Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Confúcio Moura

'...outra operação em Rondônia contra a corrupção. Bem maior que a Termópilas...'



1. Vale do Guaporé – ainda é um santuário. Dias atrás foi soltura de “quelônios”em suas águas. (filhotes de tracajás, tartarugas) criados em cativeiro ou saído de suas ninhadas naturais nas areias. E jogados no Rio. E a partir daí é a diária luta pela sobrevivência. Os predadores são muitos.

2. Fazenda Pau d’Olho de um punhado de búfalos trazidos na décado de 50, hoje, incontáveis, soltos, brutos, selvagens enchem reservas. Ameaçam o meio ambiente. Cavam buracos imensos. Derrubam árvores. Mudam rumos de brejos. O trabalho agora é cientifico, de busca ativa deles e o manejo. Numa pesquisa cientifica sem precedentes, envolvendo Embrapa, Idaron e Emater. Além de um grupo especialmente designado para o trabalho.

3. Logo depois da minha eleição, ainda em novembro, junto com Airton Gurgacz saimos mundo afora, a busca apoio técnico para nosso governo: MBC- Movimento Brasil Competitivo – dirigido pelo empresário Jorge Gerdau e Vicente Falconi. De fama comprovada. Folha de serviço injevável. Uma mão privada e forte dentro do serviço público solto. Já se passaram quase l ano e ainda não consegui contratá-los para enquadrar Rondônia no rumo certo da eficiencia da receita e gasto, melhoria da segurança, educação e saúde. Estou ainda às voltas – da forma legal de fazer o serviço. Enquanto Minas, São Paulo, Brasilia, Bahia, Governo Federal, Sergipe, Alagoas, Rio de Janeiro avançam a nossa frente. Céus! Mande-me mais luzes para iluminar as estradas de tanto conservadorismo rondoniense.

4.Jorge Gerdau hoje Coordenador da Câmara de Gestão da Competitividade no Governo Dilma, antigo Conselhão (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social). É ele que eu quero aqui em Rôndônia para o ajuste entre a despesa e a receita.

5. Rondônia deve colocar as barbas de molho. O trimestre passado foi de crescimento zero no Brasil. O quarto trimestre também não acena avanços. A crise mundial bate às nossas portas. Se bate às portas do Brasil, ressoa em Rondônia. Se cai lá, cai aqui. O que teremos que fazer – ajustar as contas, cuidar das receitas e muito mais das depesas. Esta é a função principal do MBC no Estado.

6-. Só tem uma coisa. O MBC não trabalha com dinheiro público. Só privado. Só das empresas. Os empresários devem investir no governo. Sim Senhor. Embora, não tenham tradição neste quesito. Porque Governo e Empresariado são quase a mesma coisa. Tudo é governo. Porque se o Governo melhora, o empresário melhora. Se o governo afunda, o empresário afunda. Preciso de 5 milhões do empresariado rondoniense, doação mesmo, investimento mesmo. O dinheiro é depositado direto no MBC, nenhuma sacanagem. Vou bater à porta de vocês, agora, semana que vem. De chapéu na mão para que todos possamos ganhar mais.

7. Socorro, Benedito, Wagner e mais outros fiscais da receita, Edson Vicente do Desenvolvimento Economico, todos saírão por aí a cata de dinheiro para o MBC. 5 milhões, gente. Este é o valor para o Estado ter uma grande consultoria, paga por vocês. Fiz um coquetel em Porto Velho, no Aquarius, não deu resultado que esperava. Agora, vou atrás. Não entregue dinheiro pra ninguém, pegue a conta e transfira em parcelas direto ao Gerdau.

8. Mas, eu quero lhe prestiar também, meu querido empresário, viu Denis, preciso de vocês da FIERO também. Vou entregar uma poltrono do TEATRO DE PORTO VELHO, que inauguro em outubro de 2012, por cinco anos para você e sua famíia, estilizada, com o nome da sua empresa, bem bonita, é sua, para assistirem aos grandes espetáculos de Rondônia. É uma troca boa. Além de colocar o nome da sua empresa gravada e bem bonita no pórtico de entrada do Teatro. Uma boa mídia pra vocês. Fechado o acordo? Aguarde a minha visita. Se não for pessoalmente- mando-lhe um ofício identificando a pessoa que lhe fará a visita.

9. Até o final do ano, só vou escrever a'...outra operação em Rondônia contra a corrupção. Bem maior que a Termópilas...' - Gente de Opiniãomeninidades. Algumas crônicas, devaneios, flutuações de pensamento, comentários litht, recadinhos leves. Já chega de aperto,estresse, TOC, bipolaridade, amarguras, alegrias. Agora, chegou a hora de agradecer e lubrificar as juntas com óleo de pau para o ano que vem tudo estar mais amaciado.

10.Realmente, convidei o Juscelino Amaral para ocupar a Casa Civil. Ele aceitou. Tomará posse no começo do ano. Vamos mudar o jeitão da Casa Civil para se transforme em Secretaria de Governo. O homem que fará o governo andar. Já falei com ele para usar o jeito do vaqueiro nordestino, jipão de couro, chapéu atado ao queixo, espora, ferrão ou chicote. E pode levar a caatinga no peito até derrubar o boi. O seu estilo deve ser de vaquejada. Este mês será para entender os nossos planos, pode aboiar JA, pode ser JK, aboie para a boiada andar.

11. Estou sabendo que anda em curso outra operação em Rondônia contra a corrupção. Bem maior que a Termópilas. Se Termópilas foi 300 policiais federais, esta será ainda maior. Não adianta chorar depois, porque tudo mundo está com seu telefonezinho grampeado. Passinhos seguidos. Fotografias tiradas mesmo no escuro. Conversinhas gravadas. Minha gente! Crie vergonha na cara! o tempo da sacanagem já passou. Se você duvida, meu chapa, continue com seus furtinhos por aí. Furtinho da gasolina, de peça, remédio, comprar e receber menos produto. Continue rodando com carro oficial em porta de mercado, pegando menino na escola. Pode continuar. E ficará com a cara de pau, quando seu carro for guinchado. Comprar o de que não se precisa. Correr com processo debaixo do braço para ganhar uns trocos pelo serviço. Esconder processo para favorecer amigos. Acabou, dileto “companheiro”. Mesmo que entre na cadeia e saia, você já ficou marcado para o resto da vida. A algema dói e não é brinquedo não. Nunca mais será o mesmo. Sujo para sempre.

11. Outra coisinha mais que quero advertir – CDS (cargo comissionado). Indicação política, pode até ter, claro que pode, mas, tem que trabalhar. Tem gente que só aparece para assinar ponto. Já mandei exonerar estes fantasmas. Receber dinheiro do povo rondoniense, pobre, tem cerca de 304 mil miseráveis em Rondônia. Enquanto, outros bacanas, apadrinhados, recebem boa grana e não dá as caras para trabalhar. Se manca, bicho! Edna Tavares mande este pessoal para o Diário Oficial ainda este mês. Vamos dar um limpa geral. Com a economia mande o dinheiro para as comunidades terapeuticas que cuidam de dependentes químicos, as APAES, enfim, a gente abnegada que ajuda a este Estado ficar de pé.

12. O mapa de crescimento das Receitas de ICMS apuradas pelo CONFAZ em relação a todos estados brasileiros, no periodo de Janeiro a dezembro, aonde traz Rondonia disparado na frente com um cescimto de 33% em relação ao ano passado. Viva Rondônia.

13. Mary Braganhol – uma dança e uma abraço. Uma dança porque quando a encontro é assim mesmo, um festejo que vale dança. Ela é produto “made in Ariquemes”, cuida de agroindústria e sabe fazer bem feito o serviço. Ela pega o serviço pra fazer e faz. Sem rolo. É mulher de ação e pouca conversa. Nesta brincadeira ajuda Cacoal, Colorado, Rio Crespo, Alta Floresta e vai entrando mundo afora. As agroíndustrias estão invadindo o Estado a partir do modelo de Ariquemes, o PROVE. Siga em frente Mary. O pessoal dela, virou disputa no Estado, todo mundo quer. O preço de cada um hoje em dia é o mesmo do Neimar. Quem puder pagar, que pague.

14. Na Festa dos Sites rondonienses, até eu ganhei uma homenagem. Fiquei bacana na foto. Infelizemente não tive presente, mas, pelo que fiquei sabendo foi um FESTÃO. Tinha viajado a noite de Brasília pra cá. Evento noturno no judiciário. Não deu. Gostei da placa. Fiquei bonito na foto. A homenagem foi como blogueiro regular. Tá vendo aí, pelo menos neste quesito fiquei bonito. Obrigado aos organizadores. Ano que vem, com certeza, estarei presente. Gracias!

Que “domingadas” ehm!

Fonte: Blog do Confúcio
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Urus e Pacaás

Urus e Pacaás

Vou inventar um nome aqui. Aliás, nomes. Porque falar em manter reserva de índio, florestas nacionais ou parques é motivo para ser assassinado. O no

Histórias inacreditáveis

Histórias inacreditáveis

Contar história é também uma arte e um ofício. E cada pessoa, depois de alguns “janeiros” nas costas, vai olhando pra trás e vê pelo retrovisor – a

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

Falei no capítulo 59 que daria um tempo para continuar com a série. Se não fizer esta pausa, terminarei repetindo demais, indo e voltando. Estou ven

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

Temos um ano, apenas, de convivência com o coronavírus (Covid-19). E o esforço tem sido enorme pelos profissionais de saúde para, pouco a pouco, ire

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)