Sexta-feira, 21 de março de 2014 - 05h01
(17).jpg)
Um candidato reserva
O governador Confúcio Moura (PMDB) programou o anuncio da sua decisão de disputar a reeleição ou não para o dia 29, de forma estratégica, porque se desistir dará tempo ao seu candidato reserva, o atual prefeito de Ouro Preto do Oeste Alex Testoni (PSD) se descompatibilizar a tempo. Como se sabe, o prazo de desincompatibilização, é 4 de abril.
Rola nos bastidores políticos que no caso de Confúcio confirmar a candidatura, Testoni, como fiel aliado se manterá na Prefeitura de Ouro Preto, assumindo a coordenação de campanha do atual governante. Testoni, como se sabe, é o alcaide melhor avaliado no estado nos últimos aos anos.
Saber o que passa pela cabeça do volúvel mandatário rondoniense é que são elas. Ele tem idas e vindas e a decisão pela candidatura é um enigma ainda não decifrado. A base aliada tem interesse no seu projeto de reeleição, mas um naco do seu próprio partido, o PMDB, é cético sobre suas chances.
Testoni é o segundo candidato reserva escolhido para o caso do atual mandarim desistir das paradas pelo PMDB. O primeiro foi o empresário Mário Português, candidato derrotado a prefeitura de Porto Velho, que teve sua intenção vetada pelos seus familiares e já caiu fora.
Frente de Esquerda
Mesmo dividido, o que tem sido uma marca da esquerda em Rondônia, o segmento começa a conversar para montar uma coalizão. O mais certo é o PSOL de Beto Cantanhede e o PSTU de Jader Silva juntar as trouxas numa candidatura única. Já, o PC do B do professor Pantera ainda estuda o panorama para se definir. Na campanha passada apoiou Confúcio.
A chiadeira
Os municípios rondonienses que padecem com as enchentes ainda não receberam recursos federais para fazer frente à situação catastrófica que se encontram. Lideranças de Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará Mirim estão berrando e cobrando mais apoio para as milhares de famílias desabrigadas, muitas sem receber auxílio dos órgãos municipais, estaduais e federais.
Novos municípios
O projeto da criação de novos municípios no País esta travado no Congresso Nacional pela base de sustentação da presidenta Dilma Roussef. As localidades de Extrema e Tarilândia, com os processos já adiantados, são os principais prejudicados no estado. Corre nos bastidores políticos em Brasília, que devido ao contingenciamento de recursos a coisa já foi para o pau.
A especulação
As enchentes frearam as invasões e a especulação imobiliária na BR-319, logo depois da ponte sobre o Rio Madeira, minimizando os problemas decorrentes – inclusive disputas a facão - para a prefeitura de Porto Velho que se vê diante de várias áreas com disputas judiciais. No entanto, com a conclusão da ponte e mais o rio Madeira baixando, o problema pode voltar a recrudescer.
Onda separatista
O planeta vive uma nova onda separatista. É a Criméia causando confusão entre a Rússia e a Ucrânia, o Texas e a Califórnia já querendo deixar os Estados Unidos, o País Basco na Espanha, Flandres na Bélgica, Quebec no Canadá, etc. No sul do Brasil, os gaúchos dissidentes querem o estado do Pampa. Só falta reavivar o projeto do estado do Aripuanã, cortando a metade de Rondônia e um pedaço do MT. Arre!
Via Direta
*** O PSD esta se acertando com Confúcio Moura *** Será que o governador vai pular cirandinha no mesmo palanque com o seu desafeto, o presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho? *** Aqui nenhuma lambança pode ser descartada. Lembro que Carlinhos Camurça brigava feio com Ivo Cassol e acabaram juntos e misturados.
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital
Trump assustaDepois da ação cinematográfica dos EUA de sequestrar Nicolás Maduro dentro do esconderijo mais protegido na Venezuela, o mesmo pode aco

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado
A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou
Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados
Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)