Sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013 - 18h34
Em clima tranqüilo e com apoio também dos servidores, o presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho (PSD) foi empossado hoje para mais um biênio. Ele renovou seus compromissos de fiscalização e seus projetos para os próximos dois anos.
Demais cargos
Na disputa pela 1ª Vice-Presidência Maurão de Carvalho levou a melhor e os demais cargos da mesa serão definidos entre os deputados numa eleição no próximo dia 19. O cargo mais importante na peleja será a de 1º Secretario ocupado pelo deputado Lebrão, que pleiteia a reeleição.
Primeiro mês O saldo do primeiro mês de administração do prefeito Mauro Nazif não é dos melhores. Enfrenta o crônico problema das alagações – com paliativos -, a saúde esta emperrada, a Semu não começou a funcionar, houve problemas com a chamada escolar e a distribuição dos carnês de IPTU, etc, etc... O outro lado O lado positivo da atual gestão, têm sido a transparência com que tem debatido os problemas de lixo e transportes coletivos, a auditagem na folha de pagamento – eivada de surpresas desagradáveis – e a colaboração com a justiça na elucidação da rapinagem na gestão Roberto Sobrinho. As nomeações
Mas a falta de nomeações para os 2º e 3º escalões está travando as ações nas secretarias municipais de Porto Velho. Em alguns casos, como a pasta de saúde, estas portarias são essenciais para que as coisas funcionem devidamente. Urge e rugem as definições. |
Ferrari amarela
O empresário Kazan Roriz, pré-candidato ao governo em 2014 já recebeu sua nova Ferrari amarela, que será utilizada na sua campanha no ano que vem, conforme revelou em entrevista concedida recentemente. Na abertura de sua campanha pretende fazer uma carreata pelo interior.
As bases
Rifado por muitas lideranças que aderiram ao governo Confúcio ou que já não mais acreditam no seu projeto de eleição, tendo em vista seu possível enquadramento na lei da ficha limpa, o senador Ivo Cassolnão esta conseguindo provar que é um nome viável para 2014. Já começa sangrando, como ocorreu com Expedito em 2010.
Só voduzando
Dois suplentes rondonienses estão voduzando, neste momento, seus titulares, passíveis de cair do poleiro. Na Câmara dos Deputados, o ex-ministro Amir Lando já não esconde a ansiedade para assumir a cadeira de Natan Donadon. No Senado, a ex-senadora Fátima Cleide mira a vaga de Ivo Cassol. |
Com emendas
O mega projeto, unindo a prefeitura de Porto Velho e o governo do estado, na região do Aeroclube, já conta com parte dos recursos provenientes de emendas orçamentárias para ser iniciado. Como se sabe, naquela região estão projetadas obra do porte do centro de convenções, estádio, bumbódromo, etc.
Foi trabalho de quase um ano inteiro. A segunda expedição do lusitano Pedro Teixeira (1587–1641), que fez a exploração da bacia Amazônia para mapear o território e avaliar suas riquezas, começou em 16 de fevereiro e prosseguiu até 12 de dezembro de 1639, quando chegou de volta ao Pará.
Em sua primeira expedição, realizada em 1637, Teixeira entrou para a história como o primeiro explorador europeu a percorrer toda a extensão do Rio Amazonas, da foz às nascentes. Para tomar posse da região amazônica em nome da coroa portuguesa, partiu com sua expedição de Cametá (Pará) seguindo o rio Amazonas até Iquitos, no Peru.
Segundo o Barão do Rio Branco, Teixeira, “capitão-mor por Sua Majestade, das entradas e descobrimentos de Quito e do rio das Amazonas”, levava um regimento dado pelo rei. “Devia fazer a exploração do rio Amazonas, descobrir uma comunicação fluvial com Quito e escolher o limite mais conveniente entre os domínios das duas coroas e o local para uma povoação na linha divisória”.
A segunda expedição, que fez o caminho inverso, traria embarcado um padre jesuíta espanhol de 40 anos: Cristóbal Diatristán de Acuña (1597–1675). Acuña foi acompanhado nessa viagem por outro padre jesuíta – André de Artieda. Filho de família nobre estabelecida em Burgos, no Norte da Espanha, Acuña ingressa na Companhia de Jesus em 1613 e em 1622 é enviado ao atual Paraguai, com outros 22 missionários. Em 1625 vai para o Chile, onde presta assistência aos mapuches, que hoje retornam ao noticiário internacional com seu movimento rebelde.
Que a viagem do padre jesuíta foi encantadora dá testemunho à precisão de suas descrições e comentários. Analistas modernos avaliaram a qualidade de seu poder de observação panorâmica, o rigor descritivo que antecipam as descrições geográficas do futuro e a capacidade de síntese que lhe conferem já naquela época a condição de um precursor da antropologia contemporânea.
Pelo rigor de seu trabalho se nota um ardor que vai além da sua tarefa missionária. Ele se preocupa, é certo, com as tarefas humanistas de estudar o modo de vida e as crenças dois nativos, mas revela especial atenção quando se trata de investigar o território e assinalar suas riquezas em potencial.
Via Direta
*** O prefeito Testoni (PSD) começa seu segundo mandato em Ouro Preto provando que é possível administrar sem tantos secretários municipais *** É o único dos 52 municípios que consegue esta proeza *** E Miguel de Souza se mudou de malas e bagagens para Brasília.
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us