Segunda-feira, 15 de maio de 2017 - 22h03
A situação financeira
A Câmara dos Deputados também debate a situação financeira dos municípios para encontrar uma saída para o abismo que já ocorre com alguns estados. O debate decorre de uma sugestão do deputado tucano Hildo Rocha (MA)..jpg)
Ele ressalta que da mesma forma que estados como o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais estão em dificuldades para pagar seus servidores, muitos municípios sofrem com a mesma situação, ameaçados pela Lei de Responsabilidade fiscal.
A Secretaria do Tesouro Nacional identificou ao final de 2016 cerca de 170 prefeituras que estouraram os limites máximos de despesas com pessoal. Além disto, outras 109 atingiram o limite prudencial em que se veda o aumento desse tipo de despesa, salvo as exceções previstas pela própria Lei de Responsabilidade fiscal.
Além desta situação, mais 23 municípios extrapolaram o limite de endividamento em função da Receita Corrente Liquida. Em Rondônia, apesar de o estado manter uma situação privilegiada em termos de finanças, boa parte das municipalidades está em condições precárias e clamam por ajuda da União cada vez mais difícil por conta do contingenciamento de recursos no Orçamento 2017.
A Lava a Jato
Levantamento do jornal Folha de São Paulo no final de semana constata que a maioria dos envolvidos na Operação Lava Jato se considera inocente e confirmam a disposição de concorrer à reeleição. Até o senador Ivo Cassol (e este não é caso da Lava Jato) com o processo já em transito e julgado fala em disputar o governo do estado no ano que vem. É muita cara de pau.
Político tradicional
Se os envolvidos na Operação Lava Jato e em outras tramóias já denunciadas no supremo ouvissem o eleitorado, sequer seriam candidatos nas eleições do ano que vem. A simples suspeição na participação naquela roubalheira já virou carimbo de corrupção na testa dos políticos acostumados a rapinar o dinheiro público gerando elevada taxa de rejeição.
A renovação
A tendência generalizada para 2018 é a renovação dos quadros das Assembléias Legislativas e na Câmara Federal. No último pleito, a Assembléia Legislativa de Rondônia foi renovada em torno de 70 por cento das vagas, enquanto que na Câmara Federal o percentual ultrapassou a casa dos 60 por cento, com apenas 3 reeleitos de uma bancada de oito.
Muita pirataria

A cada ano o brasileiro compra mais produtos piratas (cigarros, DVDs, eletrônicos etc) que chegam pelas fronteiras do pais como Paraguai e a Bolívia, que também nos exportam maconha e cocaína em larga escala. E Porto Velho. Além da cocaína, se transformou no maior centro de vendas de filmes de DVDs piratas da região Norte. A pirataria deita e rola também nos rios da Amazônia até com assaltos nas embarcações.
Nos presídios
Ainda na sexta-feira alertava nesta coluna a pane e o ensardinhamento nos presídos. No sábado o pau cantou e o final de semana foi de muita tensão, com o assassinato de um detento numa casa de detenção e rebelião numa outra penitenciária. Ano a ano, com o déficit de vagas, a situação vai piorando. Os presídios estão como vulcões, prestes a entrar em erupção em todo País.
Via Direta
.jpg)
*** Cumprir o Código de Posturas tem sido um verdadeiro desafio para a equipe de fiscalização da prefeitura de Porto Velho *** No dia a dia combater os velhos hábitos e a reincidência tem sido tarefa desgastante *** Ainda paralisado, o projeto do Shopping dos Gonçalves na Zona Leste esta prestes a ser retomado *** A expectativa é grande naquela progressista região *** Final de semana de pixações em Candeias exigindo a renuncia do prefeito Taeguchi.
Vídeo da SICTV / Comentário do jornalista Everton Leoni
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado
A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou
Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados
Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?
Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)