Sexta-feira, 5 de novembro de 2010 - 05h08
Base aliada
A nova base aliada vai encorpando. Na bancada federal o governador eleito Confúcio Moura poderá contar com dois senadores e seis deputados federais. Na ALE-RO, a conta pode chegar a 16 deputados, dependendo de algumas definições no transcorrer desta semana. Nem em sonho o novo governador poderia esperar tanto.
Língua comprida
E Cassol e Cahulla que falaram tanto dos demitidos de Bianco (foram cerca de cinco mil e a grande maioria recontratada ainda naquela gestão) durante a campanha 2010, agora se verão obrigados, depois de inchar a máquina administrativa, a demitir cerca de 13 mil comissionados na virada do ano. Já tem gente cuspindo fogo...
Petistas desconfiados
Alguns petistas já se manifestam desconfiados com a possibilidade do PMDB, com as asas crescidas, com a eleição do governador e do senador mais votado em Rondônia, tente emplacar em 2012 o sucessor do prefeito Roberto Sobrinho. Por conta disto muitos nem foram às comemorações peemedebistas no inicio da semana.
Governo de conciliação
É importante que se saiba que o PMDB busca um governo de conciliação e o PT foi importante na aliança que conduziu Confúcio Moura na grande vitória do segundo turno. Por conseguinte os petistas também terão seu espaço na administração estadual, além do apoio a gestão do prefeito Roberto Sobrinho, principalmente na esfera da saúde.
Os melhores do ano
Conforme levantamento do site Congresso em Foco junto aos internautas o senador Cristóvão Buarque (PDT-DF) foi considerado o melhor parlamentar no Senado em 2010. Entre os deputados federais vai receber a distinção o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ). A premiação será entregue no final deste mês em Brasília.
Nossos melhores
Os melhores em Rondônia foram escolhidos pela população nas eleições de outubro. São os mais votados em 2010: governador Confúcio, senador Valdir Raupp, deputada federal Marinha Raupp, deputado estadual Valter Araújo. Entre os vereadores os destaques para: Zequinha Araújo (eleito deputado estadual), na capital e Marcos Rogério (eleito deputado federal) pelo interior;
Mobilização partidária
O PSOL é um partido surpreendente em Rondônia. Geralmente as pequenas legendas que participam das eleições, demoram para voltar à ativa. Não foi o caso do partido liderado por Adilson Siqueira e Sussuarana: a sigla realiza nesta quinta feira conferência municipal e amanhã encontro estadual em Porto Velho.
PSB em alta
O PSB que reelegeu em Rondônia um deputado federal - Mauro Nazif – e um estadual –Jesualdo Pires – realizou ontem em Brasília encontro nacional para avaliar o resultado das eleições de 2010 e avaliar as perspectivas da legenda pára os próximos anos. Jesualdo enfatizou que os socialistas emplacaram na temporada seis governadores, 35 deputados federais e quatro senadores.
Do Cotidiano
As experiências transgênicas
O céu parecia o limite para as experiências transgênicas. Mas é possível que o céu tenha ficado para trás quando o cientista japonês Akira Iritani, professor de Engenharia Genética da Universidade Kinki, nas proximidades de Osaka, anunciou a inserção de genes de espinafre em óvulos fertilizados de porcos. Ao cruzar mamíferos e plantas, Iritani abria a possibilidade de comer carne de porco ingerindo as mesmas calorias de um prato de espinafre.
Diante dessa ousadia transgênica, tudo o que vier no campo da biotecnologia não causará mais tanta surpresa. Mas uma experiência desenvolvida no Brasil, reunindo genes de eucaliptos com ervilhas, apresenta um potencial econômico ainda maior que o porco-espinafre japonês.
A finalidade da parceria científica entre a prestigiada Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e a empresa Suzano projeta um eucalipto com gene de ervilha para desenvolver maior quantidade de celulose, que é a matéria-prima do papel.
Carlos Alberto Labate, professor do Departamento de Genética da (Esalq), setor da Universidade de São Paulo (USP), e sua equipe de pesquisadores já comemoram os primeiros resultados de um projeto iniciado há quase três anos: a produção de eucaliptos modificados com um gene de ervilha para obter árvores com maior biomassa e maior rendimento de celulose.
O projeto interessa diretamente à Companhia Suzano de Papel e Celulose, parceira nesse projeto desenvolvido no âmbito do Programa Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
“Já temos as primeiras plantas transgênicas”, afirma Labate. “No momento, estamos avaliando essas plantas modificadas que contêm o gene Lhcb1*2 da ervilha (Pisum sativum)”. A seu favor, ele conta com o próprio comportamento do objeto de sua pesquisa: o eucalipto tem a vantagem de crescer rapidamente e apresentar alta capacidade de brotação, o que permite obter um grande número de clones em pouco tempo. Nos experimentos, foram utilizadas a espécie Eucalyptus grandis e o híbrido Eucalyptus grandis com Eucalyptus urophylla .
Via Direta
*** A Secretaria de Saúde de Porto Velho começa bem o ano, já trabalhando forte contra a dengue e agora entrando pra valer no combate a diabete *** A Nasa já estuda os efeitos devastadores dos chamados “raios bola” *** Em Rondônia ocorreram casos em Porto Velho e Cacoal, num deles matou uma boiada inteira.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura
Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)