Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Confúcio Moura

Agiotagem escancarada - Por Confúcio Moura


 

Gente de OpiniãoNem sei como começar este post de hoje, justamente, para falar de um assunto difícil e complexo, que é o admirável universo do dinheiro. Dominar o dinheiro e fazê-lo crescer sem parar, é ofício para poucos. Fico na crítica, talvez inveja contida, no entanto, mesmo do pouco conhecimento que tenho nesta arte, repilo os juros extorsivos, imorais, autorizados pelo Banco Central. Posso dizer, consentido pelo governo brasileiro.

Os juros do cartão crédito e do cheque especial, não convencem a nenhum mortal, tal é o seu efeito devastador sobre as pessoas. Justamente, estas mesmas pessoas acreditadas pelos bancos, quem têm cartão e cheque especial, considerados bons pagadores e assíduos clientes, tornam-se vítimas do venenoso “amigo” (banco), tão perverso e assediador como o traficante de drogas, que engana para o vício, o jovem despreparado e frágil. 

Juro de um simples “papagaio” deve rolar em torno de 5% ao mês, jogando por baixo, fora a carteira de reciprocidades exigidas pelos bancos. Um agiota de rua, às escuras, comprovadamente é criminoso, por emprestar dinheiro com juro de 5 a 10% ao mês, que já é um horror. E pode terminar na cadeia. Gente de Opinião

Agora, tudo na forma da lei, o juro do cheque especial e do cartão, quando estourado, pode ser acima de 300% ao ano. 

Heinnnn! Muito bonito isto! 

Por onde escorre a riqueza do mundo? Para onde jorram as águas dos rios?  Na produção ou no sistema financeiro? Claro, que na jogatina do mercado, de fundos, ações, hipotecas, empréstimos, depósitos e um mundo de arapucas e portfólios diabólicos esparramados por todos os cantos. 

Deste jeito, o crime de usura, lesa pátria é praticado a luz do dia, com as bênçãos oficiais, e confesso, não entendo. Em cima de quais justificativas, para deixar os brasileiros encalacrados até o gogó, numa brutal agiotagem criminosa?  

Quem inventou o banco – é antes de mais nada, um gênio. Sem o suor da face, ganha dinheiro, pura e simplesmente, na esperteza.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Confúcio Moura

Fim de festa - Por Confúcio Moura

Fim de festa - Por Confúcio Moura

Enfim, acabou o período eleitoral, que foi curto, que foi longo, que foi diferente, que foi envolvente, que foi surpreendente, que foi um pouco de tud

O MDB unido será forte - Por Confúcio Moura

O MDB unido será forte - Por Confúcio Moura

Meus companheiros do MDB do Estado de Rondônia, as convenções do partido para escolher os novos candidatos, devem ocorrer até a data limite, de 05 de

MDB não me incluirá como postulante a uma vaga ao Senado Federal ? Por Confúcio Moura

MDB não me incluirá como postulante a uma vaga ao Senado Federal ? Por Confúcio Moura

Acho que este negócio, de puxar o tapete, é pura besteira, pode vir o efeito dinamite, o medo e a dinamite não se combinam