Porto Velho (RO) sexta-feira, 24 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Confúcio Moura

Pau D’Óleo (Quantos búfalos são?) Por Confúcio Moura


Capítulo 2

Gente de Opinião

Quero fazer um desafio aos matemáticos e estatísticos do Brasil inteiro. Especialmente, para os rondonienses. Podem usar suas “funções”, razões, probabilidades, leis de Newton, até a lei da relatividade, lei da gravidade, números primos, algoritmos, números pares, romanos e arábicos. Tudo.   Eu só quero saber quantos búfalos tem na fazenda Pau D’Óleo?

Pessoal do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) Rio de Janeiro e mais outros, de todas as partes.  Vou contar um pouco da história, para que vocês possam pegar suas fórmulas, progressão aritmética e geométrica, a ferramenta que couber, e começar o dever de casa.

Gente de Opinião

O inicio da criação de búfalos, em Rondônia, foi em 1953. Há 64 anos. Com objetivo de dar apoio ao desenvolvimento da agropecuária na região do Vale do Guaporé, por meio da distribuição de matrizes e reprodutores de bubalinos, visando a produção de leite, carne, queijo, além da tração animal. Foram trazidos 36 búfalos mestiços da raça “carabao”: – 30 fêmeas e 6 machos.

Em 1956 (há 61 anos) foram introduzidos mais 30 (trinta) animais da raça “jafarabadi”, presumo que 26 fêmeas e 4 machos. Adaptaram-se bem aos limites da fazenda, mas, bem sabem vocês, como é burocracia de governo, sai um, entra outro, naquele tempo, governos militares, pouco tempo na “missão” por estas terras ermas. E certo é que os búfalos foram entrando noutras áreas, ocupando hoje em dia, a Reserva Biológica do Guaporé (Rebio Guaporé), Reserva Extrativista de Pedras Negras e atravessado o rio, para o lado boliviano.

Gente de Opinião

Para facilitar o cálculo, definirei as estimativas de vida dos búfalos – vida média de 30 anos, capacidade reprodutiva e nascimento  de 60% ao ano, duração da gravidez de 10 meses, intervalo entre partos de 3 anos. Considere índice de mortes de filhotes  5%, por predadores, velhice mais 4% ao ano. Abates clandestinos mais 2%. Daí pra frente é com vocês, nasceram filhos, netos, bisnetos, tataranetos e vai e vai. A filha pariu, a neta pariu, a bisneta pariu, a tataraneta pariu. E foram parindo, gerações foram parindo. Quantos búfalos podem ter hoje naquele região?

Li alguns relatórios dos últimos dez anos, os números variam absurdamente, de 1500 até 20 000 bubalinos. Eu não sei. Quero saber. Para iniciar o manejo destes animais e quanto devo gastar para que seja efetivo o controle deles. Há necessidade deste cálculo matemático para que possamos deixar ali, um número restrito, contido e sanitariamente controlado.

O maior dano causado por eles é o ambiental. Quebram tudo. Abrem valas de até 2 metros de profundidade, estradas. Mudam leito das águas. Drenam para outros rumos. Nestes anos todos, devem ter passado pelo governo (Território Federal e Estado) entre 22 a 24 governadores.

Quando fizer o cálculo, venha pessoalmente me entregar no  Palácio Rio Madeira, Avenida Farquar, Porto Velho. Prometo lhe oferecer uma medalha com cara de um búfalo “jafarabadi”.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Confúcio Moura

Fim de festa - Por Confúcio Moura

Fim de festa - Por Confúcio Moura

Enfim, acabou o período eleitoral, que foi curto, que foi longo, que foi diferente, que foi envolvente, que foi surpreendente, que foi um pouco de tud

O MDB unido será forte - Por Confúcio Moura

O MDB unido será forte - Por Confúcio Moura

Meus companheiros do MDB do Estado de Rondônia, as convenções do partido para escolher os novos candidatos, devem ocorrer até a data limite, de 05 de

MDB não me incluirá como postulante a uma vaga ao Senado Federal ? Por Confúcio Moura

MDB não me incluirá como postulante a uma vaga ao Senado Federal ? Por Confúcio Moura

Acho que este negócio, de puxar o tapete, é pura besteira, pode vir o efeito dinamite, o medo e a dinamite não se combinam