Porto Velho (RO) sexta-feira, 24 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Confúcio Moura

Brasil, educação e mais e mais - Por Confúcio Moura



Dias atrás ouvi da boca da Secretária Nacional do Tesouro, Ana Paula Vescovi, uma expressão que ficou encalacrada na minha cabeça: “produtividade é educação. Infraestrutura é educação, e não concessão de incentivos fiscais.”

Qual a solução para a violência em nosso país? – Educação

Qual a solução para a pobreza extrema em nosso país? – Educação

Qual a solução para a imensa crise moral do nosso país? – Educação

Qual a solução para se ter melhores políticos em nosso país? – Educação

Qual a solução para sermos um país mais inovador? – Educação

Qual a solução para sairmos desta desigualdade horrorosa? – Educação

Qual a solução para o Brasil sair do marasmo da classe média? – Educação

Qual a solução para o Brasil entrar nos trilhos? – Educação

Qual a solução para acabar ou diminuir a corrupção em nosso país? – Educação.

Muito bem!

Então, a solução de tudo, de brigas de casais, contente e satisfeito com o celular, do desmatamento da Amazônia – será mesmo a educação?

Gente de OpiniãoNem tudo a educação resolve. Mas, quase tudo melhora com um povo educado, com 80% (oitenta por cento) dos seus habitantes com curso superior completo. E sabendo ler e entender as coisas bem entendidas. Se não puder chegar a 80%, que seja 70%, que seja 60%, que seja 50%, que seja 45%. Por fim, pelo menos 30%.

Indo e vindo, educação em nosso país é uma equação impossível? Porque todo mundo sabe que ela é a base da pirâmide, e, por que, infelizmente, ela não melhora por aqui?

Porque se gasta muito com educação. Tem vinculação obrigatória de 25% dos orçamentos para investimentos nela. E a José? – Qual a resposta.

Você, José, não tem resposta? Então a vaca vai pro brejo mesmo. E eu vou levando a vida, torcendo pelo Flamengo e passando as semanas, esperando o próximo jogo.

Gente de OpiniãoSe não sabemos como melhorar a educação – basta copiar alguma coisa de quase todos os países do mundo que são melhores do que nós. Da Bolívia à Coréia, Xangai, Singapura, Polônia, Finlândia, Chile, Uruguai e por aí vai.

Você poderia pesquisar, como é a educação de meninos e jovens no Canadá.

Há necessidade de uma revolução em nosso país. Uma bomba atômica comprimida ao máximo, de um produto novo, chamado: – VERGONHA. “Se cuide, cara, senão você irá morrer de VERGONHA”.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Confúcio Moura

Fim de festa - Por Confúcio Moura

Fim de festa - Por Confúcio Moura

Enfim, acabou o período eleitoral, que foi curto, que foi longo, que foi diferente, que foi envolvente, que foi surpreendente, que foi um pouco de tud

O MDB unido será forte - Por Confúcio Moura

O MDB unido será forte - Por Confúcio Moura

Meus companheiros do MDB do Estado de Rondônia, as convenções do partido para escolher os novos candidatos, devem ocorrer até a data limite, de 05 de

MDB não me incluirá como postulante a uma vaga ao Senado Federal ? Por Confúcio Moura

MDB não me incluirá como postulante a uma vaga ao Senado Federal ? Por Confúcio Moura

Acho que este negócio, de puxar o tapete, é pura besteira, pode vir o efeito dinamite, o medo e a dinamite não se combinam