Porto Velho (RO) domingo, 26 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Confúcio Moura

Conquistas do Consórcio Brasil Central - Por Confúcio Moura


O CBrC (Consórcio Brasil Central), foi criado há três anos. Distrito Federal, Maranhão, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins e Rondônia. A ideia original foi do Mangabeira Unger, para mostrar ao país a  força do Brasil do interior. O Brasil forte e produtivo.

Foram dezenove fóruns  realizados. As principais conquistas deste trabalho conjunto foram – regular o e-comerce;  negociação das dívidas dos estados;  repatriação de recursos do exterior e divisão com estados e municípios; regulamentação dos empréstimos vindos dos depósitos judiciais públicos e privados;  compensação previdenciária;  compras compartilhadas de medicamentos de alto custo;  integração e cooperação entre os estados;  maior articulação conjunta com o Congresso Nacional;  as trocas de experiências para superação de governar na crise;  criação do eixo integrador de segurança pública;  Itaú Social em vários estados;  tutoria e de agora em diante CBrC nos municípios.

O Consórcio Brasil Central tem um motivo novo, o de trabalhar um modelo novo e federativo  dos seus governadores e assembleias legislativas, para enfrentamento das dificuldades crônicas de infra-estrutura nestes estados, que são altamente produtivos. E padecem de dificuldades com suas rodovias, hidrovias e a falta de ferrovias para  alcançar maior competição internacional.

Tudo isto é novo. Tudo isto é diferente. E sempre falo, que o CBrC é uma nova forma de desobediência ao centralismo federativo. Porque Brasília, por ser a Capital da República é um ente caracterizado pela insensibilidade, centralismo e distância da realidade dos estados e municípios.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Confúcio Moura

Fim de festa - Por Confúcio Moura

Fim de festa - Por Confúcio Moura

Enfim, acabou o período eleitoral, que foi curto, que foi longo, que foi diferente, que foi envolvente, que foi surpreendente, que foi um pouco de tud

O MDB unido será forte - Por Confúcio Moura

O MDB unido será forte - Por Confúcio Moura

Meus companheiros do MDB do Estado de Rondônia, as convenções do partido para escolher os novos candidatos, devem ocorrer até a data limite, de 05 de

MDB não me incluirá como postulante a uma vaga ao Senado Federal ? Por Confúcio Moura

MDB não me incluirá como postulante a uma vaga ao Senado Federal ? Por Confúcio Moura

Acho que este negócio, de puxar o tapete, é pura besteira, pode vir o efeito dinamite, o medo e a dinamite não se combinam