Porto Velho (RO) sábado, 22 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Confúcio Moura

Confúcio anuncia o nome do Secretário de Segurança


Em entrevista ao programa A Hora do Povo (Rádio Rondônia 93,3 FM), apresentado pelo radialista Maurício Calixto (Clique AQUI e ouça), o governador eleito Confúcio Moura anunciou em primeira mão o nome de seu futuro Secretário de Segurança Pública.

Marcelo Nascimento Bessa é atualmente delegado da Polícia Federal na Paraíba, mas já atuou em Ji-Paraná (RO) e foi Policial Militar em Rondônia. Seu secretário adjunto será o “jovem delegado Ricardo Rodrigues. Moura disse que os nomes darão um “novo folêgo” à área e adiantou que contratará uma auditoria externa para avaliar o desempenho da secretaria, que terá que cumprir metas.

Na entrevista, que durou uma hora, o governador respondeu a inúmeras perguntas do apresentador e de ouvintes de todo o estado.

Confúcio foi categórico ao afirmar que as áreas emergenciais são a saúde, educação e a segurança pública. “Essas áreas precisam de medidas urgentes, imediatas. Se não houver recursos no orçamento buscarei em outras fontes, inclusive no BNDES. Na saúde, por exemplo, eu tenho um prazo de 30, 40 dias pra dar um choque e tirar os doentes do chão ”. O secretário de Saúde indicado pelo governador eleito é o médico Alexandre Muller, sobre o qual Moura disse que “conhece bem o estado, os hospitais, fez muitas vistorias e tem conhecimento de causa”.

Perguntando sobre o nome do futuro secretário de Educação, Jorge Alberto Elarrat Canto, o governador eleito disse se tratar de “um excelente gestor e planejador, assim como a secretária adjunta, Neila Pires, que tem 16 anos de experiência na área de gestão".

O tema Tecnologia da Informação também foi abordado pelo apresentador Maurício Calixto. Confúcio disse que pretende interligar todo o estado de Rondônia, aproveitando o cabeamento de fibra ótica já existente e construir torres de rádio para oferecer conexão gratuita à população, embora reconheça que ainda precisa do projeto para buscar os recursos necessários para o investimento. “Mais tarde, teremos uma universidade estadual de excelência, que oferecerá cursos médios, pós médios e superiores à distância para todo o estado”.

Sobre as eventuais dificuldades para montar sua equipe de auxiliares de primeiro escalão, Confúcio disse que está procurando, na medida do possível, atender a todos os partidos aliados. “Mas que fique claro que ninguém tem garantia de ficar os quatro anos do mandato. Vai depender do desempenho de cada um”.

Perguntas dos ouvintes

Confúcio respondeu a dezenas de perguntas dos ouvintes, entre as quais sobre reajustes salariais para os servidores (“pelo menos as correções inflacionárias e ganhos reais serão concedidos anualmente), a transposição dos servidores estaduais para o quadro da União (“será criado um núcleo da articulação com Brasília, tudo será feito pra agilizar o processo”) e sobre os servidores do Detran (“plano de carreira, redução do número de comissionados e treinamento contínuo”).

Ao final da entrevista, foi perguntado sobre as medidas compensatórias dos empreendimentos hidrelétricos no rio Madeira. Confúcio disse que está sendo articulada uma parceria com o Ministério Público, que tem diagnóstico e dados atualizados e será criado um núcleo de estudo e acompanhamento.


Fonte: Blog do Confúcio
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Confúcio Moura

Urus e Pacaás

Urus e Pacaás

Vou inventar um nome aqui. Aliás, nomes. Porque falar em manter reserva de índio, florestas nacionais ou parques é motivo para ser assassinado. O no

Histórias inacreditáveis

Histórias inacreditáveis

Contar história é também uma arte e um ofício. E cada pessoa, depois de alguns “janeiros” nas costas, vai olhando pra trás e vê pelo retrovisor – a

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

Falei no capítulo 59 que daria um tempo para continuar com a série. Se não fizer esta pausa, terminarei repetindo demais, indo e voltando. Estou ven

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

Temos um ano, apenas, de convivência com o coronavírus (Covid-19). E o esforço tem sido enorme pelos profissionais de saúde para, pouco a pouco, ire