Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Dante Fonseca

Acadêmica da ACLER recebe homenagem da Academia Vilhenense de Letras


Acadêmica da ACLER recebe homenagem da Academia Vilhenense de Letras - Gente de Opinião

Hoje tenho a registrar uma notícia alvissareira. Em uma sociedade, onde muitos estão mais ocupados em procurar defeitos que méritos no seu semelhante, é sempre motivo de alegria quandoGente de Opinião uma pessoa cujo indiscutível valor é reconhecido publicamente. Digo isto a propósito da homenagem que recebeu a professora, escritora e acadêmica (Academia de Letras de Rondônia - ACLER) Yêdda Pinheiro Borzacov. Trata-se do título de benemérita a ela concedido pela Academia Vilhenense de Letras.  A distinção foi atribuída em razão de sua dedicação à cultura rondoniense. Tal dedicação resultou ao longo de anos de trabalho expressos em diversos livros, entrevistas e artigos publicados na imprensa, versando sobre literatura, história, folclore e arte, que documentam o universo cultural e histórico de nossa terra.

Gente de Opinião

Além de colaborar periodicamente com o jornal Alto Madeira, com o jornal eletrônico Gente de Opinião e de produzir obras de pesquisa sobre Rondônia, a acadêmica Yêdda Borzacov é uma das mais atuantes dentre os componentes da ACLER e preside o Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia (IHGR). Ocupou na vida pública estadual vários cargos de destaque nos setores de educação e cultura, onde deixou sua marca de amor as nossas coisas desde que iniciou sua atuação profissional como professora. Publicou obras de valor incomparável que registram para a posteridade um pouco do que foi e do que é este estado. Citamos algumas dessas obras:

Acadêmica da ACLER recebe homenagem da Academia Vilhenense de Letras - Gente de Opinião
 

-1987. Aluízio Pinheiro Ferreira. Porto Velho. Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de Rondônia.

-1997.  83 anos de criação do município de Porto Velho – RO (1914-1997). Porto Velho: Secretaria Municipal de Cultura e Esportes de Porto Velho.

-1998. Uma história em gravuras: catálogo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Prefeitura do Município de Porto Velho/SEMCE. Porto Velho.

-2002.  Rondônia Cabocla. Porto Velho. Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia & Academia de Letras de Rondônia.

-2007.  Porto Velho: 100 anos de história, 1907-2007. Instituto de Pesquisas e Estudos Dr. Ary Tupinambá Penna Pinheiro (IPARY), Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia, Academia de Letras de Rondônia.

-2008.  Rondônia: espaço, tempo e gente. Porto Velho: Primor.

-2011. Imagens de Rondônia: a fotografia documenta a História. Porto Velho: IPARY.

-2012. Histórias do Vale do Madeira. Porto Velho: IPARY.

-2013. Obra conjunta com Viriato Moura, e Samuel Castiel.Trem vivo: viagem ao imaginário da Ferrovia do Diabo. Coletânea de contos e crônicas. Porto Velho: Imediata.

-2014. Obra conjunta com Viriato Moura, e Samuel Castiel.  Rios de História. São Paulo: Scortecci.
 

O diploma de Membro Benemérito, por tudo o que nossa acadêmica já fez é merecido e tenho certeza de que deixa a todos seus confrades da ACLER e do IHGR plenos de orgulho. Parabenizamos à professora Yêdda pela justa homenagem e à Academia Vilhenense de Letras pela iniciativa de justo reconhecimento. Iniciativas como essa demonstram o quanto a ACLER, através de seus acadêmicos está presente no seio da sociedade rondoniense.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Dante Fonseca

Trabalhadores Cearenses retirantes da seca de 1877/1878 na ferrovia Madeira-Mamoré

Trabalhadores Cearenses retirantes da seca de 1877/1878 na ferrovia Madeira-Mamoré

O naufrágio do navio Metropolis no litoral norte-americano, episódio ligado a tentativa de construção da E.F.M.M. em 1878, revela uma faceta da ganâ

Será lançada em breve a obra do engenheiro Edward Davis Mathews traduzida para o português pelo professor Helio Rocha

Será lançada em breve a obra do engenheiro Edward Davis Mathews traduzida para o português pelo professor Helio Rocha

Deixei o ponto inicial da ferrovia, em Santo Antônio em abril do último ano [...] (MATHEWS, 1875, p. 03). Com essas palavras o engenheiro Edward Dav

A Madeira-Mamoré e a notícia biográfica de George Earl Church feita por Clements Markham

A Madeira-Mamoré e a notícia biográfica de George Earl Church feita por Clements Markham

Introdução Nesses últimos dias, quando elaborava um trabalho introdutório à uma obra do inglês Edward Davis Mathews, encontrei em uma das fontes que

O Noroeste Amazônico de Thomas Whiffen, obra agora disponível em português

O Noroeste Amazônico de Thomas Whiffen, obra agora disponível em português

Foi lançado na quarta-feira passada (07/08/2019), na Biblioteca da UNIR campus de Porto Velho, a tradução para o português do livro intitulado “The