Quarta-feira, 10 de junho de 2015 - 05h12

Os filhos das usinas
Porto Velho abriu o ano de 2015 com dezenas de ações de pensão alimentícia ajuizadas por jovens mães que viram seus companheiros se transferir para a região de Altamira (Pará), onde esta sendo erguida a monumental Usina de Belo Monte - ou sumir do mapa de vez. As ações são fruto dos chamados “filhos das usinas”, assim designados porque nasceram durante os três anos do apogeu das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau.
Centenas de operários engravidaram adolescentes na capital rondoniense nestes idos e depois tomaram novos rumos deixando uma herança social aflitiva para tantas jovens mães..jpg)
Outro problema social também constatado pela justiça, em vista da migração de enorme contingente de operários para outros estados, é de separações e divórcios. Com maridos distantes, os índices dispararam.
Chamados depreciativamente de “Tiquinhos”, porque muitos pais não aceitaram assumir a paternidade alegando que as adolescentes eram volúveis e se relacionavam com vários homens ao mesmo tempo, as crianças desta geração tem um futuro incerto.
Crise hoteleira
A crise no segmento hoteleiro em Porto Velho tem gerado desemprego e colocado hotéis tradicionais em situação difícil. O Hotel Sumaúmas, com mais de 30 anos, encravado na região central, esta virando prédio de salas comerciais. Vários hotéis, motéis e pousadas estão à venda e outros tantos fechando as portas. É uma situação que preocupa.
A informalidade
Projeto de Lei Complementar de autoria do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) eleva em 20 por cento a receita bruta anual permitida para o micro empreendedor individual, hoje fixada em R$ 60.000,00. Com a proposta, o teto vai para R$72.000,00 e virá contribuir para a redução da informalidade no País, conforme explicou o autor da iniciativa.
As alianças
Os partidos começam a discutir alianças para as eleições municipais do ano que vem. Dirigentes do PDT e PSDC já estão conversando em alguns municípios visando uma parceria, que também pode acontecer na capital. Em Ji-Paraná, o PSB deve manter a parceria com o PDT no projeto de reeleição do prefeito Jesualdo Pires, enquanto que o PSDB de Expedito se acerta com o PP e o PR de Ivo Cassol.
Ainda os haitianos
Depois de um jogo de empurra entre a União e estados, e estados contra estados e confrontos em várias capitais brasileiras, finalmente a justiça decidiu que os responsáveis pelas demandas de saúde dos imigrantes haitianos é da União. Nada mais do que justo, já que foi o governo federal que abriu a porteiras da imigração e tentava empurrar os custos desta iniciativa para os estados e municípios.
Pornôs na política
Mantida as eleições proporcionais para vereadores no ano que vem, os partidos já tratam de buscar artistas populares, como Tiririca para aumentar suas bancadas. O PTB de São Paulo saiu na frente, filiando a ex-chacrete e atriz pornô Rita Cadilac. Em Rondônia, o lançamento de atriz pornô não deu muito certo. Lembram da Ciciolina tupiniquim? Hoje esta até recatada...
Via Direta
*** A Polícia Rodoviária Federal de Rondônia esta fazendo a sua parte no combate ao narcotráfico nas estradas da nossa região e do Acre *** Só em 2014 foram apreendidas mais de 177 toneladas de drogas *** Quem mora na periferia de Porto Velho já corre os mesmos riscos daqueles que vivem nas favelas do Rio de Janeiro e São Paulo. Temos mortos a bala todo dia *** Nossa segurança pública vivencia seu pior momento e não se vê uma luz ao fim do túnel.jpg)
.
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado
A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou
Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados
Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?
Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)