Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Confúcio Moura

Damas dos museus, teatros e bibliotecas - Por Confúcio Moura


O amadorismo na manutenção de museus, teatros e bibliotecas aqui no Estado de RONDONIA é preocupante.

Tem governo que respeita a cultura, arte e tradições. Mas a grandeDamas dos museus, teatros e bibliotecas - Por Confúcio Moura - Gente de Opinião maioria nem liga. Acha que tudo isto é besteira. Registro aqui, o trabalho da Nazaré Silva e Yeda Borzacov, as incansáveis damas, por muitos anos na cidade de Porto Velho vêm zelando e guardando sozinhas, acervos importantes da nossa história.

Nazaré cobria com lona, ali no Prédio do Relógio montes de documentos e jornais que registram a história deste Estado. Mais recentemente ela conseguiu digitalizar esta documentação. Com imenso esforço e longo tempo, Yeda da mesma forma, por Deus, mantém abertas as portas do Museu Jorge Teixeira.

Há  necessidade de novas parcerias para cuidar de museus, teatros e bibliotecas do Estado. Porque em muitos países, há fundações, bancos públicos e privados, grandes empresas,  que cuidam muito bem destes patrimônios fantásticos.

Agora, ainda por aqui é a improvisação, a devoção particular de poucos, a falta de parcerias importantes do setor privado, o governo sempre ausente, com os tormentos de outras prioridades.

A outra alternativa é a criação de fundos específicos e a cobrança de ingressos para as visitações. Outra forma de cuidar deste patrimônio é a Parceria Pública e Privada (PPP), com objetivo único de se ter dinheiro para o custeio e manutenção.  A criação de conselhos xiitas radicais que amem os museus, teatros e bibliotecas.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Confúcio Moura

Fim de festa - Por Confúcio Moura

Fim de festa - Por Confúcio Moura

Enfim, acabou o período eleitoral, que foi curto, que foi longo, que foi diferente, que foi envolvente, que foi surpreendente, que foi um pouco de tud

O MDB unido será forte - Por Confúcio Moura

O MDB unido será forte - Por Confúcio Moura

Meus companheiros do MDB do Estado de Rondônia, as convenções do partido para escolher os novos candidatos, devem ocorrer até a data limite, de 05 de

MDB não me incluirá como postulante a uma vaga ao Senado Federal ? Por Confúcio Moura

MDB não me incluirá como postulante a uma vaga ao Senado Federal ? Por Confúcio Moura

Acho que este negócio, de puxar o tapete, é pura besteira, pode vir o efeito dinamite, o medo e a dinamite não se combinam