Porto Velho (RO) domingo, 20 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Usina de Tabajara - Vices incomodam - Palavra de ordem - Guerra e oportunidades


Usina de Tabajara - Vices incomodam - Palavra de ordem - Guerra e oportunidades - Gente de Opinião

Guerra e oportunidades

Ainda é controversa a identificação de qual arma funciona melhor para aproveitar as oportunidades que as crises e a guerras criam em meio ao caos. Seriam elas frutos da ciência, da arte, da intuição ou da influência política? Essa questão ressurge quando se trata de aproveitar as oportunidades da guerra comercial entre EUA e China, que já se supõe como a antessala de uma guerra fria entre as duas potênciasnvolvimento.

Enfrentando o duplo desafio de vencer a decadência e superar o atraso, que ciência, arte, intuição ou política o Brasil precisa para tirar proveito da cristalização desse quadro. Vem da intuição a ideia de que o mundo todo vai sofrer consequências. Já a ciência, a arte e ação política do agronegócio trazem a certeza de que em tempos de guerra ou paz, que é a vocação do Brasil, desde que o conflito não liquide a espécie humana.

A China teve o dissabor de uma arrasadora peste suína em pleno andamento da guerra comercial declarada pelos EUA, que aproveitaram essa fragilização para golpear mais fortemente a nação oriental com mais tarifas e ameaças. Cria-se um cenário em que o volume de alimentos exportáveis pelo Brasil vai aumentar. Não é pouco, em tempos de governo acuado e nova crise mundial em perspectiva.

......................................................

Palavra de ordem

Na prefeitura de Porto Velho a palavra de ordem é ação. São múltiplas frentes de trabalho, até com sessões corujas noite adentro para pavimentação nos bairros, encascalhamento, limpeza, desobstrução de galerias, bueiros etc. O prefeito Hildon Chaves quer aproveitar o verão, pois sabe que na estação de chuvas é só sofrência na municipalidade.

Sem indicações

Em seu blog, onde trata de tantos assuntos, principalmente da política rondoniense, o senador Confucio Moura (MDB) nega antes que o galo cante que mantenha indicações do seu MDB na gestão tucana do prefeito Hildon Chaves. Talvez não queira melindrar Expedito Junior, cujo partido o PSDB, elegeu o alcaide ou confirmar uma aliança do seu partido prematuramente para a peleja do ano que vem.

Vices incomodam

 Em Ariquemes o prefeito Thiago Flores já olha torto para o vice Foladorzinho que será seu concorrente na disputa do Paço Municipal do ano que vem. Não é de hoje que os vices rompem com os titulares nos municípios rondonienses. Aliás, trata-se de um hábito bem arraigado também em Porto Velho onde o atual vice Edgar do Boi poderá ser candidato à prefeitura da capital pelo ex- PSDC, agora DC.

Usina de Tabajara

 A bancada federal rondoniense, vitoriosa na questão da transposição cujo decreto vai atingir mais de 15 mil servidores, agora também se une para garantir a construção da Usina Hidrelétrica de Tabajara em Machadinho do Oeste ameaçada pelo corte de verbas. Trata-se de uma obra prioritária para todo Vale do Jamari, a região que mais cresceu demograficamente no estado.

A rejeição

  Constato em Rondônia a rejeição nos meios urbanos para a liberação do porte de armas, entretanto, no ambiente rural a aprovação tem crescido muito diante da necessidade de se defender de assaltantes do pujante mundo do agronegócio. Os roubos e assaltos nas propriedades rurais têm aumentado assustadoramente no estado nos últimos anos, além das chacinas ocasionadas pela disputa de terras.

Via Direta

*** O PSB examina com cuidado a disputa pela prefeitura de Porto Velho no ano que vem *** O partido tem dois possíveis candidatos, o deputado federal Mauro Nazif, querendo uma revanche com Hildon Chaves e o ex-governador tampão Pereirinha *** Expedito, Laerte e Marcos Rogério já projetam alianças para as eleições municipais de 2020, mas de olho na sucessão do governador Marcos Rocha *** As tentativas de impeachment dos alcaides em Porto Velho e Rolim e Moura foram por água abaixo de uma vez.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

A receita de Mourão + Jogo de empurra + Areia movediça + No bico do corvo

A receita de Mourão + Jogo de empurra + Areia movediça + No bico do corvo

A receita de MourãoAlém da floresta, sua biodiversidade e povos, defendidos pelos mais corretos agentes do Estado, ongs e imprensa vigilante, algué

O cliente tem razão + Top 5 dos prefeituráveis da capital + Obras da EFMM estão lentas +

O cliente tem razão + Top 5 dos prefeituráveis da capital + Obras da EFMM estão lentas +

O cliente tem razãoO caso de uma invasão de área indígena com desmatamento e queimada ilegais que demorou 28 anos na esfera judiciária anima novas

Crenças errôneas + Balaio de gatos + É coisa de louco! + Plano Diretor de Porto Velho

Crenças errôneas + Balaio de gatos + É coisa de louco! + Plano Diretor de Porto Velho

Crenças errôneasNo passado, pensar o Brasil no exterior era imaginar o Rio de Janeiro, samba, mulatas e futebol. Turistas pouco afeitos à geografia

Chega de perder + A revitalização + Cartas no MDB + Construção civil

Chega de perder + A revitalização + Cartas no MDB + Construção civil

Chega de perderA péssima imagem do Brasil não é falta de propaganda cara no exterior sobre as maravilhas da Amazônia e do país. É preciso reconhece