Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 05/11/10


 

 

Base aliada

 

A nova base aliada vai encorpando. Na bancada federal o governador eleito Confúcio Moura poderá contar com dois senadores e seis deputados federais. Na ALE-RO, a conta pode chegar a 16 deputados, dependendo de algumas definições no transcorrer desta semana. Nem em sonho o novo governador poderia esperar tanto.

 

Língua comprida

 

E Cassol e Cahulla que falaram tanto dos demitidos de Bianco (foram cerca de cinco mil e a grande maioria recontratada ainda naquela gestão) durante a campanha 2010, agora se verão obrigados, depois de inchar a máquina administrativa, a demitir cerca de 13 mil comissionados na virada do ano. Já tem gente cuspindo fogo...

 

Petistas desconfiados

 

Alguns petistas já se manifestam desconfiados com a possibilidade do PMDB, com as asas crescidas, com a eleição do governador e do senador mais votado em Rondônia, tente emplacar em 2012 o sucessor do prefeito Roberto Sobrinho. Por conta disto muitos nem foram às comemorações peemedebistas no inicio da semana.

 

 Governo de conciliação

 

É importante que se saiba que o PMDB busca um governo de conciliação e o PT foi importante na aliança que conduziu Confúcio Moura na grande vitória do segundo turno. Por conseguinte os petistas também terão seu espaço na administração estadual, além do apoio a gestão do prefeito Roberto Sobrinho, principalmente na esfera da saúde.

 

Os melhores do ano

 

    Conforme levantamento do site Congresso em Foco junto aos internautas o senador Cristóvão Buarque (PDT-DF) foi considerado o melhor parlamentar no Senado em 2010. Entre os deputados federais vai receber a distinção o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ). A premiação será entregue no final deste mês em Brasília.

 

 

 Nossos melhores

 

Os melhores em Rondônia foram escolhidos pela população nas eleições de outubro. São os mais votados em 2010: governador Confúcio, senador Valdir Raupp, deputada federal Marinha Raupp, deputado estadual Valter Araújo. Entre os vereadores os destaques para: Zequinha Araújo (eleito deputado estadual), na capital e Marcos Rogério (eleito deputado federal) pelo interior;

 

Mobilização partidária

 

O PSOL é um partido surpreendente em Rondônia. Geralmente as pequenas legendas que participam das eleições, demoram para voltar à ativa. Não foi o caso do partido liderado por Adilson Siqueira e Sussuarana: a sigla realiza nesta quinta feira conferência municipal e amanhã encontro estadual em Porto Velho.

 

PSB em alta

 

O PSB que reelegeu em Rondônia um deputado federal - Mauro Nazif – e um estadual –Jesualdo Pires – realizou ontem em Brasília encontro nacional para avaliar o resultado das eleições de 2010 e avaliar as perspectivas da legenda pára os próximos anos. Jesualdo enfatizou que os socialistas emplacaram na temporada seis governadores, 35 deputados federais e quatro senadores.

 

 

Do Cotidiano

 

As experiências transgênicas

 O céu parecia o limite para as experiências transgênicas. Mas é possível que o céu tenha ficado para trás quando o cientista japonês Akira Iritani, professor de Engenharia Genética da Universidade Kinki, nas proximidades de Osaka, anunciou a inserção de genes de espinafre em óvulos fertilizados de porcos. Ao cruzar mamíferos e plantas, Iritani abria a possibilidade de comer carne de porco ingerindo as mesmas calorias de um prato de espinafre.

Diante dessa ousadia transgênica, tudo o que vier no campo da biotecnologia não causará mais tanta surpresa. Mas uma experiência desenvolvida no Brasil, reunindo genes de eucaliptos com ervilhas, apresenta um potencial econômico ainda maior que o porco-espinafre japonês.

A finalidade da parceria científica entre a prestigiada Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e a empresa Suzano projeta um eucalipto com gene de ervilha para desenvolver maior quantidade de celulose, que é a matéria-prima do papel.

Carlos Alberto Labate, professor do Departamento de Genética da (Esalq), setor da Universidade de São Paulo (USP), e sua equipe de pesquisadores já comemoram os primeiros resultados de um projeto iniciado há quase três anos: a produção de eucaliptos modificados com um gene de ervilha para obter árvores com maior biomassa e maior rendimento de celulose.

 O projeto interessa diretamente à Companhia Suzano de Papel e Celulose, parceira nesse projeto desenvolvido no âmbito do Programa Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

“Já temos as primeiras plantas transgênicas”, afirma Labate. “No momento, estamos avaliando essas plantas modificadas que contêm o gene Lhcb1*2 da ervilha (Pisum sativum)”. A seu favor, ele conta com o próprio comportamento do objeto de sua pesquisa: o eucalipto tem a vantagem de crescer rapidamente e apresentar alta capacidade de brotação, o que permite obter um grande número de clones em pouco tempo. Nos experimentos, foram utilizadas a espécie Eucalyptus grandis e o híbrido Eucalyptus grandis com Eucalyptus urophylla .

 

Via Direta

 

*** A Secretaria de Saúde de Porto Velho começa bem  o ano, já trabalhando forte contra a dengue e agora entrando pra valer no combate a diabete *** A Nasa já estuda os  efeitos devastadores dos chamados “raios bola” *** Em Rondônia ocorreram casos em Porto Velho e Cacoal, num deles matou uma boiada inteira.

 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Um discurso histórico + Ranking nacional + Praias do arroto + Pontos críticos

Um discurso histórico + Ranking nacional + Praias do arroto + Pontos críticos

Um discurso históricoO agronegócio brasileiro conseguiu contornar com os clientes árabes, com boa vontade e amabilidade mútuas, o mal estar causado

Um divisor de águas  + O confronto + A fantasmarada + Forças armadas

Um divisor de águas + O confronto + A fantasmarada + Forças armadas

Um divisor de águas O capital político do presidente Jair Bolsonaro começou com ativo espetacular de 58 milhões de votos e um Ministério recheado d

A sonhada conciliação + Até linchamento + Causando terror + O desaparecimento de jovens garotas em Rondônia

A sonhada conciliação + Até linchamento + Causando terror + O desaparecimento de jovens garotas em Rondônia

A sonhada conciliaçãoHá sérias dúvidas sobre a preparação feita pelo chanceler Ernesto Araújo para que o presidente Bolsonaro tenha uma acolhida favo

O milagre do fogo + Léo Moraes fugindo da raia? + Renovação política + Grande duelo

O milagre do fogo + Léo Moraes fugindo da raia? + Renovação política + Grande duelo

O milagre do fogoO liberal gaúcho Gaspar Silveira Martins supunha que “ideias não são metais que se fundem”, mas interesses contrários podem se unir