Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Ciro Pinheiro

VEM AÍ O MAIOR AVIÃO DO MUNDO


 
O maior avião do mundo vai aterrisar em Porto Velho em novembro. A população desta capital vai ter a oportunidade de ver essa fortaleza voadora, na Base Aérea, que estará com portões abertos para quem quizer ver de perto o Antonov An-225, o gigante do ar, de origem ucraniana fabricado em 1989 para transporte de carga. Ele pousa no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, que possui uma das melhores pistas de pouso do país, construida sob a orientação do capitão Silvio Gonçalves de Farias, no final da década 60. Sua capacidade de carga é de 250 toneladas e ele vem conduzindo em seu bojo três helicopteros de uma aquisição de 16 para Base Aérea de Porto Velho. Sua envergadura é de 88,4 metros por 79,80 metros e pesa cerca de 600 toneladas. Mede 84 metros de longitude (11 mais do que o A-380); sua dupla asa traseira tem 18,2 metros de altura. O bichinho é impulsinado por seis potentes motores e seu trem de aterrisagem é composto por 32 rodas espaçadas estrategicamente para suportar seu peso e para decolagem e aterrisagem seguras sem avariar as pistas. Só existem dois Antonov An-225 operando no mundo. O avião recebe o nome de Mriya, que em ucraniano quer dizer “sonho”, ainda que a OTAM lhe dê o nome de Cossa.O Mriya foi desenhado unicamente para transporte de cargas e trabalhos especiais como o transporte de foguetes espaciais russos, fazendo parte do programa espacial daquele país. 

VEM AÍ O MAIOR AVIÃO DO MUNDO  - Gente de Opinião
VEM AÍ O MAIOR AVIÃO DO MUNDO  - Gente de Opinião




A NOVA PRAÇA RONDON


Depois de uma reforma completa a Praça Rondon foi entregue à população (não uso a palavra reinauguração) sexta-feira pela manhã com a presença da equipe do prefeito e de autoridades. Roberto Sobrinho lembrou que a praça foi construída por outro Sobrinho – José Ferreira Sobrinho (dentista), que foi diretor da Estrada de Ferro e prefeito, em 1939. A nova praça foi elogiada pelos participaram da cerimônia, lembrando o cenário anterior, que era de sujeira, de ambulantes e gente desocupada. Entre os que agradeceram ao prefeito, a Bailarina da Praça, que há muitos anos freqüenta o local, onde dança e leva alegria às pessoas que por lá circulam. Ela ficou feliz com a reforma e disse ao prefeito Roberto Sobrinho que pretende reiniciar seus programas voltados para a criançada. Durante o discurso Roberto Sobrinho convocou o Tatá - Altair Santos, presidente da Fundação Iaripuna para explicar a questão do nome da praça: no busto, General Rondon, na placa (nova), Marechal Rondon. Tatá deu a resposta correta: a patente de marechal é conferida ao general que participa de uma guerra e quando foi colocado o busto Rondon não havia sido promovido. Como o Brasil faz tempo que não entra em guerra, Rondon foi um dos últimos marechais. 

VEM AÍ O MAIOR AVIÃO DO MUNDO  - Gente de Opinião
VEM AÍ O MAIOR AVIÃO DO MUNDO  - Gente de Opinião

O prefeito, o vice Emerson, a senadora Fátima Cleide, o deputado Valverde, os conselheiros do Tribunal de Contas, José Gomes de Melo (presidente) e Rochilmer Melo da Rocha e assessores municipais.

VEM AÍ O MAIOR AVIÃO DO MUNDO  - Gente de Opinião

O prefeito - com o apoio de vários outros puxadores - não consegui descobrir a placa (a fita soltou) e logo apareceu um “ajudante”, que entrou no lago, tirou o pano e consumou a “inauguração”, aplaudido.


 

ESCRITORES REUNIDOS

No Dia do Escritor, 25 (ontem) os escritores de Rondônia estiveram reunidos das 8 (sem ligar para o frio) às 12 horas, no auditório da Unir-Centro, em encontro promovido pela Academia de Letras. O professor Dante Ribeiro da Fonseca presidiu a reunião, que teve boa participação do povo das letras. Na pauta muitas discussões, entre elas a questão das editoras, a falta de apoio, a divlgação de obras e a proposta de criação de um órgãos avaliação das obras, antecedendo sua publicação. Entre os presentes, o escritor Cesar Cavalcante Albuquerque, que veio do Rio de Janeiro para o lançamento do livro do irmão Lúcio. Na mesa, também, os escritores João Vilhena (presidente da Acadamia de Letras de Ji-Paraná), Pedro Albino (secretario da Academia) e as professoras Dirley Zzanerato, da Academia de Letras de Vilhena e Maria Bernardete Junkes, representando a Secretaria de Educação de Cacoal. 

Fonte: Ciro Pinheiro / www.gentedeopiniao.com.br  / www.opiniaotv.com.br 
[email protected] 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

 DISTANTEEstou em São Paulo desde o dia 2 deste julho, hoje já preparando as malas para a volta para Porto Velho. Fomos, nesse tempo - eu e Penha -

Nova prefeitura na margem do Madeira

Nova prefeitura na margem do Madeira

A mudança da sede da Prefeitura de Porto Velho do “Palácio Tancredo Neves” (que era antes 31 de Março), para o “Prédio do Relógio” foi a melhor inic

Ruas de Porto Velho

Ruas de Porto Velho

Nome de rua em Porto Velho é um caso sério

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

O primeiro prefeito eleito de Porto Velho (1917)

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)