Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Confúcio Moura

O discurso político está velho - Por Confúcio Moura


A prova é a descrença do povo, me parece, no mundo inteiro. Aqui, no Brasil a classe política está na sua fase mais baixa. Na sola do sapato.

Gente de OpiniãoÉ preciso rejuvenescer o discurso e a prática da política. Você pode correr para todos os lados e não encontrará a resposta exata. É lógico, que os estudiosos estão se matando para encontrar os novos rumos do homem político, diante das grandes exigências da população.

Rejuvenescimento do discurso é preciso. Que venha de encontro e responda  as grandes perguntas que ocupam a consciência das pessoas – no campo moral, cultural é ético. As pessoas querem o que não têm. Mas, temem perder o que já têm. E tem pressa.

Assim como as redes sociais transitam pelo mundo instantaneamente, assim, também,  imagina o povo, que deve acontecer com o novo discurso político. Não pode ser vazio. Mas, deve ter discurso e obra que sejam compartilhados. Porque há um desejo inconsciente, subterrâneo, na maioria das pessoas.

Pode-se pensar que só o Brasil vive nesta crise tão forte. Não! As crises, surgem agora, aos montes e todas elas igualmente graves. Observe o caso da Inglaterra, saindo da União Europeia. As diversas crises que vieram juntas, refugiados, economia, terrorismo. Em nosso país há crises múltiplas e o grande problema é a visível falta de um líder forte.

Nesta busca deste desejo ou desejos, teremos de reinventar modelos mistos, que possam ser implantados, dentro deste mundo admiravelmente fantástico e incompreendido. Que deve ser experimentalmente criado, investigado e pesquisado, para atingir as vontades das pessoas e a decisão deles votarem em alguém.

É o rejuvenescimento da política com outras caras. Mas, com o pé no chão porque estamos numa duradoura crise econômica e moral. E que decisões duras devem ser tomadas, mesmo a contragosto de grande parte do povo.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Urus e Pacaás

Urus e Pacaás

Vou inventar um nome aqui. Aliás, nomes. Porque falar em manter reserva de índio, florestas nacionais ou parques é motivo para ser assassinado. O no

Histórias inacreditáveis

Histórias inacreditáveis

Contar história é também uma arte e um ofício. E cada pessoa, depois de alguns “janeiros” nas costas, vai olhando pra trás e vê pelo retrovisor – a

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

Falei no capítulo 59 que daria um tempo para continuar com a série. Se não fizer esta pausa, terminarei repetindo demais, indo e voltando. Estou ven

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

Temos um ano, apenas, de convivência com o coronavírus (Covid-19). E o esforço tem sido enorme pelos profissionais de saúde para, pouco a pouco, ire

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)