Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Dom Moacyr

Advento: Deus em nossa vida!


 
Neste tempo de Advento percebemos que é chegado o momento de abrir os olhos e ouvidos para a realidade que nos interpela e à novidade, tanto nos conhecimentos humanos como na vida cristã. No cenário da crise mundial, o que podemos esperar do próximo ano? Diante de nossas crises pessoais, que caminho assumir? E diante dos atuais acontecimentos que espaço Deus ocupa na nossa vida?

Temos que desaprender, segundo o jesuíta Victor Codina, a idéia de que Jesus é um Deus disfarçado de homem, uma espécie de turista divino que desempenha o papel de homem, que sabe tudo e que passa por este mundo sem comover-se com a miséria humana. Se não abandonarmos esta imagem, não podemos conhecer o mistério de Jesus de Nazaré, homem como nós em tudo, menos no pecado, que se comove diante de nossas misérias, passa pelo mundo fazendo o bem, anuncia o Reino, aceita a morte como conseqüência de suas opções pela justiça e pela verdade e é ressuscitado. Jesus, através de sua vida realmente humana, revela-nos seu mistério profundo: ele é o Filho que o Pai enviou a este mundo para que, pelo dom do Espírito Santo, possamos viver a filiação divina e a fraternidade humana e tenhamos vida em abundância.

Temos que desaprender com urgência a idéia de que a Igreja se identifica com o Papa, cardeais, bispos e sacerdotes e recuperarmos a idéia de que somos uma Igreja povo de Deus, formada por todos os batizados, que tem o dom do Espírito Santo e na qual somos membros ativos e responsáveis através da comunidade eclesial, na qual cada um contribui com seus dons e carismas, hierárquicos e não hierárquicos.

Temos que desaprender a idéia de que Maria é o centro da vida cristã, a boa mãe que nos protege e nos defende diante de um Deus terrível e justiceiro, e temos que recuperar a verdadeira imagem de Maria de Nazaré, mãe de Jesus e nossa mãe, mulher do povo e profética que nos encaminha a Jesus, único mediador entre Deus e a humanidade e nos pede que façamos o que ele nos ordena, como ela sugeriu aos servos de Caná.
    
Temos que desaprender a idéia de que os sacramentos são fontes mágicas de graça e recuperar a idéia de que são sacramentos da fé, que só fazem sentido a partir da fé da Igreja, iluminam-se à luz da Palavra e exigem de nós uma resposta pessoal e comunitária.
    
Temos que desaprender a idéia de que ser cristão consiste, antes de mais nada, em acreditar em verdades e praticar alguns mandamentos e recuperar a idéia de que só se começa a ser cristão por um encontro pessoal com o Senhor, que muda nossa vida e nos leva a seguir Jesus, pois sem este encontro pessoal nem os dogmas nem as normas se sustentam.
    
Temos que desaprender a idéia de que o homem pode explorar impunemente a criação e, em compensação, recuperar a idéia bíblica de que temos que respeitar a terra e a natureza, não abusar de forma egoísta dela para lucro de uma minoria, senão apreciá-la como dom de Deus que deve servir para o bem de todas as gerações.
     
“Estamos em um momento crítico na história da humanidade, momento em que a humanidade deve decidir o seu futuro, deve escolher o seu futuro, e a escolha é essa: ou formar uma aliança de cuidado do planeta, de cuidarmos uns dos outros e da vida, ou arriscar a nossa extinção e a devastação da diversidade da vida” (Carta da Terra).
    
Estamos falando da necessidade de uma
conversão ecológica e da correta relação do homem com a natureza, pois o homem está efetivamente colocado no centro da criação, como ministro do Criador.
    
É evidente que está em jogo não só uma ecologia física, preocupada com tutelar o habitat dos vários seres vivos, mas também uma ecologia humana, que proteja o bem radical da vida em todas as suas manifestações e prepare para as futuras gerações um ambiente o mais próximo possível do projeto do Criador.
    
Infelizmente, a destruição do ambiente é fruto de uma visão redutiva e artificial que, algumas vezes, denota um verdadeiro desprezo do homem. O “gemido das criaturas” a que alude o Apóstolo Paulo (Rom 8,22), hoje parece verificar-se numa perspectiva invertida, porque se trata, não já duma tensão escatológica na expectativa da revelação dos filhos de Deus (Rom 8,19), mas dum espasmo de morte que tende a agarrar o próprio homem para o destruir (PG 70).

A próxima Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade e a vida no planeta” e o lema “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22) certamente vai contribuir na renovação de nosso compromisso com o meio ambiente.
 
NATAL: festa do encontro com Deus
 
A Campanha para a Evangelização, que estamos encerrando hoje com a Coleta Nacional em todas as paróquias, teve como tema “Encarnação e nova criação” e como lema “Em Cristo somos novas criaturas”.

Esta Campanha nos ajudou a entender que Advento não é só preparação para o Natal, mas seu significado é mais profundo e nos projeta já para a vinda gloriosa do Senhor, no final da história. Advento significa, segundo o papa, fazer memória da primeira vinda do Senhor na carne, pensando já em sua volta definitiva e, ao mesmo tempo, a reconhecer que Cristo presente entre nós se faz nosso companheiro de viagem na vida da Igreja que celebra este mistério.
     
Enquanto nossas comunidades se preparam para a Novena e a celebração do Natal, renovamos a certeza de que Deus sempre está conosco e nunca nos abandonou. Ele sempre anima nossa caminhada e insiste em que “não tenhamos medo”. Chama-nos a viver de acordo com o seu Projeto, a sermos servidores do seu Reino. A resposta a este apelo de Deus acontece na solidariedade para com as pessoas e a natureza.
    
A Novena do Natal motiva-nos a viver de  maneira  intensa  e  profunda
a  preparação  para  a  grande  festa,  que  já está próxima, do nascimento do Salvador. O Papa João Paulo II disse, certa vez, que a liturgia destes dias “delineia um sábio itinerário para encontrar o Senhor que há de vir, propondo dia após dia temas de reflexão e de oração e nos convida à conversão e ao dócil acolhimento do mistério do Natal”.

 
No Antigo Testamento os profetas prenunciaram a vinda do Messias e mantiveram desperta a expectativa vigilante do povo eleito. Com os mesmos sentimentos, somos convidados a viver também nós este tempo, a fim de podermos saborear a alegria das festas de Natal já próximas.
   
Como  nos  sugere  a  Liturgia  do Advento,  imploremos  ao  Senhor  o dom  de  nos  prepararmos  com  alegria  para  o  mistério  do  seu  Natal, para que o nascimento de Jesus nos encontre vigilantes na oração, exultantes no louvor (Prefácio do Advento). Só desta maneira, o Natal será festa de alegria e encontro com o Salvador que nos dá a paz.
    
Possa a Santíssima Virgem de Guadalupe, padroeira da América Latina, cuja festa celebramos neste 12 de dezembro, conceder-nos a graça de sermos fiéis testemunhas de seu Filho Jesus aos olhos das novas gerações da América, para que, conhecendo-o, sigam-no e encontrem nele a sua paz e a sua alegria. Que tenhamos força para anunciar corajosamente a sua Palavra ao serviço da nova evangelização, para consolidar no mundo a esperança.

Fonte: Pascom

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Palavra de Dom Moacyr Grechi – Arcebispo Emérito de Porto Velho

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Hoje reafirmamos a nossa fé na ressurreição de Cristo; somos uma Igreja Pascal. Na oração do Credo, proclamamos a ressurreição dos mortos e a vida ete

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

  A Igreja, convocada a fortalecer o povo de Deus na atual conjuntura, é chamada a estar ao lado daqueles “que perderam a esperança e a confiança no B

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

  Diante do aumento da violência agrária que atinge trabalhadores rurais, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pescadores artesanais, defensores de di

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)