Quarta-feira, 1 de julho de 2015 - 05h12

Um duro golpe
A operação “Último Comando”, desenvolvida pela Secretaria de Segurança de Rondônia, redundou em duro golpe aos grupos que controlam o narcotráfico no estado, a partir das celas das penitenciárias e com dezenas de baixas na bandidagem também fora dos presídios. Combater as ações dos traficantes é o caminho mais curto para reduzir a criminalidade em Porto Velho e nos principais pólos regionais do estado, como Ariquemes e Vilhena, que também atravessam momentos difíceis.
No entanto, se o governo federal não fizer a sua parte – e infelizmente não esta fazendo no Plano Nacional de Combate As Drogas – apenas a boa intenção rondoniense não resolverá o complexo problema de segurança pública. A parte da União, que é vigiar as fronteiras, não tem sido cumprida. Temos as porteiras abertas para o crime organizado – não só para o tráfico de drogas, mas para também contrabando de cigarros e trafico de armas pesadas – de Guajará Mirim a Costa Marques, até as praias de Pimenteiras, já na fronteira com o Mato Grosso e a Bolívia.
Urgem ações integradas envolvendo as esferas municipais, estaduais e federais nesta árdua tarefa.
No bico do corvo
.jpg)
Deve ter um ou dois deputados estaduais prestes a perder o mandato nos próximos dias. Só assim seria possível explicar a presença de suplentes ilustres “sobrevoando” a Assembléia Legislativa em círculos, nas últimas semanas. Caras, esperem pelo menos a justiça cassar os mandatos dos ameaçados pelo menos. Coisa feia, ficar voduzando.
Futuro incerto.jpg)
Vitimas de zebras em suas alianças, os ex-prefeitos José Bianco (DEM) de Ji-Paraná e Roberto Sobrinho (PT) em Porto Velho eram nomes considerados certos à Câmara dos Deputados nas eleições de 2014. Mas ambos acabaram perdendo os confrontos com lideranças emergentes e ao que tudo indica ainda não decidiram o que fazer em suas respectivas carreiras até então vitoriosas.
Tudo encaminhado

Com a reeleição encaminhada, o atual presidente da Assembléia Legislativa Maurão de Carvalho (PP-Ministro Andreazza) já esta de asa crescida e começa a olhar novos horizontes na política rondoniense. Ele mira o Palácio Presidente Vargas em 2018, na sucessão do governador Confúcio Moura (PMDB) numa coalizão que pode reunir a dupla Ivo Cassol e Expedito Junior.
Uma luz
É possível acreditar que temos uma luz ao final do túnel para o meio ambiente. A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou proposta de linha de financiamento do BNDES para recuperação e preservação de nascentes de rios em áreas rurais e urbanas. O crédito vai financiar a compra de árvores que serão plantadas em propriedades publicas e privadas.
No Porto Cristo
Moradores da comunidade de Porto Cristo, criada a partir de uma invasão na Zona Leste da capital, estão de cabelos arrepiados de preocupação diante da possibilidade de desocupação. Conforme o que circula nas proximidades, o dono da área teve sucesso na justiça e pediu a retirada dos invasores. O medo é que ocorram despejos, como já acontece no acampamento Dilma Rousseff.
Via Direta
*** Como foi dito em coluna anterior, os prefeitos reeleitos não tem conseguido reeditar boas administrações em Rondônia***Em Vilhena Zé Rover já recebe os apupos da população, com manifestações populares *** A atual legislatura da Assembléia Legislativa, que completa o primeiro semestre começou animada e discutindo temas relevantes do estado em audiências públicas *** Quiçá não seja apenas fogo de palha.
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado
A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou
Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados
Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?
Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)