Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Confúcio Moura

Dinheiro na lata do lixo


Rondônia já está madura ao ponto de não desperdiçar recurso público. Este negócio de entregar trator, implementos, calcário, mudas de café e cacau deve ser feito com muita responsabilidade. A primeira ação que se deve medir é a organização da entidade, capacidade gerencial, projeto de uso de máquina, insumo ou dinheiro. Se não tiverem  estas qualidades, não adianta fazer nada. É jogar dinheiro público na lata do lixo.

Certa vez, andando num a “linha” do outro lado do Rio Madeira, entrei num sítio e deparei com uma senhora, quintal enorme, cheio de cupuaçu e açaí. Conversa vai, conversa vem, depois elogiar a fartura de frutas, indaguei se ela tinha máquina para despolpar as frutas. Ela foi comigo a um poleiro, no fundo do quintal e lá estava a máquina despolpadeira que o Estado havia lhe entregado.

Gente de OpiniãoAo Estado cabe a preparação destas comunidades, através da Emater, cooperativas ou serviços credenciados para a fiscalização de cada etapa. Mas, bem antes, a capacitação massiva de todos os seus membros.

Trocando em miúdos – a Teoria da Capacitação Massiva, mais ou menos, na didática do professor Clodomir Santos de Moraes.

Outro componente indispensável será o, de introduzir novas lideranças  nas associações, que em grande parte, são os mesmos diretores,  há mais de trinta anos. Não mudam. Por isso, não avança.

E por fim, é saber de verdade, se eles  (pequenos produtores familiares) querem a inovação e produtividade em suas propriedades? Se querem a Assistência Técnica, máquinas e insumos? De repente, não querem. Ou apenas, querem a festa, para receberem a chave da máquina e tirar a fotografia?

Eu sou testemunha ocular – Rondônia tem um cemitério tecnológico por aí.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Confúcio Moura

Fim de festa - Por Confúcio Moura

Fim de festa - Por Confúcio Moura

Enfim, acabou o período eleitoral, que foi curto, que foi longo, que foi diferente, que foi envolvente, que foi surpreendente, que foi um pouco de tud

O MDB unido será forte - Por Confúcio Moura

O MDB unido será forte - Por Confúcio Moura

Meus companheiros do MDB do Estado de Rondônia, as convenções do partido para escolher os novos candidatos, devem ocorrer até a data limite, de 05 de

MDB não me incluirá como postulante a uma vaga ao Senado Federal ? Por Confúcio Moura

MDB não me incluirá como postulante a uma vaga ao Senado Federal ? Por Confúcio Moura

Acho que este negócio, de puxar o tapete, é pura besteira, pode vir o efeito dinamite, o medo e a dinamite não se combinam