Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma vice? Será?


Chapa quente

Foi uma semana chapa quente para os políticos rondonienses com as condenações do ex-governador Ivo Cassol quando prefeito de Rolim de Moura (direitos políticos); do atual prefeito deUma vice? Será? - Gente de Opinião Vilhena Zé Rover (pode recorrer do afastamento do cargo), do ex-prefeito de Jaru Jean das Muletas (improbidade) e da ex-prefeita Daniela Amorim (improbidade e perda dos direitos políticos).

Nos casos de Jaru ( Os Muletas) e Ariquemes (Os Amorins) dois clãs tradicionais da política rondoniense foram atingidos. Tanto os Muletas como os Amorins dominaram o cenário político em suas respectivas regiões nas últimas décadas.

Tratando-se do ex-governador Ivo Cassol que já têm outras condenações para serem cumpridas, se desfazem as esperanças de disputar o governo de Rondônia em 2018, como se alardeava Rondônia afora.

Isto tudo sem contar outros ex-prefeitos em municípios menores condenados pela justiça nos últimos meses. Só em 2016, meia dúzia deles levou varadas e ficaram inelegíveis. È coisa de louco!


PEC das Eleições

Já esta pronta e acabada a PEC das eleições presidenciais, com referendo em outubro durante as eleições municipais através de plebiscito e o pleito para acontecer ainda em novembro deste ano. A tese ganha amplo apoio parlamentar na medida em que se acredita que a presidente Dilma Rousseff não terá governabilidade se voltar e o presidente interino Michel Temer se afunda em trapalhadas

Uma vice? Será? - Gente de Opinião

Uma tendência

Acredito que a tendência das eleições presidenciais em novembro poderá aumentar se a economia não melhorar nos próximos meses e as lambanças do PMDB continuarem no Palácio do Planalto, principalmente se Temer e Cia continuarem se intrometendo – como já tentaram – em restringir as operações Lava a Jato da Policia Federal, que conta com amplo apoio do povo brasileiro.
 

Uma vice? Será?

Uma vice? Será? - Gente de Opinião

Nos bastidores políticos rolou a informação durante a semana de entendimentos entre a base aliada do prefeito Mauro Nazif (PSB) com lideranças do PDT no sentido de emplacar a vereadora Ana Maria Negreiros como candidata a vice na chapa situacionista. Acredita-se que o martelo será batido no final de semana num encontro envolvendo os partidos da coalizão chapa branca.

Justa homenagem

No meio da semana, historiadores, entidades e o Exército prestaram justa homenagem ao grande governador Teixeirão, que completaria 95 anos de idade. Ex-prefeito de Manaus, aonde fez sucesso, Teixeirão teve a missão de dar a infraestrutura para Rondônia se transformar estado no inicio da década de 80. Até hoje deixa boas lembranças junto à chamada velha guarda,

Nossa largada

Podemos considerar que esta aberta à largada das eleições municipais em Porto Velho. O pontapé inicial do embate é dado quando pintam as primeiras pesquisas fajutas em cujas missas encomendadas possíveis candidatos a prefeito e vereadores aparecem “liderando”. Na capital, as pesquisas geralmente são desmentidas pelos resultados das urnas e as definições ocorrem nos últimos dias do pleito e em fantásticas viradas.



 

Via Direta

*** Eleições 2016: Diga não ao crime organizado *** A moda de mulher pelada nas ruas, depois de Porto Alegre, Curitiba e Campinas chegou a PVH*** A versão local é dançar pelada em bar cheio, numa clara manifestação de exibicionismo *** Trocando de saco para mala: em entrevista a imprensa o secretário de obras Gilson Nazif enfatizou durante a semana que a partir desde ano a capital não terá mais alagações. *** Sendo verdade, o Dr. Mauro sairá como o melhor alcaide da história!   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

 A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)