Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Confúcio Moura

Pau D’Óleo (Fazendo e desfazendo)


Capítulo 3 –

Gente de OpiniãoA Fazenda Pau D’Óleo é um retrato em preto e branco do nosso Brasil. A coisa feita sem planejamento. No impulso de um, não seguido por outro, recuperada lá na frente, perdida de novo, um retrato aqui, outro acolá, todo mundo gosta, todo mundo acha bonito. Belos campos de capim rasteiro e nativo, nos períodos secos. Alagadiços no período chuvoso.

Gente de OpiniãoÁguas presas que guardam peixes e muitos jacarés. O Rio Branco sai do seu leito e invade a planície. O Rio Guaporé também ajuda. Quem quiser campear búfalo no período das águas,  tem que ser de barco.

O búfalo é inteligente, falta comida num lugar, ele vai pra outro. Atravessa a nado o Rio Guaporé, ocupa o Beni. Ele não obedece a lei. Não tem cerca de arame com dez fios e posteamento de aroeira de dois em dois metros, ou cabeamento de aço.

Gente de OpiniãoO bicho ficou selvagem, o macho acasala com a fêmea. E vai nascendo bezerros. Tem muita onça e muito mais jacarés. Entra governo e sai governo, tudo ali vem a reboque, ruínas do que foi, coisa nova que se fez, já se deixou de lado.  Sem gente no lugar, sem equipes de vaqueiros, sem tropa e sem arreios. Os cavalos morreram. Os que sobreviveram nunca foram adestrados.

Hoje, alem de búfalos selvagens, tem também cavalos selvagens. Brasil inzoneiro. Búfalo do Marajó. E agora, ninguém sabe, por onda andará.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Confúcio Moura

Fim de festa - Por Confúcio Moura

Fim de festa - Por Confúcio Moura

Enfim, acabou o período eleitoral, que foi curto, que foi longo, que foi diferente, que foi envolvente, que foi surpreendente, que foi um pouco de tud

O MDB unido será forte - Por Confúcio Moura

O MDB unido será forte - Por Confúcio Moura

Meus companheiros do MDB do Estado de Rondônia, as convenções do partido para escolher os novos candidatos, devem ocorrer até a data limite, de 05 de

MDB não me incluirá como postulante a uma vaga ao Senado Federal ? Por Confúcio Moura

MDB não me incluirá como postulante a uma vaga ao Senado Federal ? Por Confúcio Moura

Acho que este negócio, de puxar o tapete, é pura besteira, pode vir o efeito dinamite, o medo e a dinamite não se combinam