presença materna da Virgem Maria, invocada pela Igreja como Mater spei et spes nostra e é a Ela que nos entregamos para que na devoção autêntica e filial a Maria, assumamos o seu Fiat e atualizemos em cada dia a entrega que Jesus fez de Maria, quando Ela estava de pé junto à Cruz, ao Discípulo e do Discípulo amado a Maria (Jo 19, 26-27).
 
Fonte: Arquidiocese de Porto Velho - RO / Pastoral da Comunicação
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Palavra de Dom Moacyr Grechi – Arcebispo Emérito de Porto Velho

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Hoje reafirmamos a nossa fé na ressurreição de Cristo; somos uma Igreja Pascal. Na oração do Credo, proclamamos a ressurreição dos mortos e a vida ete

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

  A Igreja, convocada a fortalecer o povo de Deus na atual conjuntura, é chamada a estar ao lado daqueles “que perderam a esperança e a confiança no B

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

  Diante do aumento da violência agrária que atinge trabalhadores rurais, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pescadores artesanais, defensores de di

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)